quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Coleções: Figurinhas

Esta coleção não é exatamente minha, mas começou como uma sugestão para auxiliar no processo de desfralde. Para nós funcionou muito bem, era o momento certo, e o adesivo surgiu como um incentivo para os resultados positivos. Mesmo depois do completo domínio das funções, ainda buscávamos as figurinhas para completar os álbuns. Resolvi vir contar porque finalmente começamos a descartar as figurinhas repetidas que sobraram em casa e os álbuns incompletos que sobraram em casa. Daqui a uns dois anos, terei que mudar a estratégia com duas crianças, mas acho que vai dar certo.
Desde sempre, eu guardei as cartelas de adesivos que eventualmente ganha, vem de brinde na compra de um produto e coisas assim. Então procurei para comprar um caderno de sticker (ou adesivo). Geralmente o nome está em inglês mesmo. Eu acho que um caderno dá pra muita coisa, mas se quiser, pode usar um caderno comum ou colar na porta do guarda roupa que dá na mesma. A dica é só deixar guardado para usar nos momentos oportunos. É o tipo da recompensa que não faz falta (se não completar) e ainda não pesa no bolso. Tem que ser algo barato, e de preferência, aproveitar o que já tem sem comprar. Essa dica eu sempre passo para outras pessoas que precisam encarar o desfralde porque realmente ajuda (ou não custa quase nada tentar) e não é traumático.
Além do caderno de sticker que está com os adesivos, tenho um outro caderno pautado pequeno que colamos alguns recortes interessantes. Apesar de não ter um propósito, quando dá vontade de fazer alguma coisinha e não quer jogar fora alguma lembrança, colamos neste caderno. É outra forma de descartar algumas coisas, mas guardar outras.
Com o tempo, percebi que realmente gostava de colar adesivos, então comecei a comprar também o álbum. É uma pena que nesta idade de uns 2 a 4 anos, não são muitas crianças que têm álbum de figurinhas, então tivemos dificuldades para trocar. De alguns álbuns acumulamos muitas repetidas. O que eu tentava fazer era assim que possível, comprar da editora os números faltantes. Mas sempre tem como opção conversar com o jornaleiro se estão combinando de encontrar em algum lugar para trocar, muitas vezes na própria banca. Em algumas cidades é possível achar encontros de trocas de figurinhas em praças e parques. E também dá para trocar pela internet com envio pelos correios, mas neste caso só compensa se puder trocar uma quantidade grande com uma mesma pessoa, o que é relativamente raro.
O álbum que descartamos foi o do Frozen. Este foi o primeiro que usamos no processo de desfralde e eu não podia ceder. Comprei os pacotes de figurinhas mas precisava guardar para o momento oportuno. Então, mesmo indo bem, em algum momento se desinteressou e passou o prazo para pedir na editora. Mesmo depois de 3 anos a criança ainda pede para comprar as figurinhas daquele álbum. Por isso achei importante descartar para não trazer a falsa expectativa de que vamos completar. Expliquei mais de 10 vezes, mas ainda sinto a expectativa quando converso sobre comprar figurinhas.
Também temos mais um álbum que veio de brinde num evento, mas a editora já não estava mais distribuindo os adesivos, por isso nem chegamos a comprar figurinhas para colar. Tínhamos o álbum vazio. Era uma coleção das princesas. Mas como tenho uma criança muito criativa em casa, ela usou o desenho do fundo de página para dar um toque especial e foi completando com o que faltava para dar lugar aos adesivos. Deve ter sido bem divertido fazer e nós gostamos do resultado. Guardei algumas páginas e fotografei outra mas descartamos o resto. Este, em momento algum trouxe a preocupação de comprar as figurinhas, funcionou mesmo como um livro de desenhos ou atividades.
Depois separamos as repetidas deste álbum do Frozen, também do álbum d'A Patrulha Canina para levar para a escola. Os professores também usam estas figurinhas como recompensa para as crianças (embora todos ganhem) e as agendas e mochilas estão cheias de adesivos.
Ainda temos estes outros álbuns completos guardados: Cinderela, Frozen: Febre Congelante, A Patrulha Canina e A Bela e a Fera. Recentemente também começamos o do dilme de My Little Pony. Pretendíamos comprar o da Moana, mas já foi recolhido pela editora. Então escolhemos este outro que está no início. Praticamente fizemos um álbum por ano, então, até que não é muito.
Conforme fomos separando as repetidas para dar, deu um pouco de saudades das coleções então ainda separamos algumas para o Caderno de Sticker. Achei mais algumas cartelas de adesivos em casa e também já colamos no caderno. Acho importante reforçar tudo isso e fazer aproveitar o que tem para acostumar a dar valor às coisas. A organização desta coleção foi concluída com o descarte de todas as figurinhas repetidas. Depois daquelas duas etapas que começamos a fazer em setembro, ainda usamos os meses seguintes para terminar de separar e descartar. Revemos grandes lembranças, relemos as histórias dos álbuns e então descartamos.
Felizmente em 2017 conseguimos organizar algumas coleções. Gostaria de ter feito muito mais, mas sei que não foi falta de vontade, mas de tempo mesmo. Espero conseguir realizar muitos projetos em 2018 também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.