sexta-feira, 4 de julho de 2014

O que É Aceitável para uma Lista de Leitura

Como eu tentei contar antes, eu comecei a estabelecer metas de leitura para organizar os meus interesses.
Eu mantinha uma lista que eu anotava sempre os livros que eu via em algum lugar e tinha vontade de ler. Mas entre ter vontade e ter o livro à disposição é muito diferente. Quando eu resolvia passar na biblioteca, na livraria ou tinha a oportunidade de pegar um livro emprestado, nem considerava a lista e acabava escolhendo algum outro título.
Não vejo problema nenhum fazer isso, mas a lista só aumentava, eu não percebia o que tinha lá, aparecia o mesmo livro mais de uma vez e eu acabava desistindo da leitura de muitos. Ou seja, não tinha motivo de existir.
Eu pesquisei na internet algumas listas de leitura e tudo o que eu consegui foi aumentar a minha lista. Cada um faz como quer segundo os seus critérios. Mas a não ser que você queira ter um motivo para gastar o seu tempo anotando os nomes dos livros que você gostaria de ler de resto será apenas um papel para jogar fora.
A maneira que eu descobrir para ter uso desta lista, foi limitar o tamanho. Embora hoje a minha lista esteja entre 300 e 400 livros, um tamanho justo é de 100 livros, sério. Mesmo que você não leia 100 livros por ano, se você fizer um bom uso da lista, no final do ano ela já terá diminuído significativamente. A ideia é só excluir os livros que de fato leu. No fim do ano, você revisa o que sobrou e passa a limpo só os livros que você ainda quer ler. Aqueles que você tentou, não conseguiu, mas gostaria de tentar de novo, você mantém. Eu prefiro passar a limpo do que apagar ou riscar.
Como o tamanho da lista eu estipulei como 100, agora sobrou espaço para colocar mais!!!!! Eu mantenho uma espécie de lista paralela (por isso dos 400 títulos) com os livros que eu ouço falar, vejo no site das editoras, são recomendados por amigos, que completam coleções, etc. Agora eu vou "promover" alguns destes livros para a lista oficial. Primeiro eu vejo se para todos que eu listei ao longo do ano, eu ainda estou com muita vontade de ler. Como eu passei a limpo, eu vou conferindo um a um se já está na lista (pouco provável) e vou acrescentando. Se passar de 100, está na hora de parar. Como a minha lista é em papel, eu numero na frente para saber quando cheguei em 100. Os que sobraram, ficam para a peneira do ano seguinte.
Só que eu não tenho muita disciplina e leio vários livros que não estão na lista. Pode acontecer de eu riscar da lista paralela antes de fazer a promoção.
Mas quem garante que eu vou fazer um bom uso da lista?
Pois é, essa é a outra parte crítica. Depois de terminar a lista, eu anoto do lado os livros que eu já tenho ou tenho como conseguir emprestado a curto prazo. A prioridade será cortar estes livros que eu não tenho barreira nenhuma para ler. Então é por aí que eu começo a pensar nas minhas metas de leitura.
Agora, por que eu escolhi 100 como justo?
Bom, a maioria das pessoas que gosta muito de ler, lê pelo menos 50 livros por ano. Se a lista for menor que 50 você vai ter que refazer antes do ano terminar. E daqui a pouco vai estar fazendo uma por semana para depois jogar fora. Como eu disse, prefiro trabalhar com metas longas (1 ano) e fazer planejamentos semanais flexíveis. Como eu leio por volta de 100 livros por ano, a lista não poderia ser menor que 100, mas quando eu deixava ela maior, perdia completamente a noção do que tinha e ficava muito difícil consultar e priorizar.
Então recomendo fortemente pensar em uma lista de livros com um tamanho justo e uma lista paralela que você vai esperar a euforia passar para acrescentar na lista oficial.
Esse momento de desapego que você volta atrás e desiste de ler alguns livros que havia colocado na lista é importante porque a gente muda de ideia, muda de opinião, a moda passa, os gostos mudam... Para valer a pena ter uma lista de leitura, ela deve trazer a satisfação de concretizar as leituras. E muitas vezes eu deixo parecer que a minha lista é mais importante que o meu prazer pela leitura.
Ainda quero falar para vocês sobre o acompanhamento das metas e as satisfações e frustrações de fazer metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.