sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Balanço Final do Projeto de Metas de Leitura

Eu comecei estas postagens com uma sensação muito boa, que eu estava escrevendo dicas legais, que as pessoas que me perguntam "porque eu faço?", "o que faço?" e "como fazer?", poderiam vir aqui, procurar e achar todas as informações necessários.
Conforme eu fui avançando nos temas, eu fui me sentido uma máquina insana, dura, travada, regrada e neurótica obsessiva por organização, planejamento e resultados.:(
Minha intenção não era essa. E fiz um esforço grande para reforçar que as opções devem ser pensadas com calma para não atingir este triste cenário que eu descrevi. Eu espero que possa ser alguma coisa divertida e que alivie a frustração de não conseguir ler tudo o que quer.

É um pouco de desabafo pessoal: as pessoas acham que porque eu já li muito, é um absurdo eu não conhecer o livro X ou Y. Mas eu estou satisfeita que li muitos outros livros no período que poderia ter lido X ou Y e posso me planejar para lê-los. Só não tenho como adivinhar o que ler antes da pessoa me perguntar. Se for essa a intenção, veja a minha Lista de Leitura e utilize o Espaço do Leitor.
Continuando o desabafo: as pessoas também acham um absurdo eu ter tantos livros novos em casa sem ter lido (tem livros que já estão a 4 anos na minha estante e nem tirei do plástico). Esse foi outro problema, eu comprei muitos livros em promoção, em poucos meses, mas priorizei a leitura de livros emprestados de tal forma que fiquei 2 anos sem encostar nos livros que eu tenho em casa. Se tornou urgente parar de emprestar livros e diminuir as minhas compras. Comparando com alguns amigos, eu nem tenho tanto livro assim. Se considerar o tanto de livros que eu já li, a proporção desta lista de espera é menor ainda. O fato é que eu só vou normalizar a situação se priorizar as minhas leituras. E eu qero fazer isso com o que me interessa, e não o que as pessoas acham. Por isso as metas foram tão importantes para eu poder vislumbrar que como sair deste incômodo. Acredito que o blog me ajudou muito com o problema 1 e as metas estão ajudando com o problema 2. Conforme vou avançando na meta, vou sentindo menos pressão do problema 2. Espero em mais alguns anos (pior que tem que ser no plural) já não me incomode mais. Quem sabe possa até pensar em outras coisas divertidas?

Completar este projeto também foi muito bom, para me preparar para os próximos. Não posso colocar muitas coisas para concorrer comigo mesma que eu não dou conta. O corpo falha de sobrecarga, eu já não sou tão novinha e tenho filho para criar.
Espero que a grande mensagem que tenha sobrado é que "Você precisa se conhecer, conhecer as suas prioridades e decidir pelo equilíbrio para tornar as suas leituras prazeirosas. Seja usando metas ou não!"
Ok, ficou piegas, mas vou me sentir melhor com essa frase no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.