quinta-feira, 5 de maio de 2016

Decoração para Festa

Uma categoria de itens que eu sempre mantenho em casa são para a confecção de decoração de festas. Tenho balões, velas e materiais afins. Nos primeiros aniversários escolhemos temas mais neutros já que a criança ainda não entende direito o que está acontecendo. A festa de 1 ano teve como tema Jardim e a de 2 anos o tema foi Praia. Para ambas, não achei produtos para a festa e customizei com itens encontrados nestas casas de produtos para festas. Uma opção que sempre me salva independente do tema é o Elo7. Para quem não conhece, recomendo conhecer para se inspirar. Vou pular estas festas, mas se alguém se interessar, faço um tutorial para estas decorações.
Na festa de 3 anos, tive a opção de contratar serviços e utilizar produtos com o tema da festa num ano em que não tive tempo para nada.
Este ano, apesar de ter escolhido um tema bastante popular, tive dificuldade em encontrar itens para fazer a decoração e acabei fazendo muita coisa. Lembro que fiz uma primeira ida ao centro da cidade para visitar as casas de festas para procurar opções. Eu diria que foi uma experiência de inspiração. Não havia itens prontos. Então percorri lojas de artesanato, papelarias e também lojas de embalagens para procurar opções para montar uma decoração bonita para a mesa principal e para as mesas dos convidados. Pela disposição do salão, não uso painel atrás da mesa do bolo, prefiro não ter um bolo fake e só posso pendurar enfeites nas janelas, não posso pregar nas paredes. Então praticamente todos os enfeites são de piso ou de mesa.

A mesa principal do bolo é uma mesa grande de madeira em estilo rústico. E as mesas dos convidados também são de madeira com 6 cadeiras cada. Para a grande maioria das decorações, estas informações são importantes já que eu posso abrir mão de alugar mesa provençal ou tampo de mesa com toalhas.
Uma coisa que descobri este ano é que também posso abrir mão de fazer a saia da mesa já que eu não preciso esconder nada. O salão também tem duas opções de toalhas de mesa que eu posso usar: azul ou verde. 
Os enfeites definidos da festa foram placas de mdf para montar o cenário, brinquedos da criança presos com fita dupla face, papel celofane, crepom e TNT em tons de verde e marrom para forrar o chão da vila. Eu pedi também as letras com o nome para apoiar na mesa. Além disso, usei balões com fitilhos nos vidros, fios de nylon e papel colorset para os enfeites de mesa.
As forminhas para doces, aproveitei as que sobraram da festa anterior, cortadas em forma de passarinho e de coroa em papéis de scrap nas cores azul e rosa, coladas com fita dupla face. Ainda tenho várias bases para docinhos em casa, mas infelizmente não poderei aproveitar as que são temáticas.
Não foi fácil, deu bastante trabalho, mas depois que consegui imaginar como compor os cantinhos e os enfeites para utilizar, foi só por mãos à obra. Desenhamos alguns moldes para fazer as pirâmides de balas (que na verdade reproduziam a plantação de maçãs) e também as borboletas.
Nesta foto ao lado as árvores já estão montadas. Depois ainda colei maçãzinhas feitas com um furador e coloquei as balas. As bases tiramos da internet (busca por imagens) e a copa das árvores eu fiz alguns desenhos em papel de rascunho e fui testando até achar que deu certo.
As borboletas ficaram penduradas na mesa por fios de nylon, onde era esperado estar a saia da mesa. Eu copiei o formato da borboleta que aparece na marca da pônei do desenho para reproduzir do tamanho que eu imaginava, mais ou menos o tamanho da palma da mão.
E coloquei duas em cores diferentes com ângulo de 90º para quando batesse o vento parecer que elas estão voando. Eu poderia ter feito de outras formas e ter pendurando em outros pontos que não só o centro, mas assim é mais fácil. Eu deixei o fio comprido, mas mais de um palmo do chão.
Para preencher o espaço entre as borboletas e o tampo da mesa fiz correntes de papel crepom trançadas. Eu imaginava algo como aqueles marshmallow colorido que é torcidinho.
Nos enfeites de mesa, aproveitei as cores das próprias balas (ou papel de bala) para dar a cor que eu queria, enfeitei as cestinhas com fitilho mesmo e apliquei tags que haviam sobrado de outra festa (um pequeno comodato, mas que faz parte e todo mundo devia fazer).
Essas maçãs estão com confeitos de chocolate. Não achei na cor vermelho. Ia usar bala de goma de coração (vermelha) para não ter que separar por cor mas não achei no mercado que eu fui. Esta deu certo porque os confeitos eram branco e rosa.
Pessoalmente, gosto dos resultados das festas em que faço a decoração. Pouca coisa consigo aproveitar de um ano para outro, mas pelo menos posso testar coisas diferentes em cada festa. Dificilmente vou ter chance de repetir alguma ideia e muitas vezes sou favorável a comprar pronto. Mas foi muito divertido planejar e executar todas estas ideias. Felizmente, consegui muita coisa, mas nem sempre encontro quando procuro. Se quiserem mais dicas, posso passar um tutorial de algumas destas ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.