sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Item 18: Fazer um passeio de barco

A primeira vez que fiz um passeio de barco, tipo escuna, foi em Paraty. Por isso queria muito fazer novamente quando voltasse lá. Eu coloquei como outro item separado porque sabia que poderia ser difícil fazer um passeio de barco com criança no inverno e talvez tivesse que fazer em outra oportunidade, então coloquei separado porque poderia haver a possibilidade de fazer esse passeio sem que fosse em Paraty.
Mas o que tem de especial num passeio de barco? Sei lá. O curioso é que eu enjoo muito em viagem de carro mas não passo mal em barco. Claro que nunca tentei ficar dias e dias balançando no mar, nunca peguei uma tempestade e nem fiquei abaixo do nível do mar ou sem ver o horizonte. Provavelmente sob uma destas condições eu vou passar mal.
Então queria proporcionar um dos passeios que posso fazer para a minha família.
Escolhemos um passeio em escuna, de 6 horas. Então preparamos as bolsas com tudo o que fosse preciso para enfrentar todas essas horas. Evitamos levar coisas desnecessárias, mas não tinha muito jeito. Chegamos um pouco cedo, ou não atrasados e sentamos na parte coberta para ficar na sombra a maior parte do tempo. Enquanto esperava partir, minha filha foi ficando impaciente, pedindo para ir pra praia, depois pra casa e depois reclamou que estava coom fome. Claro que eu não levei os biscoitos extras. Mas aos poucos fomos distraindo e ela se acalmou. O trajeto até a primeira praia leva quase uma hora. Paramos para um mergulho e eu desci de bote até a praia. Lá ficamos aproveitando o mar. Minha filha gritava de alegria com as ondas pegando jacaré na sua boia da Uniqua.
Quando voltamos para o barco e tentamos secá-la, ela dormiu aconchegada no colo e nem conseguimos dar o almoço. Em seguida fomos para banhos em ilhas sem praia para aproveitar o mergulho. Nem saímos do barco na primeira das paradas. Na segunda, depois de almoçar, minha filha quis nadar de novo. Não foi uma acrobacia muito fácil descer ela com a boia no mar, mas o sorriso dela compensa qualquer esforço.
Ainda paramos numa outra praia que havia uma gruta. É bem diferente e interessante, mas já estava esfriando.
Não acho que as praias são muito melhores que as que podemos acessar pelo continente, mas são localidades escolhidas a dedo.
Embora a maioria das pessoas na escuna seja de estrangeiros (franceses e italianos) eram pessoas educadas e foram boas companhias. Também não me senti explorada como outras vezes me senti durante um passeio que fizemos pelo nordeste três anos atrás. Para quem nunca fez esse tipo de passeio, fortemente recomendo. Eu já havia feito outros passeios de barco do tipo city tour em Nova Iorque e também um outro passeio em Marselha. São passeios bem diferentes, mas são oportunidades valiosas. Simplesmente para desmistificar a ideia de que andar de barco enjoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.