quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Desafio de Agosto - terceira semana

Para quem não viu, eu tive que alterar a minha lista porque estava somando errado os livros lidos. Acabei desanimando um pouco já que falta muito mais do que eu imaginava a princípio. Mas seja como for, eu aceitei o desafio e agora vamos lá. Não tem mais nenhum livro que eu havia iniciado a leitura em meses anteriores então tudo que eu terminar a partir de então está valendo para o desafio. A parte boa é que equilibrou a quantidade de livros com a média de páginas por livro que eu precisava ter para também atingir perto das 5000 propostas. Na semana de 18 a 24 de agosto, penúltima mas não menos importante, realizei algumas leituras complexas mas em geral foram livros relativamente curtos. O maior desafio estão sendo os estudos que tenho que fazer para o trabalho.

O Assassinato de Roger Ackroyd 18/08:
Eu me propus a ler todos os livros que tenho da Agatha Christie, mas são muitos. Aproveitando o desafio, resolvi dedicar um pouco a esses livros que são de leitura rápida. Cada livro da Agatha Christie tem uma surpresa. Além de eu não acertar quem é o assassino, não consigo acompanhar o raciocínio do Poirot. Nesta obra, Poirot está aposentado e Hastings foi morar em Buenos Aires, então temos um novo narrador que é o Dr. Sheppard. Este médico tem uma irmã que parece o par perfeito para Poirot. Um fato curioso é que o narrador está implicado nos acontecimentos do crime pois é quem assina o atestado de óbito, bem como é convidado por Poirot para acompanhar em todos os interrogatórios, observando todos os acontecimentos. O costume do Poirot viajar sozinho e voltar com novidades não aparece com este outro "ajudante". Os livros com o Poirot estão longe de serem os meus preferidos, mas em geral, posso dizer que neste ele me irritou muito menos.

Cidade dos Vampiros 18/08:
Outra série que eu havia começado e que os livros são curtos. Raven sonha em crescer e se tornar uma vampira. Então consegue arrumar um namorado vampiro que a entende, mas acaba também se envolvendo com o passado do namorado e passando a correr numa busca para afastar dois vampiros do mal e mandá-los de volta para a Romênia.
Pelo que vi, não tem todos os volumes publicados no Brasil, mas essa tradução não oficial e cheia de erros dá pra achar na internet. A história é contada como se fosse um diário da Raven, mas o jeito de ela escrever e arrumar apelido para as outras pessoas é bem divertido. Todos os títulos dos capítulos têm um trocadilho ou algo do tipo.
Não é meu estilo preferido, mas estava na minha lista de leitura e pretendo terminar a série. De preferência logo.

Aconteceu em Paris 21/08:
Vi tantas críticas negativas deste livro que resolvi experimentar. De um modo geral, tem o estilo típico do chick-lit, moça atrapalhada, solteira, bebedeira, mentiras... um príncipe encantado. Tem algo fascinante nesse príncipe por que ele se apaixona perdidamente de uma forma como não é usual em homens. Ele simplesmente adota uma vida de casado instantaneamente. Pois então, apesar das reviravoltas e dos personagens completamente bizarros que são do convívio da Evie (o que são a irmã e a colega de apartamento da Evie?), o final me agradou. Não me parece que haja fôlego para uma sequência de livros. Evie não é como Becky Bloom. Mas me admira a determinação e a bondade com que ela age na maior parte do tempo.

A Balconista 23/08:
Não consigo descrever esse livro sem pensar num roteiro de cinema. Acho que desde os tempos de escola não lia um livro cujo narrador observador é onisciente. Sério.
Talvez pelo ritmo com que a história se desenvolve e o enredo que apresenta, pela primeira vez achei que um livro me lembra uma música. Considerando que mesmo durante a adolescência a minha música preferida é o silêncio, isso é um feito. Se tiverem a oportunidade de ler o livro e assistir o filme "Garota da Vitrine" que foi inspirado no livro, também ouçam a música "Formato Mínimo".
A história é austera e singela. Confesso que esperava um final diferente. Não imaginava que a Mirabelle fosse capaz de pedir mudanças na vida dela.

A Herança da Bruxa 23/08:
Esse também é um conto que eu baixei no kindle. Apesar de estar cadastrado com 20 páginas, parecia mais longo. A personagem principal se intitula a última bruxa da britânia, uma vez que sua mãe morreu e as bruxas estão sendo erradicadas. Em sua busca por seu pai, desconhecido, viaja por estradas que já não são seguras até ser atacada por um salteador e misteriosamente salva por um elfo. Ela também é capaz de "ver" o futuro e por isso, sabe como será sua morte, apesar de não saber como será sua vida até então. Apesar de muito nova, lida com bastante equilíbrio com as dificuldades que aparecem.
Este conto também atingiu o objetivo de me fazer querer ler o resto da história. Quando a minha lista de espera estiver menor, vou procurar estes livros para comprar.

Pensamentos 24/08:
Por ser da área de exatas, sempre imaginei que Pascal fosse um cientista lógico, matemático, físico e coisas do tipo. Eis que nesta obra ele trata da religião cristã. É mais uma leitura que veio da mesma época das outras que eu não sei bem explicar porque me interessou, mas que vim adiando a bastante tempo.
Acho que tanto tempo lendo Platão me atrapalhou ao tentar ler Pascal. Sua forma de reflexão é até um pouco curiosa, imaginei algo como Descartes, mas Pascal não se atém a lógica. Muito das suas afirmações são típicas de religiosos e baseada em fé e não em lógica. Mas pensar que foi escrito por volta de 1600 já explica o tanto que a fé interferia na ciência. Mas a comparação com as religiões dominantes é curiosa.
Por fim, reflete sobre a necessidade do homem buscar a causa e a razão de sua existência e a busca pela felicidade.

Um Sarau no Paço de São Cristóvão 24/08:
Inspirada pela leitura d"As Maluquices do Imperador" baixei mais esta obra de Paulo Setúbal disponibilizada pela Amazon. Esta edição não está cadastrada no skoob, então utilizei como referências os dados do próprio site da Amazon. Diferente das outras obras que eu li do autor, esta está escrita em forma de roteiro de teatro: apenas as falas e a descrição do movimento dos atores no cenário.
As damas de companhia da Imperatriz organizaram um sarau e preparam atrações para a noite. Enquanto discutem os pormenores do evento vão contando histórias sobre o talento musical de D. Pedro I, a participação de D. Leopoldina na independência do Brasil e sobre toda a pompa do casamento dos imperadores na Áustria.
É uma obra relativamente curta, que eu me lembre não está marcada com Atos, apenas as Cenas. Eu li enquanto esperava uma carona coisa de uma hora, mas vou tentar das um tempo nos contos e ler um pouco mais de romances no kindle. Estava adiando porque tem alguns em inglês, mas vou tentar começá-los logo.

Bom, apesar da mega desanimada, das leituras não estarem rendendo e eu já estar esgotando as leituras que conseguiria fazer rápido dentro do desafio vou tentar concluir o máximo possível, mesmo que não atinja as 20 obras e as 5000 páginas. Semana que vem faço o resumo final e provavelmente vou curtir um descanso da leitura antes de começar ou terminar qualquer coisa que esteja pendente. Para acompanhar o andamento das minhas leituras no desafio ou saber do que se trata esse desafio é só acessar aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.