terça-feira, 25 de abril de 2017

A Limpa do Quarto de Crianças

Eu venho arrastando ao longo dos últimos anos uma grande limpa deste quarto. São duas coisas que sempre crescem: as roupas e os brinquedos. As roupas já estiveram num estado calamitoso. Hoje penso que é mais uma bagunça controlada. Preciso tomar cuidado para não exagerar e preciso de método para conter. E os brinquedos, sempre consegui dar um jeito, mas a verdade é que não estava bom.
Estou tentando todo ano separar brinquedos para doação antes do Natal. Este ano, como não exageramos muito, não havia muita coisa para separar. Os dois projetos de organização que realizei ajudaram bastante e até tenho espaço para guardar algumas coisas. Ainda assim, precisava de uma limpa. Um dos motivos eram os brinquedos que estavam guardados incompletos e as bonecas que estavam desaparecidas. Quis o destino que eu encontrasse as bonecas sem querer, quer dizer, sem o objetivo de procurar durante a arrumação. 
O que ainda estava fazendo muita falta é o projeto de organização para as bonecas. As bonecas estavam espalhadas por sobre a cama. Eu já adiantei este projeto, mas ainda não tenho material pronto. Assim que tiver, venho contar o resultado deste projeto.
Separei dois brinquedos de montar e encaixar e mais um balão do tipo joão bobo para guardar. Assim como nos livros, prefiro guardar brinquedos que não façam distinção de gênero. Estes coloquei no maleiro do guarda roupa. 
Também separei como brinquedos para doação uma boneca que fala, uma bola e uma peteca. Ainda não sei para onde vou enviar, mas preciso passar pra frente.
E separei também alguns outros brinquedos para deixar na casa da minha sogra. Estes foram os motivos de discórdia. Nada aceitava que ficasse na casa da vovó. Não foi fácil argumentar e tive que aceitar os brinquedos que voltaram. A minha expectativa era que nada voltasse, mas estou feliz que nem tudo voltou. A maioria ficou.
Apesar disso, penso que esta arrumação dos brinquedos ainda não é suficiente. Gostaria de ter menos espaço ocupado pelos brinquedos. E apesar de tentar várias soluções, ainda não encontrei algo que me agradasse.
Ainda tenho brinquedos que poderia me desfazer, que já não brinca tanto e que já passou da idade, mas esta pequena redução me agradou. Mesmo com os presentes de natal, ainda têm espaço para guardar os brinquedos sem ficar tudo entulhado.
Consegui reorganizar os brinquedos e agora estamos com tudo à vista. Também separei o triciclo que agora foi substituído por um patinete. E as poucos, ainda que tenha brinquedos demais, estou conseguindo conter. Daqui a alguns meses quero fazer outra limpeza e redução.
A outra batalha incessante é com as roupas. Já me desesperei sem saber o que fazer, já fiquei com dor nas costas de passar todo o dia separando e organizando, dobrando, experimentando, costurando e guardando, trocando de lugar, conferindo pilhas e pilhas. Mas a configuração interna do guarda roupas não contribui. Ainda tenho algumas alterações que quero fazer para aproveitar melhor os espaços. E também quero deixar mais algumas coisas no alto já que têm pouco uso. Vou setorizar melhor para concentrar tudo nas duas portas do canto e talvez fique mais satisfeita com a arrumação. Isso, enquanto eu não posso reformar o guarda roupa para uma configuração que me agrade.
Já não tenho mais pilhas de roupas sobre as camas em nenhum dos quartos e, embora esteja longe de terminar, estou identificando as roupas antes de guardar. Ainda que sejam poucas por vez, como também estou tirando do armário as que já não vestem tão bem, penso que em breve conseguirei terminar.
Também já não tenho muitas sacolas pela casa com roupas que estão chegando ou partindo. É um esforço constante que não termino nunca. Consegui esvaziar as sacolas mais antigas para na semana seguinte receber mais duas. Para dar por encerrada esta arrumação, falta apenas a reforma. Como ainda não tenho a solução, fico com o que tenho.
A verdade é que estou muito longe de terminar. Consegui conter os dois maiores focos de bagunça, mas ainda preciso da reforma para fazer caber. Gostaria de conseguir tirar mais coisas do quarto, mas optei por tirar aos poucos. O grande cuidado agora será cuidar da entrada e garantir que não entre mais coisa do que somos capazes de manter. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.