sexta-feira, 25 de julho de 2014

Créditos por Todas as Minhas Dicas de Organização de Leitura

Eu vou começar pedindo desculpas se parecer que eu copiei algum site com estas dicas. Não foi minha intenção, mas se aconteceu, me avise que eu corrijo.
Eu confesso que me inspirei em alguns sites de organização e eficiência e em meus estudos sobre planejamento estratégico. Não encontrei em nenhum lugar os parâmetros que eu construí. Por isso fiz questão de explicar. A forma como eu organizei as minhas leituras e estou descrevendo estas dicas foi um estudo empírico de otimização por tentativa e erro. A maioria das pessoas faz metas no começo do ano, por isso preferi fazer um planejamento anual. Como disse, nas postagens anteriores, eu escolhi trabalhar com metas anuais e planejamentos semanais. Alguns acompanhamentos que funcionam são mensais. Se vocês procurarem vão ver que se adaptam aos conceitos de planejamento em curto, médio e longo prazo. E eu procurei usar esta linguagem para facilitar.
A ideia de trabalhar na redação das metas pensando no equacionamento matemático eu acho muito válido, e eu aprendi com a metodologia de desenvolvimento de projetos para implementação de processos. É muito difícil, mas depois que você se acostuma, irá perceber que é muito real. Mas se você não gostar, ignore. dá pra viver sem eles.
O outro conceito de metas fáceis, intermediárias e difíceis eu vi num programa de televisão sobre alimentação, mas só me chamou a atenção que eu poderia usar nas minhas metas de leitura quando eu estava por desistir de fazer metas porque não alcançava nada. Eu acho que é bem aquele conceito que eu trabalho para solução de problemas e busca da causa raiz: "se eu não resolvo o problema é porque eu não estou atuando na causa-raiz". Eu não atinjo as minhas metas porque eu não sei pra quê quero as metas. Quando eu comecei a pensar no que era importante e mapear um caminho para a solução do problema, quer dizer: desdobrar a meta em passos realizáveis, eu passei a abrir em metas em fácil e difícil. Então lembrei da forma como isso foi colocado no programa e organizei em fácil, intermediário e difícil.
Eu não sou muito favorável à abordagem de gerenciamento de projetos porque em projetos curtos envolvendo poucas pessoas, se gasta mais tempo gerindo o projeto do que executando. E esse foi outro conceito que eu trouxe para a minha vida ao fazer minhas metas de leitura. Acho bobagem pensar em metas muito complexas, a tendência é gastar mais tempo no acompanhamento das metas do que nas leituras dos títulos listados na meta.
Então eu fortemente recomendo, caso você não tenha gostado destas dicas e/ou considere a possibilidade de fazer melhor; avalie outras possibilidades de tudo isso que eu falei. Veja alguns blogs de organização pessoal como o Chega de Bagunça, leia livros sobre Planejamento Estratégico e faça um planejamento Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.