quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Item 3: Marcar Pediatra

Uma tarefa sem qualquer complexidade. A dificuldade é só acertar a frequência. Bem se vê que não é algo que eu tenha facilidade de lembrar de fazer, por isso coloquei na lista de tarefas. Mas penso que este tipo de item, apesar de condicionar o compromisso com atividades de rotina, não seguem tanto o espírito destas listas. Como lição aprendida já digo que não pretendo colocar este tipo de tarefa para este tipo de lista.
Pela idade da criança, precisava levar ao pediatra aproximadamente a cada 6 meses. A não ser por uma emergência, eu deveria levar à consulta pelo menos 5 vezes durante o período do projeto. E eu não consegui. O maior período que fiquei sem levar ao pediatra foram 12 meses e 2 dias. Mas foi um período de boa saúde. Um pouco de tosse, muitos espirros, algumas vezes uma febrinha, mas nada preocupante: uma febre mais alta, vômito, falta de ar e principalmente a falta de disposição.
Estou dando o item por concluído apesar de ter faltado uma consulta por que agora esta consulta não precisa mais. Mas o motivo é bem simples: eu precisei cancelar o convênio médico que eu tinha e contratar outro. Não poderia pedir a portabilidade porque era outra titularidade de plano. Então tive carência no plano e extra oficialmente fiquei um mês descoberta. Não aconteceu nada demais neste período. Temos uma boa saúde. Mas foi justamente na época que estava para voltar no pediatra e na endocrinologista. E as consultas de rotina ficaram atrasadas. Optei por não mais levar na endocrinologista e não consegui marcar o pediatra. A marcação de consulta só ocorre nas segundas-feiras pela manhã por telefone. Entre esquecer de ligar na segunda (e só lembrar na terça ou na quarta) e conseguir completar a ligação, foram se passando quase 3 meses. E então desconfiei que havia algum erro na linha telefônica. Mas o catálogo constava este mesmo número. E saí ligando para todos os telefones listados até descobrir que o telefone mudou, o ramal mudou, o procedimento de marcação de consulta mudou e finalmente consegui uma data na agenda para a consulta em janeiro, que deveria ter feito em agosto.
Mas isso tudo é a história de como marquei a última consulta, e que por acaso aconteceu todos os enganos que poderiam acontecer numa atividade rotineira relativamente simples.
As outras consultas dentro deste período eu não tive dificuldades em marcar. Não tive dificuldades como nesta última, mas me vali desta lista que havia feito.
É muito fácil depois de grande só precisar passar no médico uma vez ao ano ou quando está com algum problema de saúde. Mas quando bebê a periodicidade de consultas é bem mais frequente. Conforme vai crescendo vai espaçando mais o período entre consultas. Apesar de nesta idade a criança ainda estar muito suscetível a doenças da infância, o único problema mais crônico é a rinite alérgica. Fico acompanhando para não deixar chegar nas crises de asma e ter que entrar no antibiótico. Mas felizmente, estamos tendo um bom resultado. Já fui muito criticada por minhas escolhas, mas tenho convicção que está dando certo.
Nesta última consulta esperava que o pediatra prescrevesse um tratamento mais extenso, mas mesmo com a tosse e todo o histórico narrado, não julgou necessário nenhuma alteração no tratamento que vinha sendo feito. Às vezes penso em tentar outra opinião, mas no fundo, eu sei que está bem.
Esta última consulta passei em 17 de janeiro e não preciso retornar. Então dou por concluído o item da lista.
Já tenho outras coisas anotadas para uma lista, mas não pretendo voltar com este tipo de item. Tem mais cara de lista de tarefas para as férias que foi como eu comecei a fazer mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.