quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015

Estou revendo as postagens e muita coisa ficou atrasada ao longo do ano. Tive meses que quis jogar tudo fora e teve meses que eu quis começar tudo de novo. Tive momentos de recomeçar o mesmo e de completa frustração.
Mas neste momento penso que a esperança está se renovando. O meu grande tormento ao longo de todo o ano foi conciliar as outras atividades com o meu pouco tempo livre. Foi muito difícil resolver que eu não poderia mais adiar e precisava dar um jeito na minha vida. A maternidade deixou muita coisa atropelada. Antes disso ainda haviam outras coisas e tal e foi ficando.
Tenho a impressão que esta é uma luta para uma vida inteira. Não vou conseguir ter a sensação que está tudo em ordem. E sempre vou descobrir outras coisas que poderia fazer. 
No meu esforço por tentar me organizar acabei entendendo que um dos meus males é ter muita coisa. Estou longe de ser acumuladora e tenho certeza que estou bem na média. Realizo algumas compras em excesso mas não sou uma compradora consumista. O maior mal é que tenho dificuldade em desapegar e jogar as coisas fora. Tenho uma sensação que eu só posso jogar fora o que não dá para usar. E uso as coisas até virar pó. O problema é que por não poder ficar comprando, acostumei a cuidar das coisas para não estragar. E as minhas coisas, de fato, duram bastante.
Tenho sentido que este ano foi de muito aprendizado. Estou aprendendo melhor a me entender. E quis usar o blog para isso.
Se for levantar tudo o que fiz no blog, comecei a colocar coisas mais pessoais. Comecei a falar mais de mim, comecei a descrever os meus dramas.
Eu amo ler, e mesmo que não tivesse os desafios ainda gostaria de contar das minhas leituras. Mas a dificuldade em sentar e escrever me fez acabar optando pelos resumos. Creio que eles estão funcionando bem para mim. Alguns não acrescentam nada, outros quase conto tudo. Mas alguns livros ainda tenho tentado fazer resenhas.
Uma modalidade de livro que está entrando aqui com regularidade são os de auto-ajuda e dieta. Não estou num programa de emagrecimento nem nada, não tenho sobrepeso, mas estou melhorando a minha relação com a comida. Tenho tentado experimentar alguns alimentos, diminuir os alimentos industrializados e escolher produtos mais saudáveis e principalmente comer menos fora para comer melhor. Eu faço um mensário avaliando como está a minha alimentação de forma geral. Coloquei algumas metas e tenho tentado seguir. Talvez traga para cá um pouco dele com o marcador alimentação.
Voltando a falar sobre leituras, além das postagens de resumo para o Desafio 100, tentei ser regular nos Balanços Mensais. Desde que eu comecei na pós a minha leitura ficou bastante prejudicada. Foi uma das poucas metas que eu tentei manter apesar de ter tão pouco tempo livre. Uma grande vitória foi traçar a minha lista de leitura mês a mês. Já havia visto outras pessoas fazendo mas não achei que combinava comigo. Mas acabou sendo uma experiência positiva e creio que vou manter em 2016 para quem sabe ter um melhor resultado. As minhas metas de leitura para 2016 estão mais comedidas e devem aparecer por aqui. Os balanços também continuam.
Eu dediquei bastante esforço na minha lista de coisas e realmente pretendia segui-la e cumprir a maior quantidade de itens possível. Concluí muito pouco, menos do que eu imaginava. Mas considerando o tempo que eu tenho à disposição por dia, 1001 dias será pouco mesmo. Foi uma primeira tentativa e tenho certeza que posso fazer algo melhor. Vou continuar me dedicando a este projeto e vou fazer uma nova lista quando esta acabar em 2017. Infelizmente terei que repetir uma grande quantidade de itens que não cumpri, mas estou indo num bom caminho, estou certa disso.
Coisas novas que estão aparecendo aqui foi a minha experiência como consumidora. Ela é importante não para eu ganhar dinheiro ou conseguir patrocínio, mas para eu rever os meus valores e repensar meu consumismo.
Outros aspectos que estou tratando aos poucos são dicas de arrumação e decoração. Eu não sei o que eu pretendo com isso, mas me parece que ajuda a repensar o consumismo e principalmente a diminuir a quantidade de coisas e me ensinar a jogar as coisas fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.