sexta-feira, 20 de junho de 2014

Como Estabelecer Metas

O ponto principal ao tentar estabelecer metas é ter em vista o que você tem.
Você tem tempo para ler? Quantos livros consegue ler ao mesmo tempo? Quantos livros consegue ler num mês normal? E no mês de férias? Você lê melhor livros curtos ou de muitas páginas? Você tem o costume de abandonar livros? E você tem costume de reler livros que gostou? Você pega livros emprestados com prazos para devolução? Você costuma mudar de ideia a todo instante?
Se você tem pouco tempo para ler, procure estabelecer metas simples de longo prazo. Não queira seu ousado e depois tentar arrumar mais tempo para ler. Faça tentativas antes de tentar ler no ônibus, no intervalo de aula, antes de dormir 15 minutos, carregar um livro e tentar ler numa fila de banco, quando tiver que esperar o horário de entrar, etc. Se alguma destas tentativas der certo você conseguirá superar a sua meta e poderá ser mais ousado na próxima. Eu indicaria uma meta do tipo: ler pelo menos um livro por mês, ler 20 livros ao ano, ou até ler 5000 páginas (você pode contar as páginas que efetivamente leu de um livro que abandonou e não pretende mais ler ou as páginas de livros que começou mais não pretende terminar por agora). Você também pode arriscar colocar como meta terminar alguma trilogia que tenha começado e pretende terminar. Não se arrisque com séries longas ou trilogias que nem começou.
Se você consegue ler vários livros ao mesmo tempo você tem mais chance de conseguir cumprir metas mais complexas. E isso também é bom porque se você desanimar com uma leitura, pode parar, terminar as outras em andamento e depois retomar aquela que está travando. Mas tenha cuidado com desafios, você tem limite. Se você não gosta de um determinado estilo, vai ter dificuldade em cumprir uma meta por obrigação sem te trazer proveito. Eu indicaria uma meta que envolva muitas páginas (também é melhor que livros), outra que envolva algum interesse pessoal do tipo ler sempre um livro do estilo x para te manter motivada.
A contagem de livros mensal também é boa para você trabalhar com uma meta de total de livros. Mesmo que varie de um mês para outro, a estimativa tende a ser sempre próxima. E se você for colocar uma meta que envolva o total de livros, desde que não tenha muitas outras metas, poderá arriscar um total um pouco maior que do ano anterior. Lembre-se como foram os meses piores e também os meses de férias. Se for o caso, mantenha o mesmo do anterior para tentar compensar com a média.
Se você gosta mais de ler livros curtos que não dá tempo de esquecer a história, tenha em vista que o seu total de livros vai ser grande, mas se pretende resenhar todos os livros que for ler, vai gastar mais tempo refletindo, resenhando e anotando as passagem que mais gostou do que lendo de fato. Caso queira colocar uma meta relacionado a fazer resenhas dos livros, considere diminuir o total.
Se você prefere ler livros maiores, tenha em vista que não vai conseguir aumentar muito o total. Provavelmente será melhor pensar numa meta em páginas ou em concluir os livros tais. Também neste caso a resenha tende a sair mais naturalmente já que tem muito mais detalhes para te tocar e fazer refletir. Então seria interessante uma meta de resenha se você também gosta de escrever ou anotar algo sobre o que lê. Lembre-se que não é porque você gosta de ler que irá gostar de escrever. Pode não ser importante para você colocar a sua opinião sobre algo que leu. Se for esse o caso, fuja dos desafios, debates ou clubes de leitura.
Se você tem o costume de abandonar livros, não vejo mau nenhum nisso. Mas tenha em vista que é preferível pegar livros emprestados ou trocar do que comprar. E tenha em vista que você poderá contar melhor as páginas lidas do que os livros lidos. Pense em metas relacionadas a isso ao invés de tentar lutar contra a vontade de abandonar. Se você tentar terminar um livro só para atingir uma meta, este não trará prazer nenhum e ainda ocupará o tempo que você poderia estar lendo outro livro que pode gostar mais.
Se você gosta de reler livros, considere-os em suas leitura. Estabeleça metas que envolvam pelo menos 3 releituras ou até mesmo reler os livros tais e tais. Ajuda a equilibrar o planejado do real.
Se você pega livros emprestados com prazo de devolução tenha em vista que podem aparecer "de repente" e você os irá priorizar em detrimento de outras metas. Não seria bom ter metas do tipo ler os livros tais e tais. É melhor algo que envolva quantidades.
Se você costuma mudar de ideia o tempo todo, pense em metas simples genéricas ou considere não ter metas, já que você pode chegar a conclusão que o que pareceu interessante no mês passado não é o que você quer agora. Agora, se você quiser provar que consegue levar um desafio até o fim, coloque como meta mudar a sua lista apenas uma vez por mês.
De um modo geral, combine algumas destas perguntas, refaça a sua lista de metas e tente não deixá-la muito complexa. Se tiver alguma dúvida para um ponto que eu não abordei, me deixe um comentário ou mande uma mensagem com perguntas. Respondo diretamente ou se forem muitas faço nova postagem. Não vou conseguir abordar todos os assuntos, mas creio que com essas dicas, conseguirá estabelecer uma meta que te dará prazer em perseguir e cumprir e escolher os desafios para participar sem se frustrar tanto.
Esteja aberto para mudar de ideia e abandonar tudo. Quem manda na sua vida é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.