quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Um pouco sobre Alimentação

Dentro dos meus planos para 2016, uma coisa que eu vinha dando importância e queria acompanhar de perto são os cuidados com a alimentação já que eu não consigo encaixar na minha rotina a realização de algum exercício físico. Apesar de manter os relatos mensais e ter experimentado algumas novas receitas, depois de ler esta experiência percebi que ainda estou fazendo muito pouco e deveria estar fazendo muito mais. Não descobri de repente um amor pela cozinha e nem tenho passado muito tempo fazendo os meus preparos, mas ao menos de vez em quando, estou me aventurando em experimentar as receitas mais saudáveis que podem melhorar as minhas opções de consumo no supermercado.
Já não encontro mais bichos na despensa, terminei de trocar os meus potes de armazenamento e acabei com alguns poucos produtos listados. Ainda tenho muito por fazer. Descobri que um grande problema era pensar que se precisei de um produto que não tinha em casa eu deveria passar a mantê-lo em estoque. Conversamos em casa e foi aceito que devo ter mais cuidado em conferir as receitas escolhidas e a despensa quando for ao supermercado fazer as compras da semana. E nisso estamos planejando as refeições a serem feitas em casa e as que são feitas na rua. Sobre a escolha das receitas, tenho estudado bastante o preparo e comparado com outras receitas para não ser pega de surpresa com a panela no fogo. 
O que eu vim contar é que apesar de ter caído no conformismo de comprar comida pronta e comer fora estou tentando voltar ao trilho. No começo do ano me programei para acabar com toda a comida congelada. E acabei com boa parte dela. Diminuí os produtos da despensa e estou focando no meu estoque padrão, mesmo que em algumas semanas praticamente não tenha o que comprar no supermercado, apenas 4 ou 5 itens, via de regra pão, salada e frutas. Recentemente também reduzi o espaço disponível para guardar os alimentos, eram as duas prateleiras que ficavam na móvel abaixo da pia e reduzi para uma. Ficou entulhado, mas na última semana consegui tirar mais coisa do que colocar, então estou indo bem.
Depois de testar a receita do bolo de banana, muito cobrado em casa, finalmente refiz o fricassê de frango, nos moldes da receita original. Por conta do frio intermitente, tenho feito sopa toda semana, mas agora acrescento sempre ingredientes novos para testar.
Fiquei apaixonada por uma receita de ragu e acrescentei mais uma opção de molho para a minha reduzida lista com duas variações: bolonhesa e branco com cenoura, presunto e ervilha. 
Já repeti duas vezes o Tiramissu que era um pedido constante em casa, mas quero fazer também outras sobremesas. Vamos ver se consigo encarar. 
Mudei as formas (assadeiras) de lugar e pretendo ter tudo mais a mão para experimentar as receitas que estão ali guardadas nos meus cadernos.
Preciso agradecer à Ziula e seu Pedro que me deram coragem de voltar a pensar em fazer molho de tomate caseiro. Aos poucos quero retomar a minha lista e também tentar fazer pão. Incrível como algo que foi escrito lá em 2013 com outro propósito apareceu pra mim agora e me ajuda a voltar para o meu caminho.
Eu pensei em falar sobre a minha experiência com blogs e apresentar alguns que eu leio, mas vai ser mais fácil conectar um a um conforme forem citados. A receita que eu peguei de bolo de banana, com as minhas adaptações, eu peguei da CasaMila e também é de 2013. Já a do ragu eu fiz do jeitinho que foi descrito no Panelaterapia. A receita do Tiramissu foi adaptada da receita de lá também. E a receita do Fricassê, assisti pelo Tastemade. O meu molho branco com cenoura, presunto e ervilha, copiei da caixa de maisena (deve ter no site, não procurei). Para todas as receitas, que deram certo, comparei com outras fontes e com o meu livro Dona Benta: Comer Bem. Não vou bancar aquela mulher do filme (ou do livro) Julie e Julia e tentar fazer todas as receitas, mas pelo menos as receitas do meu caderno fichário eu quero testar e descartar. Essas receitas novas que estou indicando também foram para o meu caderninho com as devidas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.