quarta-feira, 16 de março de 2016

Item 82: Ler 5 Livros em Inglês

Às vezes eu não sei dizer o que eu estava pensando quando coloco estas metas. Mas outras vezes eu fico com a sensação que não era bem isso que eu queria atingir. 
Já faz algum tempo que eu perdi o medo de ler em inglês. Nem todas as leituras são fáceis, mas eu queria manter a capacidade de ler em inglês algo que não o objeto do meu trabalho. Eu havia lido Emma e Drácula em português e inglês ao mesmo tempo. Depois li mais dois romances de H.G. Wells (Time Machine e Invisible Man) e estava enrolando para ler outros tantos que eu tenho em casa.
Mas em 2015 eu comecei a fazer pós e esta me exigiu algumas leituras em inglês. A maioria das leituras foram provocadas, como: Introduction to Flight, What Were They Thinking, Helicopter Flying Handbook e Aircraft Flying Handbook. Quer dizer, eu escolhi ler. Me ajudaram durante a pós, mas caso eu não tivesse levado adiante o efeito seria o mesmo. E eu curti ler, aproveitei o quanto pude e fiquei com a sensação esquisita que eu deveria gastar meu inglês com outra coisa. 
Ainda tenho uma listinha, bem menor, de leituras que "sobraram" da pós mesmo depois desta concluída e que quero fazer em breve. Nem todas são em inglês. Mas devo continuar com pelo menos mais dois em inglês na espera.
Felizmente também, destes 4 livros, 2  já estavam na minha lista de espera. Não tente adivinhar quais.
Para amenizar a situação, desde 2014 estive tentando ler Tess of the D'Urbervilles e precisei voltar tantas vezes que acreditei que não iria acabar. Por conta disso, não me arrisquei a ler nenhum outro romance em inglês ao mesmo tempo. 
Então, apenas agora que acabei mais este e coincidentemente também concluí o quinto livro em inglês desde o início do projeto, considerei este item concluído.
Se qualquer outro romance que eu pegar para ler demorar tanto tempo quanto Tess, não iria conseguir chegar a 5 em 1001 dias. Foi resultado de muita determinação concluir esta leitura em alguns momentos difícil e conciliar com outras tantas coisas. Voltei umas três vezes para ter certeza que eu entendi o que eu deveria entender e não ser mero exercício de leitura. Por outro lado, meu objetivo de manter contato com a língua e manter uma leitura em inglês em andamento sempre foi cumprido. Tanto que eu sou capaz de contar algumas coisas sobre a obra e quero fazer resenha em breve.
Eu também tenho mais outra leitura em inglês em andamento e outros dois livros técnicos aguardando. Ainda não escolhi, mas também quero pegar um romance em inglês.
Ainda não sei se faço uma nova meta do tipo para manter a leitura em inglês, mas acredito que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.