quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Sobre o dia que eu cansei das minhas metas de leitura

O primeiro sinal de que as coisas não iam bem foi que simplesmente parei de publicar os resumos semanais.
O segundo sinal foi quanto sistematicamente passei a atrasar a publicação dos balanços mensais.
E o terceiro sinal, que me convenceu que eu estava fazendo alguma coisa errada foi quando diminuí a quantidade de leituras em um mês.
Então eu tinha certeza que eu precisava mudar a minha atitude.

Não, não foi exatamente uma ressaca literária. Esta costumo ter uma vez por ano. Mas eu passei a ter dificuldades em me comprometer com as leituras.
Primeiro larguei algumas metas que eu considerava menos interessantes. Depois fui deixando de lado a lista de leitura...
E tiveram semanas que mal toquei em um livro e todos os arquivos pdf que tentei ler, abandonei em poucas páginas. Simplesmente não estava funcionando.

Então resolvi esgotar todas as possibilidades de leitura que estavam ao meu alcance até que uma me prendesse. E assim faria com a leitura seguinte e a seguinte.
Em setembro, foi o que me ajudou a aumentar o volume de leitura. Mas então senti que até isso já não estava funcionando.

A partir de agora, continuo fazendo as minhas leituras diárias, mas de forma diferente. Talvez eu não termine aquele livro que eu peguei para ler no celular, talvez eu fique mais 6 meses com a mesma leitura na cabeceira da cama (que eu já passei da metade e poderia terminar num fim de semana mas olho para ele e prefiro deitar na sala). E talvez eu não leia mais nada no computador além dos livros da Agatha Christie. Talvez eu compra um livro e vá lendo para casa e talvez eu pegue um livro para troca que eu só vou guardar na estante quando terminar de ler. 

Vou funcionar assim enquanto eu sentir que não estou pronta a lidar com as regras. Vou lidar com a bagunça da minha estante enquanto esta não for a minha maior irritação. E talvez eu aprenda que eu sou mesmo muito bagunceira e não sirvo para fazer metas.

Na verdade, com ou sem sucesso algum, continuo atualizando as minhas listas e fazendo o meu balanço mensal. Continuo atualizando as metas mensais e estipulando novas. Continuo pensando no que eu poderia usar de metas para 2018 e o que eu quero fazer da minha vida.

Mas estou de férias das minhas metas de leitura por tempo indeterminado.

E apesar disso tudo, estou me sentindo bem. Não me sinto um fracasso como sentia na maior parte do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.