segunda-feira, 9 de abril de 2018

Crescimento da Família

Tem gente que resolve mudar para um lugar maior quando descobre que a família vai aumentar. Tem gente que se programa e deixa o quarto pronto muito antes de estar grávidos. E também tem gente que passa por isso sem mudar nada na vida. Mas geralmente se tem quase 9 meses para se preparar. Então dá tempo de fazer o que precisa fazer.
A minha vida mudou bastante com a maternidade. Penso que numa segunda experiência a mudança é menor. Já não tem a novidade e a minha rotina já é de mãe. Mas é bem diferente passar pela gestação sem ser mãe do que tendo um filho para seguir a rotina e dar atenção.
Sobre as mudanças que resolvi fazer, a maior delas foi no quarto. Da outra vez eu tive o trabalho de desocupar o quarto e muita coisa foi para o escritório, a área de serviço e os maleiros. Desta vez, já não tenho estes espaços disponíveis.
Como contei, desde o começo, tínhamos coisas que gostaríamos de fazer na casa e fomos decidindo em função do prazo para o nascimento da criança.
O quarto demorou mais tempo do que eu gostaria para ficar pronto. E com isso vivemos mais tempo na bagunça sem poder colocar as coisas no lugar. Mesmo começando o quanto antes, eu não tive disposição física para fazer o que poderia ser feito, o cansaço, o inchaço nas pernas e a dor ciática não permitem muito esforço. Depois, tive que aceitar fazer as tantas outras coisas conseguia fazer e podia adiantar. Mas muitas ainda precisam do guarda roupas e do berço ou ainda é cedo para lavar a roupa e deixar a mala da maternidade montada. Foi um período bastante corrido e conturbado.
Os preparativos para o chá de fralda me deixaram ocupada neste período de espera. Muita coisa eu fiz sentada. Aproveitei o chá para mostrar tudo o que eu já tinha. Então decorei com fotos do quarto, mostrando os móveis e os objetos. Desci para o salão com mais outro tanto de coisas que eu consegui com a família, inclusive os novos. Também usei na decoração o que eu guardei da mais velha de roupas e brinquedos, e algumas coisas que eu comprei.
A arte do convite foi bem simples, nada demais. A outra coisa que eu fiz foi o móbile de Origami que eu mostrei como um dos projetos de 2017. E a mesma arte do convite eu reproduzi na entrada do salão. Sei que ficou bem simples. Também foram poucos convidados, mas era só o que eu esperava mesmo. Não tinha energia para aguentar algo mais agitado. 
Depois ainda havia a necessidade de guardar os presentes do chá, mas neste momento já havia algum espaço. A melhor parte foi poder guardar as coisas no guarda roupas, montar o bercinho no lugar e descobrir o que eu precisava comprar.
Ainda negociei comprar usado o enxoval que me foi oferecido por outra mãe. E tudo deu bem certo. A chegada antecipada foi um pouco tensa, mas mesmo o que não havia sido comprado, eu já havia listado. Então foi bem simples de reorganizar. Estou aproveitando este período de licença para fazer um pouco das coisas que eu esperava fazer nas minhas férias, que eu não tive, e me dedicar aos meus projetos para a casa. Estamos indo muito bem, mas temos tido muito trabalho. O crescimento da família não me assusta, principalmente por termos nos preparado para isso. Mas agora, paramos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.