sexta-feira, 27 de junho de 2014

Metas Fáceis

Sempre tive facilidade de ler muito rápido. Também tenho interesses diversos, então leio qualquer coisa. Consigo ler quase em qualquer lugar e costumo carregar livros comigo quase sempre. Quando não tenho "nada" para ler, fico procurando na internet e já li vários livros pelo computador.
Conclusão: a meta mais fácil de cumprir para mim é de quantidade de livros lidos ou páginas lidas.
Nos últimos dos anos, percebi que pelos meus hábitos de leitura, sempre que eu penso em metas de quantidade (de livros e de páginas) baseado em aumentar um pouco a do ano anterior, eu consigo atingir.
Também tenho facilidade com estilos diferentes, o que me ajuda a experimentar coisas novas e cumprir desafios. O que fica complicado para mim é a resenha. Não tenho muita paciência em sentar e escrever. E alguns livros, alguns meses depois não sou capaz de lembrar com muitos detalhes o que li para fazer uma resenha. E só conseguiria cumprir uma meta deste tipo se eu não estivesse lendo vários livros ao mesmo tempo e aceitasse diminuir o meu total ao invés de aumentar. Eu consideraria esta meta de cumprir um determinado desafio uma meta fácil se eu não colocasse outras metas mais complexas ao mesmo tempo.
A minhas grande dificuldade não está em cumprir metas, mas em priorizar e cumprir todas as metas ao mesmo tempo.
Metas muito específicas e curtas do tipo ler os livros tais e tais também são fáceis de atingir. Eu só preciso de um pouco de foco. Mas é pouco mesmo.
Outro tipo de meta específica é aquela que não interfere nas demais.
Eu mudei a ordem das postagens porque as dicas da postagem anterior são exemplos para você pensar em metas fáceis.
Nem todas as dicas que listei se encaixam no meu perfil, mas individualmente, cada uma delas seria fácil para eu cumprir.
Acho importante ao pensar em metas, por mais que seja o seu desejo de alcançar algo, pensar em curto, médio e longo prazo. E também dosar metas fáceis, intermediárias e difíceis. Muitas vezes é neste momento de reflexão que você descobre que a meta que estava pensando é impossível. Mas é possível pensar em quebrar esta meta em outras metas de mais curto prazo, o que torna a meta mais fácil.
Outra opção é reescrevê-la em metas fáceis, intermediárias e difíceis. Provavelmente o seu objetivo só vai ser atingido se você terminar até a meta difícil. A minha experiência com esta abordagem foi que algo que parecia impossível, no ano seguinte já está mais fácil e abre espaço para novos desafios.
Veja se é possível isolar aquela meta, priorizando apenas uma coisa, tornando as metas mais específicas. É um trabalho de redação mesmo (ou de equacionamento matemático que é ainda mais preciso).
Nem todo mundo quer o fácil. Como disse, acho importante começar no fácil e sempre misturar algo fácil para não haver tanto frustração. Se não é o fácil que você quer, você pode, por exemplo, tornar as metas mais complexas combinando várias metas. Mas esteja preparado para a frustração caso não as alcance. Metas fáceis são fáceis. Não é tanto um desafio. Mas ajuda a diminuir a frustração quando você tem várias metas e atinge pelo menos a fácil.
Cuidado com as metas que interferem umas nas outras. Aqui que começa o meu problema. Quando comecei a estabelecer metas de leitura, eu queria acompanhar os livros que os outros estão lendo, queria participar dos debates mas também queria ler os livros que estão parados na minha estante e não comprar muitos livros. Assim fica complicado equacionar. Foi quando comecei a a usar a função meta do skoob. Mas o que eu gosto mais são as listas em papel que eu vou riscando a cada conquista. Essas eu tenho várias e de vários estilos. São tantas que eu me perco. O problema é que começaram a aparecer muitos livros repetidos, e eu não sabia de quanto de fato era a minha lista de espera. Uma opção é fazer a lista no computador, como esta que tenho aqui do lado. Tem o recurso de organização em ordem alfabética que ajuda muito. E como os registros são individuais, posso editar um a um. Na próxima postagem vou dar algumas dicas para usar estas listas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.