sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Hábitos de Leitura

Recebo muitas perguntas sobre hábitos de leitura. Gostaria de passar algumas dicas sobre hábitos saudáveis de convívio social.
Em homenagem ao meu marido que tanto sofre com este meu hábito de ler, tem algumas dicas para ler sem prejudicar o convívio social. Envie sugestões de outras dicas para mim e vou tentar organizá-las!

1- Ainda que ambos gostem de ler. ler ao mesmo tempo o mesmo livro com outra pessoa ao lado não funciona, pois cada um lê numa velocidade diferente. Ler em voz alta para um pequeno grupo também não é confortável, pois não traz a mesma compreensão que a leitura individual. Dividir o mesmo livro para leitura em momentos diferentes funciona um pouco melhor, mas é preciso respeitar as diferenças de velocidade sem ficar soltando spoiler. Até tem que goste, mas a maioria não gosta. Eu diria que a leitura é um dos passatempos mais individualistas que há. Então, como aproveitar o prazer da leitura sem se privar da convivência com as pessoas queridas? Primeiro de tudo: não insista em juntar as coisas. Pode até ser que em algumas famílias estes sejam hábitos, mas não queira fazer disso um hábito natural.

2- Não existe um certo e um errado. O que posso dizer é que não é educado ler em eventos públicos. Tudo bem numa sala de espera ou numa fila quando se está sozinho ou não conhece ninguém. Mas não durante um concerto, uma festa ou uma apresentação.

3- Então algumas dicas: quer carregar um livro sempre? Ok. Mas caso esteja acompanhado, pense bem antes de pegar da bolsa. É sempre mais cortês e prazeroso desfrutar de uma conversa com os conhecidos. Pergunte se a outra pessoa também tem algo para passar o tempo.

4- Na vida a dois, concilie com outros afazeres. Lembre-se de equilibrar o tempo a dois e as coisas que ambos gostam de fazer juntos com os passatempos individuais. O casal, para funcionar não precisa necessariamente ter todos os mesmos gostos e fazer tudo sempre junto. Equilíbrio. Deixe para ler durante o futebol, enquanto se prepara para dormir, ou quando um dos dois precisar se ausentar por uns dias numa viagem a serviço.

5- Faça com que a leitura seja proveitosa para ambos, converse sobre o que lê, traga as reflexões e escolha pequenos trechos para ler em voz alta. Estimule ao outro, apresente a satisfação de seus prazeres sem ser entediante, nem dominador ou tentar impor novos hábitos. O fato da família e amigos não apreciarem a leitura, não os fazem ignorantes, apenas diferentes. Lembre-se que você pode proporcionar a cultura para essas pessoas sem as forçar a ler e nem humilhá-las. Algumas vezes, a indicação do filme pode ser o suficiente para a pessoa se interessar e até tentar ler.

Muitas dessas dicas estou passando por que eu já as descumpri. E não gostei do resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.