quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O Pesadelo de um Minimalista

Ainda é exagero eu querer me enquadrar neste rótulo, mas tenho aqui um exemplo de situação em que senti a necessidade de buscar o minimalismo. 
Quando precisei adquirir o uniforme de balé, comprei apenas os itens principais: um collant, uma meia-calça e a sapatilha. Então veio o inverno e eu precisei comprar a saia e o casaqueto transpassado e usamos isso durante o ano. Ano passado eu precisar comprar mais meia-calça, um novo collant e o casaqueto transpassado. Acabei comprando também outra sapatilha tamanho maior e a redinha de cabelo cor de rosa. Provavelmente eu poderia não ter comprado tanta coisa, mas demorei para achar o casaco e a redinha rosa, então não queria correr o risco de precisar e não achar para comprar e acabar pagando muito mais caro. Durante o período letivo, as aulas de balé são semanais e estes itens fazem parte do uniforme. Não tenho como fazer exceção. Mas olha o que beira o absurdo, a meia-calça é relativamente fina, apesar de ser aquelas para balé. A primeira, durou praticamente o ano todo sem furar e eu só tinha uma. Quando furou, percebi que deveria ter pelo menos mais uma de reserva em casa. Quando meia-calça fura, não tem muito como remendar, é lixo. E não é que semana passada furou e minha filha veio pedir para eu costurar? Não tinha o que fazer. Joguei fora e expliquei que meia-calça é assim mesmo. Mas veja só, desta vez eu já havia considerado a possibilidade da meia furar e tinha outras em casa. Até onde me lembro, eu comprei 4. Duas eu sei que joguei fora. Uma, que ainda por cima está bem gasta e com vários fios puxados, eu achei como por milagre pela manhã para colocar na mochila. Mas então, onde está a outra?
Revirei todos os lugares em que me lembrei de um dia ter deixado esta meia. Não está com os uniformes, não está junto com as outras meias, não está na gaveta de roupas com tamanhos maiores, nem esquecida na prateleira com as roupas aleatórias (ou um canto de bagunça!). Procurei em lugares não tão óbvios e também não achei.
Eu dei por finalizada a arrumação do guarda roupas e tenho me vangloriado que eu tenho como guardar tudo no quarto agora que terminei de separar as roupas menores de um ano. De fato, perto da bagunça que havia antes, melhorou muito. Continuo separando as roupas que não cabem mais e guardando as que cabem. A quantidade de roupas diminuiu e evito comprar itens desnecessários. Ainda chegam sacolas, ainda preciso separar mais os sapatos e outros objetos do quarto. Tudo está mais simples e melhor aproveitado. Pensava que agora o maior problema eram as minhas coisas que ainda são muito mais do que eu preciso. Mas não faço a mínima ideia de onde eu possa ter guardado estas meias de reserva. Eu sei que eu as tenho, mas será que tenho mesmo? Esse é o grande pesadelo de alguém que pretende ser minimalista, comprar um item que é desnecessário unicamente porque você não sabe onde está o que você tem.
Minha vontade é colocar aquele quarto abaixo e ir arrumando tudo até achar tudo o que possa estar perdido. Se ainda assim não achar, fazer a mesma coisa nos outros cômodos até conseguir desvendar o mistério da meia perdida. Apesar de todo o meu esforço na tentativa de arrumar um lugar para todos os itens e diminuir as coisas e os espaços para não precisar fazer compras desnecessárias, percebo que ainda tenho muita bagunça esperando para ser arrumada. Todo o avanço que tive, foi ínfimo. E isso porque já me desfiz de muitas coisas e muitos móveis desde que mudei para este apartamento. Claro que deixei muita coisa entrar, mas sempre estou colocando muita coisa para fora. Às vezes quero sonhar com móveis planejados que aproveitem melhor os espaços que eu tenho. Às vezes prefiro pensar que é melhor eu deixar para resolver isso quando for para uma casa. Eu fiquei muito feliz com os pequenos projetos que realizei nas minhas curtas férias. Ainda tenho muitos problemas para os quais ainda não vislumbro uma solução. E também tenho muitos projetos em desenvolvimento ou em concepção para outros tantos problemas que às vezes me tiram o sono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.