domingo, 19 de maio de 2019

Descarte Consciente - Remédios

Estão surgindo numa velocidade cada vez maior, canais de descarte correto de objetos. Muitas vezes eu falo de separar as coisas para descartar e da preocupação de não jogar simplesmente no lixo e parece apego da minha parte esta dificuldade de descartar. Então vou trazer os exemplos de descarte correto que eu descobri na cidade que eu moro e que prestam um senhor serviço na minha consciência.

Um descarte muito relevante e que possibilitou organizar o armário de remédios é que as farmácias são obrigadas a recolher remédios vencidos e frascos de remédios vazios. Apesar de embalagens, bulas, caixas e etc poderem ser descartados no lixo reciclável comum, sem risco de contaminação, prefiro entregar tudo na farmácia e eles separam.
Frascos, flaconetes, bisnagas, seringas medidoras não podem ser descartados no lixo reciclável, mesmo que vazios ou lavados. Lavar, inclusive, pode contaminar a água que corre para o sistema de esgoto. Comprimidos então, nem me fale. Parecia inofensivo descartar na descarga, mas contamina a água que mesmo depois do tratamento de esgoto pode conter resquícios dos componentes (não sei se é verdade, mas prefiro não arriscar).
Ainda na linha da busca da verdade, é tão fácil divulgar notícia falsa que eu acabo preferindo escolher a verdade que me conforta. E são muitas notícias falando da contaminação da água e do ar. Se o que foi divulgado é verdade, estamos nos envenenando aos poucos. Imagina que faz uso contínuo de medicamentos ou busca um remédio logo nos primeiros sintomas? Está ingerindo uma quantidade monstruosa de drogas. 
Tentando equilibrar de forma racional, tanto evito tomar medicamentos a não ser em último caso, como também faço a minha parte para tentar diminuir a contaminação da água com estes medicamentos.

Pelo menos uma vez ao ano, retiro tudo o que eu tenho no armário de remédios, confiro a validade e separo para descartar o que está vencido. Como todos os remédios controlados têm que ser vendidos na quantidade prescrita, geralmente logo que termina a administração eu já descarto os frascos e embalagens. Às vezes sobra um xarope, um soro fisiológico ou algo do tipo. E são mais estes produtos que eu tenho no armário de remédios. 

Na minha casa, separo por tipo de produto e vou colocando no corredor as sacolas para descartar. No caso dos medicamentos, uma ida à farmácia ou à padaria que tem uma farmácia no caminho e eu já levo para descartar. É relativamente fácil. Alguns descartes requerem um pouco mais de programação. Mas estamos nos organizando para descartar de forma correta o máximo de itens que conseguimos. 

Sugiro consultar na internet, lugares como o www.ecycle.com.br, e perguntar na farmácia mais perto da sua casa ou do trabalho. Assim, você não fica juntando lixo em casa, descarta da forma correta e não precisa se desviar da rotina para ter a consciência mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.