quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Experiência de Leitura - Tess D'Ubervilles

Desde o início deste ano ou fim do ano passado estou tentando ler "Tess D'Ubervilles". Seguindo as recomendações  que encontrei, preferi ler em inglês que está em domínio público a ler a adaptação em português que é resumida. O texto não é tão difícil de ler. Os diálogos utilizam bastante dialeto, mas o texto é preponderantemente em narração. É um livro grosso (mais de 400 páginas) mas  não justifica a demora que tem sido avançar na leitura.
A obra não é enfadonha. É um romance, normal. Do estilo dos romances que eu gosto. 
Mas quando eu estava perto de 35% de leitura, percebi que alguma coisa eu tinha deixado passar e retomei a leitura a 4%. Acabei desanimando e deixei a leitura mais de lado. Depois de um tempo, avançando de pouquinho novamente alcancei perto de 60% e novamente percebi que estava entendendo errado. E resolvi voltar ao início da leitura.
Não me lembro de nenhum outro livro que eu tenha relido o início antes de ter terminado e este eu já estou indo para recomeçar pela terceira vez num mesmo ano. Terminar a leitura deste livro está ficando cada vez mais improvável.Sinceramente, acho que vai acabar virando meta de vida terminar a leitura de Tess com a sensação que eu entendi completamente a história.
Respeito demais o autor por ter encantado as pessoas com uma obra que está se tornando tão complexa para mim. Estou certa que a minha dificuldade não está sendo pela leitura em inglês embora seja um pouco mais difícil dos outros livros que li em inglês.
Reafirmo meu compromisso por fazer uma nova tentativa e o objetivo principal de terminar esta leitura um dia. Reafirmo também o meu espanto pela grandiosidade que está se tornando uma leitura que deveria ser prazerosa. E, por fim, lamento adiar novamente a conclusão da leitura desta obra que consta na minha meta de leitura para 2015.
Minhas metas estão progredindo da melhor forma possível, mas o essencial é poder aproveitar a leitura e da forma que estava seria apenas mais uma meta atingida, como acabou sendo para mim a leitura da "Divina Comédia".
E para aguçar a curiosidade, alguns pontos marcantes deste livro: 
O começo, que li várias vezes, tem como principal o pai de Tess que se descobre descendente duma família tradicional que estava prestes a se extinguir e resolve usufruir do nome e gastar o que não tem. A família o dá como louco mas apoia a insanidade temporária. Quando surge a oportunidade de localizar os parentes ricos, donos de propriedades numa localidade próxima, então colocam a Tess a missão de ser aceita pelos parentes na esperança de estabelecer boas relações e conseguir um bom casamento.
Mas então se esclarece que a família que usufrui do nome D'Ubervilles na verdade o comprou para tentar parecer uma família tradicional para os novos ricos. Como emergentes que são, não tiveram uma educação tão valorosa e por isso não são bem vistos na comunidade. 
Daí em diante desconfio de tudo o que entendi e preciso retomar a leitura para saber o que de fato ocorreu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.