sexta-feira, 11 de julho de 2014

Acompanhamento de Metas

Bom, se você chegou até aqui e estabeleceu suas metas: agora você vai ter que ver o que vai fazer. Se você só quer ter a sensação do desafio e tentar cumprir algum tipo de planejamento, não precisa fazer mais nada. Quer dizer, guarda em algum lugar por escrito as suas metas e depois volta para comparar quando terminar o período. Também é legal usar essas metas para prever o que você vai concretizar de leitura.
Alguns anos atrás eu fiz um retrospectiva que foi bem legal. Eu procurei levantar qual o autor que eu mais li, qual o estilo, que livro eu mais gostei, qual a leitura mais demorada, etc. E eu acabei repassando quase que todos os livros que eu li. Deixar para o final também pode ser divertido para ver o que de fato foi bom no período que passou e o que valeu mais a pena.
Se você é uma pessoa que beira a neurose e é tão competitivo que encara as metas como vitórias, é melhor ser mais cuidadoso com suas metas porque mudá-las, neste caso, será roubar. A competição é injusta. Então é melhor criar uma forma de acompanhamento periódico para corrigir e reprogramar as suas prioridades para atingir as metas. Depois vou falar sobre a satisfação e a frustração no atendimento das metas.
Considerando que uma pessoa competitiva provavelmente bolou uma meta complexa, vou lembrar que é melhor começar do simples, se você atingir o nível "fácil", pode passar para o "médio", o "difícil" e o "expert" progressivamente. Meu maior erro foi começar do "médio" e partir pro "difícil" sem ter atingido o "médio". Mas a verdade é que mudo de ideia ao longo do ano, e mesmo que eu estabelecesse uma meta simples, provavelmente nem ela eu atingiria. Então era melhor começar com algo médio. Meu segundo maior erro foi não balencear. Então eu não atingi a meta. E logicamente, me manter no "médio" até atingir também não funcionou. Mas sejam sensatos, não precisa seguir o meu exemplo doido.
Para acompanhar as suas metas de uma forma saudável, anote precisamente como vai contar cada meta e qual é um ritmo saudável que você precisa atingir. No meu caso, conto 10 livros por mês, sendo 3 físicos, 3 digitais, 3 emprestados e 1 curinga. Esse 1 curinga eu uso para acelerar a meta que estiver mais atrasada. Tem mês que eu consigo adiantar e tem meses consecutivos que eu atraso, mas pelo menos eu consigo saber se uma das metas precisa ser abandonada. Esse ano, nem chegou na metade mas já tive que abandonar 2.
Outra coisa que ajuda são os marcos. A meta fácil, eu quis atingir até maio, as médias até outubro e as difíceis em dezembro, porque não vou me sentir tão mal se não atingir. Então estou com bastante expectativa para as metas médias. Pretendo atingi-las em breve, falta bem pouco, mas justamente por isso, estou lendo mais devagar.
O acompanhamento é importante para você corrigir as prioridades e decidir o momento certo para abandonar e continuar lutando pelo que você consegue alcançar. Uma ferramenta muito importante para o acompanhamento das metas é o skoob, e por isso comecei a usar. Desde que você cadastre corretamente na sua estante qual a edição que está lendo (muda principalmente o número de páginas total) e registre a data de conclusão da leitura, o skoob já vai organizando e somando as páginas voilá! As dicas de construir as metas que fiz já consideram essas facilidades. De nada adianta você propor uma meta e não conseguir descobrir se atingiu. Se tiver dúvidas de como contar ou acompanhar e não estiver conseguindo, me pergunte que eu posso ter esquecido de avisar alguma coisa.
Mesmo que suas metas sejam apenas uma brincadeira, o acompanhamento pode ser prazeiroso em si, mas também podem te trazer ainda mais satisfação na hora de fazer o balanço final.
E se for divertido, mostrarão o que precisa ser corrigido para as próximas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.