terça-feira, 29 de setembro de 2020

Resumo da Vigésima Quarta Semana 2020

Já disse que o tempo voou? Com as atividades que eu vim realizando, acabei não me ocupando suficientemente com as leituras e voltei a empacar. O que não quer dizer que eu não tenha lido nada. Peguei alguns livros que não estavam cadastrados e atualizei o sistema e assim contabilizar as leituras. Não que tenham aparecido outros leitores para os livros que eu cadastrei, mas certamente em algum momento irão aparecer. Não cadastrei edições raras, só livros infantis. Das minhas leituras, ainda estou apostando na pasta download e não estou conseguindo avançar muito. Pipoco entre uma leitura e outra às vezes e por isso não terminei nada. Enfim, de 10 a 16 de junho tenho alguma coisa para contar, ainda que seja pouco.

O Que Tem Aí?. É outra opção que veio no Leiturinha. O livro tem abas que você descobre animais fazendo coisas inusitadas. Vai crescendo a quantidade de animais e cada um tem uma cor. É ótimo para trabalhar quantidades e cores. Mas o que a criança mais gosta são as rimas. Gosto de fazer a entonação para reforçar o final e a criança repete igual. Lemos no dia 10 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Opostos. Este é um livro sanfonado, também veio pelo Leiturinha, mas mostra bichinhos em oposição de situação. Agora que a criança reconhece os animais tem sido divertido ler e reler. Este eu já li muitas vezes, mas só agora cadastrei. Lemos no dia 10 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Os Pandas Pepa e Paco. Este livro também foi um presente da mais velha. Os animais tem um olhinhos daqueles que se mexem e em cada página você vai abrindo uma aba e descobrindo um animal escondido, até que os dois pandas se encontram para brincar. Também havia lido muitas vezes e tive que cadastrar. Lemos no dia 10 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Os Coelhos Cléo e Caramelo. É a mesma receita do livro anterior do panda, mas desta vez com coelhos. Como a fórmula não cansa, tem a opção de variar um pouco. São livros que lemos muitas vezes mas precisei cadastrar. Também no dia 10 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Imaginei que isto pudesse acontecer, mas ainda é melhor só ter livros infantis para contar do que não ter nenhum. Com isso, posso ter a esperança de terminar pelo menos um livro por semana até o final do ano. No meu total, mesmo tirando os livros infantis, não estou tão mal, mas também não vou bater recorde algum. Nas minhas metas, esta demora em terminar Scarlett, que por sinal é um ótimo livro e me fez querer reler o Clã de Rhett Butler, devo não conseguir chegar a 6 livros da pasta. 

sábado, 26 de setembro de 2020

Resumo da Vigésima Terceira Semana 2020

Ter uma margem menor de escolha nas leituras acaba complicando um pouco a dedicação para a leitura. Priorizar terminar a pasta download tem sido um desafio. Não lembro direito o que eu estava procurando quando baixei aqueles livros, muitos nem estão nas minhas listas de espera. Mas era uma das menores pastas que eu tinha chances de conseguir terminar em um ano. Nem olhei para ela nos 4 primeiros meses do ano e então fiquei desesperada por não ser possível terminar sem que lesse algo em torno de 7 a 8 livros por mês. Com este esforço do mês de maio consegui baixar para 5 a 6, mas um pequeno deslize e já perco a chance desta meta. Apesar de não ter sido fácil, ainda está possível terminar com a pasta. A meta é ler pelo menos 6 em junho e talvez mais em julho. Entre 3 e 9 de junho já obtive algum sucesso terminando algumas leituras.

1822. Deve fazer 4 anos ou mais que li 1808 e achei que tivesse lido os demais. Foi uma surpresa não ter lido ainda 1822. A história do Brasil, apesar de toda a pompa, tem figuras que são de envergonhar qualquer brasileiro. Bem se vê o Brasil que temos hoje, pouca coisa mudou. Principalmente no aspecto moral, com exceção do segundo reinado. Mas isso é assunto para outro livro, neste fica muito em torno da conquista da independência do Brasil, as principais figuras deste processo e o próprio D. Pedro I. Tenho outras leituras semelhantes na fila, mas vou guardar para outro momento. Terminei em 03 de junho e avaliei 4 estrelas.

Fazenda Agitada. Já falei que a mais nova adora livro sobre fazendinha? Pois é. Este é outro que veio da Leiturinha. Neste, tem um trator que destaca e percorre o vão entre as páginas enquanto conta a história. Lemos no almoço do dia 04 de junho e avaliei com 4 estrelas.

A Horta do Tico, o Ouriço. Outro livro de bichinhos que veio no Leiturinha. Neste tem os diferentes momentos de cuidado com a horta e a criança consegue explorar os push-up. Lemos no dia 04 de junho e avaliei com 4 estrelas.

A Viúva Silenciosa. É outra parceria entre os manuscritos de Sidney Sheldon desenvolvidos por Tilly Bagshawe. Eu continuo apaixonada pelo trabalho de Sidney Sheldon. Suas personagens femininas são muito bem construídas. São assassinatos relacionados à indústria de uma nova droga e crianças desaparecidas. E coincidentemente, tudo leva para uma psicóloga, mas nem a polícia é confiável e parece estar envolvida. Terminei de ler em 06 de junho e avaliei com 4 estrelas.

Bem menos que algumas semanas atrás, mas ainda assim bastante coisa. Ainda tenho esperança de reduzir a pasta para ficar apenas 5 por mês a partir do próximo mês. Aí ficaria tranquila, já que também preciso perseguir outras metas. Aproveitando bastante as leituras mas deixando os meus livros e as edições kindle para trás. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Dicas de uma Jornada Minimalista

Estas dicas que eu pretendo colocar, na verdade é só um reforço do muito que você pode encontrar por aí. Como eu não queria, ou não aceitava rótulos, sempre me orientei por meus instintos, e procurei, na experiência de outros, aquilo que me interessava pontualmente. O que eu de fato aprendi, depois de tantos anos, que a experiência me demonstrou que muitas destas dicas já estavam por aí.

Leia e estude sobre minimalismo. Nem só de Marie Kondo se pode organizar uma casa. Existe todo um processo, de certa forma filosófico, que te prepara para aceitar os conceitos do que pretende viver. Sim, cada um visualiza da sua forma. Aquelas fórmulas batidas dos baldes de triagem sempre são citados, mas as experiências dos outros, apesar de não ter nada a ver com a sua forma de pensar e agir, ou com os seus gostos, no fim, podem ser customizados ao seu gosto para facilitar a sua vida. Não recuse este tipo de material sem conhecer.

Desentulhe a sua Vida. Fazer uma grande limpeza da casa é maravilhoso, mas se não for tirando tudo aquilo que suga as suas energias, não vai ficar satisfeito. Provavelmente quando vir a sua casa mais livre, vai começar a descobrir outras coisas que te limitam, te prendem e sugam a sua vida. Esta jornada não é material, não são só os objetos. 

O minimalismo é apenas um Meio, não um Fim. Isso é algo que eu li em muitos lugares. As pessoas que odeiam ou condenam o minimalismo, enxergam este como um fim, um concurso de quem consegue viver com menos coisas. Mas a maioria das pessoas que aderem a este modo de vida estão atrás de outras coisas: equilibrar as contas e não ter dívidas, se aposentar cedo e viver de renda, simplificar a vida e passar a mais tempo com a família, ter uma vida ecologicamente correta (produzir menos lixo, produtos mais naturais e menos agressivos, e assim vai...). Como cada um associa a sua busca, é a escolha de cada um. Mas o minimalismo é um meio de atingir isso.

Ninguém acorda minimalista. Tem gente que nunca viveu na opulência ou na riqueza e que pode se considerar minimalista, mas apesar das dificuldades, a maioria tem ambições relacionadas a consumo. E é isso que a sociedade tenta te impor. A inveja não é considerada um pecado capital por acaso, é bastante comum (o que não quer dizer que uma pessoa minimalista não sinta inveja!). Mas o desejo por ter, ou consumir não some de repente. Existe um processo, que leva tempo, para você entender e se conscientizar de quais as mudanças de hábitos que serão necessárias. Até lá, você vai agir por tentativa e erro. E vai errar muitas vezes. Vai descartar coisas que vai se arrepender e vai se achar a pessoa organizada até voltar a olhar para o seu trabalho dois anos depois e perceber que estava uma droga. Mas tudo bem. 

Só agora que estou lendo e estudando melhor o assunto, vejo que aprendi muito pouco e estou muito longe de fazer um bom trabalho. Aprendi lições valiosas errando. E ver que superei estas etapas de aprendizado que poderiam ter significado umas 30 páginas me faz ter vergonha,

domingo, 20 de setembro de 2020

Resumo da Vigésima Segunda Semana 2020

As últimas semanas foram bem cheias, mas como disse no resumo passado, estão ficando um pouco mais devagar. O livros infantis eu tenho repetido algum que já contei aqui e a leitura em andamento da pasta requer mais tempo de leitura. É uma pena, mas pode ser que eu fique sem ter o que contar se eu continuar deste jeito. Entre 27 de maio e 2 de abril ainda consegui terminar alguma coisa. 

50 Anos a Mil. Eu gosto muito de ler biografia. E esta do Lobão e de qualquer ator ou cantor, são mais fáceis de ler. Adorei entender um pouco mais das disputas entre os artistas pela serialização dos discos. Uma pena que descobri que o Lobão acabou de lançar 60 Anos a Mil, não pretendo ler este tão cedo. Consegui terminar de ler em 29 de maio e avaliei com 3 estrelas.

Foi pouca coisa mas é o que eu tenho conseguido ler. Também estou lendo outro livro da pasta e estou tentando anotar as referências para leituras futuras sem me distrair. E quero dar um jeito de voltar a ler os meus livros.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Balanço Mensal - Agosto

 Leituras de Agosto



Lidos 1712; Quero Ler 493; Tenho 479; Meta 136.
Acabei focando apenas na pasta download e na leitura dos meus livros que já estavam cadastrados na meta. Não foram as melhores escolhas mas consegui avançar bastante, principalmente nos meus livros que estão parados na estante. 
Continuo com a leitura de muitos livros infantis e eventualmente quadrinhos.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. CUMPRIDA
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 256
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 37
5) Terminar pasta download. faltam 22
6) Trocar 12 livros. CUMPRIDA
7) Quero ler menor que tenho. faltam 14
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

Provavelmente priorizar a meta 5 foi um erro, mas se eu desistir agora não atingirei nem ela nem nenhuma outra. Atingi a meta 1, mas já era esperado. Avancei um pouco na meta 2 e na 7 já que li muitos livros meus. Agora preciso voltar para as metas 3 e 4.

Lista de Próximas Leituras

Desta vez não tive tanta sorte com o sorteio da TBR. Aconteceu algo que eu imaginava ser possível mas não dei importância. O sorteado foi o segundo volume de uma série e eu ainda não li o primeiro. Então tive que ler os dois. Comecei o primeiro mas ainda não terminei para ler o sorteado. Terminei mais uma das leituras que estavam paradas e pretendo retomar a série Deixados para Trás.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Espírito Errante
5. O Possuído

Entradas e Saídas

Vou tentar entrar com mais uma seção para este balanço, relacionado a entradas e saídas, que é uma forma de eu controlar o meu estoque. 
Saídas: Em agosto, entreguei 2 livros para empréstimos e um para troca. A mais velha também emprestou 3 livros para a prima. Dos livros no computador, foram 6 arquivos apagados.
Entradas: Mas também recebi de volta 4 livros que estavam emprestados e comprei 10 livros infantis (que só chegaram em casa em setembro). A mais velha também pegou um livro emprestado. A partir de Setembro vou tentar listar as compras na banca de revistas, os recebidos em trocas e as compras on line. Não temos mais assinatura do Leiturinha, mas não descarto voltar com alguma assinatura. E também vou tentar listar os livros baixados.

Eu conheço meus pontos fortes e fracos. E confesso que agosto foi um mês atípico, não realizo muitos empréstimos nem compras. E este mês teve os dois. Também provavelmente costumo baixar livros todo mês e não achei nenhum arquivo de agosto. Com a preocupação de registrar devo ser mais contida.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Retomando a Faxina - Parte 8

Ultimamente tenho sentido a demora para engrenar nesta faxina. Eu quero terminar logo alguma coisa mas sinto que não termino nada. Estou dando por encerrada a faxina na Área de Serviço, mas ainda pretendo doar ou vender alguns produtos que eu tenho guardado na área de serviço.

Bancada da Cozinha:
Desta vez, priorizei a organização da sala e do escritório, então a cozinha ficou esquecida. Ainda estou com muitos produtos reserva por cima e a despensa cheia. Pra piorar, as formigas resolveram aparecer.
Dos produtos que estão por cima, consegui acabar com o as barras de cereal.

Mesa da Sala:
Mês passado estava muito animada com o avanço dos livros. Este mês consegui enviar dois livros e também li muitos livros meus que estavam parados na estante. Também cancelei o Leiturinha, então deve para de crescer a pilha de livros das meninas. 
Tentando reorganizar a estante, mudei alguns livros de lugar e achei um livro que eu não sabia que eu tinha. 
Dos livros de atividades, tiramos mais dois que voltaram para a estante, demos fim nas versos de figurinhas e ainda parte dos materiais dos anos anteriores. Foi muito trabalho, mas valeu a pena.

Banheiros:
Ainda estou no quase de vários produtos, mas tenho conseguido usá-los regularmente. Também diminuí os produtos das meninas, apesar de perceber que ainda tenho muito duplicados.

Escritório:
Estou fazendo render o trabalho com as sacolas, em geral com sacolas e pilhas menores. Ainda quero tirar mais duas sacolas do chão e quase dá para 3 pessoas sentarem no sofá-cama.
Mas também precisei tirar muitas roupas do guarda-roupas das meninas que já não cabem mais.
Dos materiais das meninas, joguei fora duas massinhas e terminamos com um pote de tinta guache.
Também estamos usando muitas folhas de rascunho com as atividades e estou tendo que reorganizar a pilha.

Quarto das Meninas:
Continuo na batalha para retirar parte dos brinquedos que não brincam mais e organizar os espaços do armário que foram esvaziados. Não tem sido fácil, mas já estou de olho em outra faxina. Consegui guardar um pouco dos brinquedos que estavam na sala e descartamos alguma embalagens de brinquedos que não tinham serventia. Ainda quero fazer caber tudo no quarto.

Não vejo a hora de finalizar também o quarto das meninas. Falta só os brinquedos e posso considerar finalizado.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Terminados em Agosto

Continuo com bastante itens perto de terminar, alguns que eu achei que já teria terminado em agosto e outros que eu me surpreendo de restar tão pouco. Por conta disso, voltou a acontecer e não terminei nada. Também não comprei nada.

Produtos Terminados:

Com o tanto de produtos que terminei nos últimos meses, já não tinha tanta coisa para terminar. Apenas para fazer constar, eu tinha expectativa de terminar um óleo para os cabelos que ficou 3 usos para setembro. O creme para as mãos, também. O shampoo da mais nova, resta mais um uso. E o batom que eu venho usando e esperava terminar em novembro, não deve durar mais do que 15 dias.

Andamento das Metas:

Com os itens que consegui tirar no mês passado, pude mudar alguns frascos de lugar e deixar a bancada mais livre. Além do óleo para os cabelos estou com só mais um item duplicado.
Finalmente estou usando regularmente batom. Para muitos, o fato de usar máscara desanima em passar batom, mas para mim foi o contrário, sinto-me mais à vontade, sem chamar tanta atenção. Mas estou usando os itens da meta de 2018. Estou quase acabando o batom da Colortrend, mas também usei o gloss da Natura. Vou tentar terminar os dois este ano.
Para o rosto, tenho usado o creme da meta do ano passado. E também estou avançando bem. Pode até ser que consiga terminar este ano, mas certamente termino ano que vem e ainda tenho tempo de terminar com as amostras que faltam. Também me animou passar produtos no rosto e cheguei a usar a base em alguns dias.
O gel de cabelo eu usei apenas uma vez, de brincadeira com as meninas.
Pintei as unhas das meninas mais uma vez e estou tentando fazer disso uma rotina para pelo menos tentar terminar um deles. O que está mais perto de terminar são os adesivos para unhas.
Dos perfumes, usei poucas vezes o que está na bancada. Também não está incomodando.
Sobre os 5 produtos listados para terminar, ainda estou perto de terminar o creme hidratante das meninas e o sabonete. O desodorante não sei quanto demora para terminar. O lápis de olho não usei.

Produtos Novos:


Como comprei no mês passado, consigo aguentar mais alguns meses. Apesar de parecer precipitado comprar o pote de creme de hidratação para os cabelos, eles têm feito bastante diferença e foi uma compra bastante apropriada.
Eu pretendia comprar mais um item para mim, mas pesquisei opções na farmácia e saí de lá com um protetor labial para a mais nova. E nada digno de nota.
Dos produtos que cabem reposição adiantei a compra de um sabonete para a mais velha e um shampoo para mim. Ainda estou precisando repor mais um produto, mas vou tentar adiar mais um pouco.

Aos poucos estou voltando ao ritmo, mesmo com a quarentena, de usar os meus produtos. Fiquei bem satisfeita com os itens que eu já consegui terminar este ano e o tanto que tenho reduzido. Continuo com muitos itens perto de terminar para os próximos meses, mas ainda melhor do que isso, estou com a perspectiva de ter apenas os produtos em uso, sem estoque, em 2022. Só não posso desanimar e desistir.

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Resumo da Vigésima Primeira Semana 2020

O tempo voou e eu definitivamente estou mudando a minha forma de ler. O que eu tinha planejado antes, funcionou até o mês passado, mas estou acreditando que esta mudança vai valer a pena. Na semana de 20 a 26 de maio consegui terminar mais algumas leituras, muitos livros infantis e nenhum livro meu.

Sonho de Amor. É o terceiro e último livro do vigário casamenteiro. Terminado este esforço ele irá finalmente se aposentar. Victoria, uma moça esperta que estava prestes a fugir para casar com seu noivo quando se vê na cama com outro homem e, para não sujar sua imagem aceita se casar sem o conhecer, além da sua fama de conquistador. As discussões dos personagens são muito inflamadas. Ambos não querem estar errado e condenam um ao outro por suas escolhas. Um romance curto, terminei no dia 20 de maio e avaliei com 3 estrelas.

Bia e o Elefante. Mais uma edição que recebemos no Leiturinha. Bia é uma coelha. A história retrata os opostos entre a forma de viver da Bia e do Elefante. O livro é bem bonitinho, apesar de ter uma pequena falha na estrutura da história, fica um pouco sem equilíbrio. Mas a criança adora este livro e já decorou todas as passagens. Sempre quando termino de ler, ela "lê" sozinha de memória pelas imagens. É impressionante. Lemos uma das vezes no dia 22 de maio e avaliei com 4 estrelas.

Ain´t He Precious?. Ainda na tentativa de ler todas as leituras rápidas que eu consegui daquela pasta para diminuir a quantidade de arquivos e ser possível atingir a meta este ano, mais uma coleção. Estes tem a capa maravilhosa, se passa na pequena Whynot na Carolina do Norte. O primeiro volume conta do reencontro de Ry com Trixie 11 anos depois. Apesar de terem se separado a química é instantânea, nunca deixaram de ser amigos. A família de Trixie é incrível e a pequenas cidade é repleta daquelas figuras ímpares que só o interior consegue mostrar. Terminei de ler em 23 de maio e avaliei com 3 estrelas.

A Casa. É a poesia do Vinícius de Moraes que foi musicada nA Arca de Noé. Lembro de ter lido o livro com todas as poesias "infantis" quando criança, mas esta edição tem apenas a poesia da Casa. É ilustrado, mostra animais tentando habitar a casa e os materiais sumindo em cada cômodo. O atrativo do livro acaba sendo não só repetir a cantiga que já conhece, mas identificar os animais que estão escondidos pela casa. Outra edição que recebemos do Leiturinha. Lemos no dia 23 de maio e avaliei com 5 estrelas.

Stubborn as a Mole. É o segundo volume da série que se passa em Whynot. Desta vez o irmão da Trixie, Lowe, que quer lutar para conseguir de volta a casa que era da família e foi comprada por uma designer de interiores de Nova Iorque, como investimento. Lowe usa a paixão da história que sua família têm com a pequena cidade como motivador para encarar algo que ele não tem como mudar. A família (seus pais) venderam a casa de forma consciente. E Lowe não possui os meios para manter o imóvel. Outra história fofinha, uma leitura rápida que terminei no dia 24 de maio e avaliei com 4 estrelas. E mais uma capa maravilhosa.

Barking Up the Wrong Tree. É o terceiro e último volume que tenho da série que se passa em Whynot. Ainda restam dois irmãos, mas não encontrei as edições. Desta vez, uma das gêmeas, Larken, se vê envolvida com um empresário que vem de Chicago para conhecer a fazenda que comprou mas não entende nada de criação. E a fazenda está sem um administrador e cuidador para os animais. Terminei de ler em 25 de maio e avaliei com 4 estrelas.

Amigos Rechonchudos - Joaninha. Eu tenho muitos livros infantis e já doei muitos mais. Mas desta coleção temos 6 livros, cada um com um bichinho. Foi uma presente que a mais velha recebeu e eu guardei. O livro é cartonado, mas a página é recortada na forma dos animais. Eu lia tantas vezes para a mais nova que quase conseguia contar decor. Este da Joaninha é o que eu mais gosto. Lemos no dia 26 de maio e avaliei com 5 estrelas. 

Cãozinho. É outro volume da coleção amigos rechonchudos. Não achei as 6 edições, mas marquei os 3 que tinha e pretendo cadastrar os demais quando tiver um tempinho. Este livro do cãozinho, além de ter o animal preferido delas, ainda tem uma progressão de objetos para contar. A criança adora. Lemos no dia 26 de maio e avaliei com 5 estrelas.

Amiguinhos Rechonchudos - Porquinho. É o outro volume da coleção que encontrei. Nesta história, o porquinho quer encontrar um amigo para brincar na lama e consegue resolver indo se encontrar com os primos javali e hipopótamo. Tem uma página com a carta que o porquinho faz um desenho de si que as meninas adoram. Lemos no dia 26 de maio, durante o almoço, e avaliei com 5 estrelas.

Vejam que estou conseguindo avançar nas leituras dos livros da pasta download e ainda continuo com muitos livros infantis. A leitura atual da pasta é uma leitura mais demorada, mas estou tentando ler os livros na ordem da pasta. Sobre os livros infantis, muitos não estão cadastrados, apesar de terem ISBN. Então tento cadastrar alguns dos que tenho em casa sempre que possível. É bom para manter o controle do que eu tenho e é bom se eu resolver trocar ou procurar edições novas. 

sábado, 5 de setembro de 2020

As Metas de Agosto

Então vamos por partes. Apesar das minhas não tão boas escolhas, estou fazendo muitas tarefas. Do que estava listado, continuo com as 16. E sim, em agosto não consegui realizar nenhuma meta.

Organização
Redistribuí as peças nas sacolas, de acordo com o tamanho e tirei mais uma do chão. Também tirei muitas roupas do guarda-roupas das meninas neste mês que voltamos a ter temperaturas bem frias.
Estou precisando priorizar os livros e papéis da mesa da sala, por isso acabei largando outras organizações de lado.

Leituras
Não tenho ido muito bem nas leituras. Voltei a fazer mais uma troca, peguei muitos livros meus para ler e terminei a maior parte deles. Mas ainda estou priorizando os livros da pasta. 

Produtos
Consegui fazer um uso bem regular dos produtos que estão na minha bancada, inclusive o esmalte usei algumas vezes. Gostaria de ter terminado, mas faltou um pouco mais de incentivo.

Receitas
A minha lista de produtos para terminar continua longa. Mas olha que já dá pra ver diferença nos temperos. Até o fim da quarentena devo ter descartado todos aqueles que consigo viver sem e não vejo necessidade de ter em casa para usar tão pouco.
Cheguei a fazer chá algumas vezes, mas ainda estou longe de terminar.

Outros
Dos livrinhos de atividades, conseguimos avançar com os livros pequenos de caligrafia. E terminamos vários livrinhos curtos de colorir e atividades. Pretendia tirar todos os livros da estante e deixar no espaçador, mas por enquanto ainda não é possível. Os que eu havia separado para terminar ficaram esquecidos.
Voltei a trabalhar nas apostilas, comecei outra e estou com duas sem terminar. A pilha junto ao computador está grande, mas tem me motivado a trabalhar nela sempre que possível.
De novo, assisti filmes infantis nesta cota. Primeiro foi Incríveis 2, mas o seguinte eu deixei rolar e não assisti. Também assisti bastante vídeo no youtube.

Pelo visto vou terminar o ano exatamente com as mesmas tarefas que comecei, embora para mim pareça que fiz muita coisa, esta lista não me deixa mentir. Vou continuar focando na mesma lista e tentar reduzir dentro do possível. Ainda tenho mais uns meses pela frente e muitas tarefas iniciadas.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Resumo da Vigésima Semana 2020

Continuo tentando ler bastante mas meio que larguei algumas leituras para trás. Deuses Americanos que eu deveria estar terminando, mal comecei. Mas entre 13 e 19 de maio, com ajuda de mais livros infantis, li bastante coisa.

Isla e o Final Feliz. Este livro não estava em nenhuma lista, mas é o terceiro volume da Stephanie Perkins, depois de Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Não estou contando como uma série terminada, mas em parte foi isso que me motivou a ler, ser o último de 3. Apesar de morar em Nova Iorque, Isla estuda em Paris, no mesmo internato que St. Clair estudou. No final, todos os personagens vão a Paris, inclusive Anna, Lola e Cricket. Terminei de ler em 13 de maio e avaliei com 4 estrelas.

100 Segredos das Pessoas Feliz. Gosto de ler livros de gestão e administração, e alguns soam como auto-ajuda. Este livro tem algumas dicas que parecem repetidas, não traz nada de excepcional, mas é uma boa proposta para limpar a sua mente para as coisas boas e os bons hábitos que deveríamos cultivar. Nesta proposta, gostaria de ler também mais 2 livros com o tema Felicidade que devem entrar na lista de leitura em breve: Em busca da Felicidade e O Segredo da Dinamarca. Enquanto isso, ainda tenho muita coisa listada. Terminei de ler em 14 de maio e avaliei em 3 estrelas.

Com Licença. Mais um livro que veio recentemente no Leiturinha. Estes com 'lições' de boas maneiras eu não gosto muito. Parece que não sei educar direito as meninas. Mas é com uma coelhinha, e a criança é doida com coelhos. Então, ela lê bastante. Não me parece que ela tenha dificuldades em entender o conceito de pedir licença, percebo que ela gosta de repetir a história com as palavras dela e acho que ela faz bem isso. Não pretendo procurar os outros títulos da coleção. Li em 14 de maio e avaliei com 4 estrelas.

O Livro do Planeta Terra. Outro livro recebido pelo Leiturinha no ano passado. Este eu não gostei quando recebi porque a criança cortou o dedo na página. Fiquei incomodada de terem enviado um livro com a página mais fina para esta idade já que dão preferência para livros cartonados, de pano e etc. Mas o livro em si não é ruim. Lemos dia 14 de maio e avaliei com 3 estrelas. 

Casamento em Risco. É o primeiro volume da série com um vigário que se dispõe a acertar os casamentos que realizou no último ano e que teve notícias que não estão tão bem. Foi uma leitura rápida da pasta download. Terminei de ler em 16 de maio e avaliei com 3 estrelas.

Eu Acho que Vi um... Elefante!. Outro livro que recebi no Leiturinha. Todos os livros estão ao alcance da criança, mas alguns ela pega com maior frequência e outros só quando colocamos ela para explorar. Este livro é muito parecido com o Meu Livro dos Bichinhos, mas não é tão divertido. De qualquer forma, o elefante danado se esconde atrás da árvore, no parquinho, no carro de sorvete e até no escorregador. Lemos em 16 de maio e avaliei com 4,5 estrelas.

Não É Preciso ser Bela. É o segundo volume sobre os casamentos que o vigário pretende arrumar. Como nos outros, o maior desafio é a teimosia da mocinha reconhecer que pode encontrar a felicidade no casamento. No caso da Beatrice, entender que ela não fez um julgamento errado do caráter de Gabriel. Outra leitura rápida da pasta download. Terminei de ler em 18 de maio e avaliei com 4 estrelas.

Não foi nada e maio já passou da metade. Se não fossem os livros infantis estaria lendo pouco por semana. Mas não vou conseguir fazer sempre assim. Estou resumindo um pouco mais, mas tenho pequenas resenhas publicadas no skoob para estes livros. Se eu terminar muita coisa em maio, posso tentar reduzir para 5 livros por mês a partir de julho para terminar a pasta download.