sexta-feira, 18 de julho de 2014

Satisfação e Frustação de ter Metas

Se não puder ser algo divertido, é melhor parar. Por isso quis trazer algumas dicas para a satisfação e frustração de ter metas.
Eu tinha a sensação que nunca estava lendo o bastante mesmo que a quantidade de livros aumentasse a cada ano. Com as metas, fiquei mais satisfeita mesmo diminuindo a lista de leitura. O processo de descobrir o que eu colocaria nas metas e o que eu gostaria de ler trouxe algumas soluções para outras frustrações.
Outra frustração grande que eu tinha era de acabar por abandonar um livro, ou parar de ler um livro e parecer que não houve "esforço" nenhum. Quando entendi que será melhor contar em páginas, melhorou muito.
Então passar a ter metas, me tirou várias frustrações mesmo sem atingi-las. Isso foi muito bom!
Quando dei dicas para escolher as metas, várias vezes eu falei da frustração. É bem chato você se propor a fazer algum coisa e não cumprir. Eu sinto cobrança de mim mesma, nem é de outras pessoas que possam pensar que você fugiu com a palavra. A verdade é que a maioria não está nem aí se você atinge ou não. Essas metas, se você se propuser a fazer, são metas pessoais.
Então, além da leitura te trazer prazer, se você não se cobrar demais, no final terá que fazer um balanço. Como eu faço um acompanhamento, cada vez que atinjo um marco ou completo um pedacinho, já sinto uma conquista. E melhor, faz parecer que é possível chegar no final. Para quem faz o acompanhamento, chegar a conclusão que não adianta lutar por uma meta, abandonar traz um alívio imenso. Se começar a ficar tenso e cansativo, rasgar as metas também é muito satisfatório. Então tenha isso em mente quando for tomar algumas decisões. Pondere o que trará mais satisfação.
Metas simples e metas fáceis, mais provavelmente você conseguirá atingir, mas algumas vezes trazem a frustração de que você poderia ter feito mais. Superar a meta por muito, faz parecer que suas metas eram ruins e também não é bom. Neste caso, ao atingir a meta, imediatamente proponha outra, seguindo a mesma linha que o desafio se mantém. Se você não fizer acompanhamento, não será possível fazer isso, mas também não será frustrante.
Se você tiver o cuidado em pensar na meta fácil, na meta intermediária e na difícil, a não ser que você não atinja nada, você terá satisfação ao fazer o balanço final.
As primeiras vezes que eu escrevi metas, só atingi as fáceis. Ano passado eu atingi as fáceis, abandonei as difíceis e fiquei por pouco nas médias. Para esse ano, coloquei duas metas fáceis, uma que já atingi e outra que falta pouco; mantive as intermediárias que estou por pouco para atingir; e mantive as difíceis que estavam abandonadas. Uma delas eu reescrevi e ainda coloquei uma nova. As difíceis do ano passado eu abandonei de novo, mas as outras duas, sei que tenho poucas chances de atingir, mas ainda vale a pena tentar. Então é isso, ainda tenho satisfação em atingir as metas fáceis, mas este ano quero atingir também as intermediárias, quiçá as difíceis que não estão abandonadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.