segunda-feira, 25 de abril de 2016

Por que eu Não Consigo Trocar Livros

Infelizmente estou ficando sem espaço para guardar tantos livros em casa e por isso andei tentando fazer alguns desapegos. Pelo tanto que eu leio era de se esperar que não tivesse tantos livros parados. Mas sim, eu os tenho.
Atualmente ainda estou lendo os livros que comprei em 2011. Então imagine um estoque de 5 anos de livros. Acho que 2012 eu comprei muito livro. Depois diminuí um pouco e ultimamente tenho comprado muito menos.
De uns dois anos para cá, quando a Amazon entrou no Brasil para valer, ficou muito mais fácil adquirir livros eletrônicos ao invés de comprar livros em papel. Mas ainda encontro edições físicas em preço menor que as edições virtuais. 
Eu já havia separado um tanto de livro que eu já li para troca. Já doei alguns para biblioteca também e já dei alguns livros para conhecidos. Mas penso que ainda tenho muito livro.
Como parei de participar do Livro Viajante por conta das frescuras que inventaram por lá, tenho conseguido finalmente ler os meus livros. Mas o meu ritmo é um pouco lento. Ainda tenho muitas versões digitais no computador e vou demorar bastante para lê-los. 
Eu refleti muito sobre as minhas escolhas de leitura, bem como o meu ritmo e acabei montando uma página para controlar os projetos. Além dos livros físicos tenho muitos livros digitais, muito mais mesmo. Então voltei a ler estes tantos para diminuir a vontade de comprar mais. São tantos que nem consigo arrumar. Então estou esvaziando as pastas, tirei alguns repetidos e estou conseguindo mover e arquivar no HD externo de tempos em tempos. Muitos destes livros não tenho tanto desespero de apagar sem querer. Também tracei um objetivo distante a perseguir que é:

15. Ter menos de 100 livros no computador e assinar o Kindle Unlimited.

E as minhas metas de leituras anuais, embora já estejam bem furadas, eu não quero me afastar para conseguir estimar quanto tempo ainda preciso para atingir este objetivo.
Mas ainda me restam os livros físicos. Eu não sei exatamente o que eu vou fazer, mas eu quero muito diminuir a quantidade de livros que eu tenho.

Eu também tinha fixado uma meta para conter o aumento da quantidade de livros, que junto com os outros cuidados poderia me ajudar a diminuir a quantidade de livros e não ter mais problema de espaço, mas não sei mais se será possível. A meta era:

10. Trocar 10 livros (10 enviados).

Era uma meta contida. Relativamente fácil de cumprir, mas uma proposta para eu me motivar a trocar os livros e principalmente mandar embora os que eu não tenho a intenção de manter.
Desde o ano passado eu estava conseguindo trocar muitos livros pelo Skoob - Plus, mas os correios estão me impossibilitando de utilizar esta ferramenta. Primeiro fecharam a agência do shopping que funcionava até as 20 horas, depois mudaram o horário de funcionamento da agência central que já não funciona mais aos sábados.
Eu ainda quero trocar os meus livros mas não gosto muito da possibilidade de levar num sebo. Não é que eu não queira sair perdendo, porque de certa forma eu sempre saio perdendo, mas acho péssimo trocar um livro que eu comprei novo por 10 reais, que o sebo vai avaliar em 8 reais e vai vender por 18, ou até por 35, mesmo sendo usado. E o pior é que não recebo em dinheiro, recebo em crédito, para trocar por um livro usado que o sebo oferta por 18 reais que está em pior estado que o meu. No fim, ainda teria que pagar por um livro usado mais do que eu paguei por um novo que eu deixei na troca. Muito disso é impressão minha. Só vou saber se bater perna pelo centro da cidade e negociar. Mas se continuar me irritando não me restará outra solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.