segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Desafio de Agosto - primeira semana

Eu fui fazendo pequenos comentários sobre os livros que fui lendo para o desafio porque, sabendo que seria corrida a leitura, caso não anotasse não seria capaz de dizer nada sobre cada um deles. Mas ficou tão curto que estava pensando em chamar de mini resenha, mas não gostei desta ideia. Então fui deixando a ideia amadurecer sem publicar nada. Até que a Nedina do Blog Mundo de Tinta me deu a brilhante ideia de fazer resumos como ela e a Luana estão fazendo. Então, embora atrasado, este será o resumo da primeira semana de agosto (considerando do dia 01 ao dia 10 para simplificar a minha contagem).

O Sofista 02/08:
Esse foi o primeiro livro que terminei em agosto, mas efetivamente em agosto eu li 74 páginas.
Esse também é mais um livro que eu baixei depois de ter lido "O Mundo de Sofia" achando que era fácil entender filosofia. Hoje eu entendo melhor que, apesar de ser cult dizer que lê usualmente filosofia, entender não é tão simples assim.
Então entendam, sim, eu li, mas eu não tenho ambição de dizer que entendo Platão. Todos os diálogos são descritos na base do "diálogo" em que um vai formando as hipóteses e o outro vai concordando ou discordando. Outra característica bem típica é a forma como as hipóteses variando em dois níveis, ou existe ou não existe, é real ou não real. Sempre com opostos auto-excludentes.
Em "O Sofista" um estrangeiro tenta definir se existe um Sofista e, se existe, qual sua definição.
Não vou me aventurar a explicar os conceitos. Como disse, era uma leitura em andamento que concluí em agosto. Também é uma leitura que estava na minha lista de metas para 2014. Eu li de teimosa, mas não sei até que ponto está valendo a pena.

1808-1834 As Maluquices do Imperador 04/08:
Esse foi mais uma das gratas leituras que me veio gratuita pelo Kindle. Eu já tinha o kindle faz alguns anos, mas depois que a loja virtual da amazon veio para o Brasil, tem muitos títulos gratuitos disponíveis. Como eu já tenho várias leituras pendentes, tenho evitado comprar livros, mas de graça é difícil resistir.
Eu fiquei curiosa com o título "A Marquesa de Santos", mas quando comecei a lê-lo, descobri que também havia "As Maluquices do Imperador" que cobre um período maior.
É bem curioso conhecer uma parte da História do Brasil que não se encontra nos livros de escola. Eu gosto muito de livros históricos, seja de ficção ou não. Especialmente para alguns, me dá cada vez mais vontade de estudar.
Em "As Maluquices do Imperador" o autor ri das atitudes de Dom João VI, embora eu ache que ele tenha tomado algumas atitudes bastantes sábias, como restringir a mesada de Dom Pedro e ter distribuído títulos para amenizar os efeitos do comportamento tolo de Dom Pedro. Também fiquei impressionada com a dedicação de D. Pedro IV enquanto pai da rainha de Portugal. Mas me assustou como um cozinheiro ou valete de quarto tinham que ter títulos de nobreza para servir o rei. A facilidade com que se troca os ministros ou se dissolve a Assembleia.
Estou com bastante vontade de ler "1822", mas não pretendo ler por agora.
Esta foi mais uma leitura que eu já tinha iniciado e concluí em agosto. Foi minha segunda leitura de agosto e, neste caso, eu li efetivamente 107 páginas em agosto.

O Segredo de Chimneys 06/08:
Desde o ano passado me comprometi a ler todos os livros da Agatha Christie, mas não é algo fácil. Principalmente por que não tenho os livros.
O primeiro que eu li foi "A Testemunha Ocular do Crime" em 2006, emprestado por um ex-namorado. Depois de algumas tentativas que o tempo me fez abandonar e demorar muito para retomar, este ano estou um pouco mais dedicada para ler os livros da Agatha Christie.
"O Segredo de Chimneys" eu comecei no mês passado, mas achei um pouco confuso, já que falava em intrigas políticas na Herzoslováquia. Mais pra frente, quando ocorre o primeiro assassinato, comecei a me envolver mais na investigação e acredito que tenha ficado mais interessante.
Acho impressionante como são muitas possibilidades para os autores dos crimes e muitas vezes apostamos na pessoa errada. Agatha Christie faz muito isso e ainda me impressiono como podem ser tão iguais e tão diferentes.
Este foi a terceira leitura do desafio, mais uma leitura que eu havia iniciado em meses anteriores e efetivamente em agosto eu li 226 páginas. Finalmente uma leitura que ocorreu em grande parte em agosto.

Escuridão 06/08:
Esse é mais um dos livros que não sei explicar por que comecei a ler, mas já que já tinha começado, me esforcei para terminar durante o desafio de agosto. Acho que esta está sendo a maior conquista de ter topado este desafio, pelo menos na primeira semana do mês, dediquei a maior parte das minhas leituras para concluir o que estava em andamento e não me decidia quanto a concluir ou não. Acredito que nas próximas semanas poderei variar mais as leituras de forma proveitosa.
Escuridão é o primeiro livro da trilogia The Land. É uma história adolescente de mistério envolvendo assassinatos, premonição e seitas.
Não me apeguei muito no estilo da protagonista Alma "sou muito bonita, não me apego a nada e sei de tudo". Ainda não sei se vou tentar terminar a trilogia. Provavelmente não este mês. Apesar de tudo, o livro não tem exatamente um final e me deixou cheia de perguntas. Somente por isso, penso em tentar concluir esta trilogia. Quem sabe a Alma amadurece um pouco e a autora coloca um pouco mais de explicação para o rolo que inventou?
Este já foi o quarto livro do mês a terminar, mas efetivamente em agosto, apenas li 101 páginas.

Falling into Us 09/08:
Já fazia um tempo que este livro estava aberto no meu computador e resolvi aproveitar o desafio para ler. O primeiro volume da autora "Falling into You" conta a vida da Nell que se viu envolvida com o melhor amigo de infância Kyle e anos depois vêm a se apaixonar por seu irmão Colton.
Em "Falling into Us" é a história da melhor amiga da Nell, Becca, e seu namorado Jason que também era muito amigo do Kyle. É curioso rever uma parte da história que já conhecia da leitura do primeiro romance e também passei a maior parte da leitura na expectativa de saber se voltaria a contar da vida da Nell depois que ela se mudou para Nova Iorque. Não conseguia imaginar no que pudesse haver de tão interessante para contar da vida desse casal que se deu tão bem logo do início e todos os problemas foram facilmente resolvidos.
É uma leitura interessante, aborda os mistérios de se descobrir o primeiro amor, um romance mais intenso que chega com a juventude, depois as experiências emocionais ao lidar com todos os traumas do passado e a superação. Eu diria que me identifiquei com a história por ter passado por situações semelhantes. Eu vi a minha maturidade mudar a forma de lidar com as pessoas e a terapia tem um papel muito importante nisso. Mas fora isso, não foi uma história cativante.
Esta leitura foi realizada totalmente no mês de agosto, embora eu tenha outros livros não terminados, passei esse na frente. E vamos ao desafio. Ainda faltam 15 livros e 22 dias...

Como este primeiro resumo está atrasado, amanhã ou depois já sai o próximo.

Um comentário:

  1. De todos que você resumiu (aliás, excelente resumo!) eu fiquei mega interessada nas Maluquices do Imperador! Ainda está de grátis na Amazon???
    15 livros em 22 dá mais ou menos 1 dia e meio para cada livro... Difícil, porém não impossível... Só certifique-se de apreciar a leitura! Eu entrei numa neura de bater a meta e quase não aproveitei alguns livros, só agora estou lendo com mais calma e prazer ;-)

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.