segunda-feira, 30 de maio de 2016

Um Cantinho a Menos

O título não é muito bom, mas espero conseguir me fazer entender. 
Uma grande realidade para se organizar é fazer um pouquinho sempre. De tempos em tempos, e daí fica a critério de cada um definir a periodicidade ou não, precisa revisitar tudo o que tem, arrumar, e resolver o que fazer com o que se tem.
O primeiro espaço vazio que eu conquistei foi um calceiro. O guarda-roupa que eu uso tem um calceiro pequeno e por isso eu usava também uma parte do calceiro da outra parte. Talvez para mim seria melhor ter prateleiras do que estes espaços de calceiro, mas neste momento, sem pensar em sair mexendo sem saber o que é melhor pra mim, eu queria juntar tudo num espaço só. E foi quando eu me dei conta que eu estava usando apenas duas das calças sociais e três das calças jeans. E o pior não era isso, o pior é que eu tinha calças que eu achava que um dia viria a caber em mim e calças que eu não gostava mas estava usando porque eram as que me cabiam.
Só isso foi suficiente para eu reconhecer que eu deveria me livrar de todas as calças que eu não usava e me resolver com as calças que eu usava mas não gostava. Se fosse o caso, poderia até comprar calças que eu gostasse para substituir as que me desfiz se as que restassem fossem poucas. Mas não foi o caso.
Pelo menos 3 calças que estavam guardadas sem uso, eu experimentei e senti que funcionaram bem para trabalhar. Outras 3 que não me serviam eu separei para doação. 
Das calças jeans, pelo menos duas estão feias e eu não preciso manter. Mas também separei mais duas que eu uso, mas não gosto muito. Agora creio que tenho uma quantidade adequada de calças e gosto das calças que eu tenho.
Claro que com o inverno chegando, não sei como vou me virar, posso descobrir ter feito a conta errada. Mas já faz um dois meses que eu estou evitando usar muita calça e estou usando saias. As saias que eu comprei também ficam bem para usar no inverno com meia-calça. Cheguei a usar um dia, mas não sei se vou me adaptar na rotina. Assim como no verão eu usava calça só uma vez na semana, vou tentar no inverno usar saia pelo menos uma vez na semana. 
Ainda tenho três calças separadas para costurar: uma que abriu na costura e dá pra arrumar, uma que está soltando a barra e vou tentar refazer e outra para fazer a barra e ficou esquecida no armário. As duas primeiras se eu não conseguir arrumar vou jogar fora, mas se conseguir vou doar. A última vai repor uma das que eu me desfiz.
Eu já tinha para quem levar as calças e fiquei satisfeita de não precisar ficar com uma pilha de roupa em casa para esperar um fim.
O teste final seria descobrir se as calças que sobraram caberiam num calceiro só para liberar o meu primeiro cantinho. 
Pensei em deixar no maior que estava do outro lado do quarto, mas eu queria muito deixar a minha roupa de um lado só.
Um dos varões precisou ficar com 3 calças. E eu não sei se vão caber todas ao mesmo tempo, geralmente tenho duas em uso e mais duas lavando/passando. Então acho que vai dar.
Este foi o meu primeiro cantinho esvaziado.
A minha listinha de tarefas rápidas da semana sempre tem um item de organização deste tipo. Em cada semana eu fiz uma parte, e a última foi guardar tudo de um lado só e limpar o que ficou vazio.
Todo fim de semana que eu não tenho compromissos, eu faço uma tarefa um pouco mais longas. Ainda quero resolver as costuras das calças que faltaram, mas elas já estavam em outro cantinho. Assim que eu terminar vou ter me resolvido também quanto a minhas calças.
De todos os itens do guarda-roupa que eu tenho que arrumar, diminuí um. Ainda tenho muitos, mas estou avançando. E deu gosto resolver este cantinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.