domingo, 6 de dezembro de 2015

Alimentação de 2015

Muita coisa mudou na minha vida desde de 2013, mas desde o ano passado eu venho anotando todo mês sobre algumas mudanças na alimentação. Não deixa de ser uma reeducação alimentar. O objetivo não é a perda de peso, mas ter menos desconforto e não ganhar peso.
Eu comecei a ficar muito chata com a comida de todo dia já que eu comia fora quase sempre. Eu comia mais do que eu precisava e ficava com a sensação desagradável de que aquela comida estaria mais saborosa se eu tivesse feito. Com a gravidez e, depois do parto, com a intenção de ter mais tempo em casa, passei a almoçar em casa. Depois de um tempo, com a mudança de prédio passei a fazer marmita e levar para o trabalho. E tem me feito bem. Comer fora voltou a ser um prazer controlado, sem exageros. E os dias de comer porcaria até ocorrem, mas eu não tenho tanta vontade. 
Uma regra que tem funcionado bem é a da salada todo dia. Eu como depois da refeição quente. E sem tempero. Mas está longe de parecer uma penitência. Eu como numa boa. Mesmo sendo praticamente a mesma coisa todo dia. Nos fins de semana, quando como em casa, ainda acrescento um queijo, um tempero, um molho ou algo do tipo.
Melhorei bastante no quesito comer a cada três horas. Infelizmente não é um lanche dos mais saudáveis tipo frutas e cereais, mas em geral são uns biscoitinhos, torrada e um cafezinho. Veja que apesar do café não ser o mais recomendado, evito tomar café em outros momentos que não no horário do lanche.
Eu diminuí bastante os alimentos prontos. Não compro mais comida pronta, preparo para risoto, lasanha congelada, sopa de saquinho, bolo de caixinha, pipoca de microondas e coisas do tipo. Praticamente não tenho biscoito recheado, salgadinho, refrigerante.
Muito de vez em quando compro embutidos, enlatados, suco de caixinha e outros alimentos semi prontos.
A minha opção costuma ser preparar uma quantidade maior e congelar. O freezer passou a ser meu maior aliado. Assim como o forno. Demoro muito tempo cortando e picando, lavando e deixando secar. Escolhendo as receitas e os temperos para não deixar perder. Combinar os preparos para não ter sobra. Mas depois que começo a ligar as bocas do fogão e o forno, tudo vai muito rápido. É só esperar e depois saborear.
Em 2015 aprendi a controlar a despensa, a geladeira e o congelador para não precisar jogar comida fora. Ainda tenho a minha listinha das coisas que precisam acabar e talvez não comprar mais. Mudei um pouco o meu padrão de consumo e aos poucos tenho refinado as minhas escolhas.
Ainda preciso tomar mais água. Ainda abuso de café e outras bebidas cafeinadas.
Também preciso voltar a experimentar coisas novas e receitas novas.
No fim do ano, é bom rever tudo o que se tem em casa e renovar os estoques aproveitando para limpar tudo. Uma grande conquista de 2015 tem sido o fim dos carunchos e das formigas. Estou trocando meus potes de armazenagem para poder enxergar tudo o que tem na despensa. E o melhor de tudo isso é que consigo ver tudo o que eu tenho em casa e ainda consigo ver tudo o que eu tenho nos armários.
Infelizmente, ainda tenho algumas coisas na bancada da cozinha e estou com o freezer muito cheio. Acabei errando a mão e ainda tenho muita coisa. Nos meus primeiros dias de férias, além de tentar me preparar para o natal e para viajar quero por uma ordem na casa e inclusive na cozinha. Terminando a limpeza.
Em 2016 vou prosseguir nestes controle e colocar novos objetos em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.