quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Item 32: Separar Todas as Roupas Manchadas

Um grande dilema de quem trabalha fora é colocar alguém para ajudar com o serviço de casa. Morando em apartamento, o espaço é pequeno. Mas eu tenho relativamente muita coisa e pouquíssimo tempo. Dificilmente conseguiríamos dar conta de tudo sem ter alguém para ajudar em casa. Eu conto com o serviço de uma faxineira que vem uma vez por semana. A proposta é fazer uma faxina completa e passar roupa. Como o apartamento é pequeno e são poucas pessoas, não é um trabalho para mais de 5 horas, então pode ser feito em um dia. Eventualmente, algumas tarefas excepcionais procuro dividir para não sobrecarregar. E as limpezas mais pesadas, muitas vezes prefiro eu mesma fazer.
Uma coisa que sempre foi complicada é conhecer o seu jeito. Quando moramos na casa de nossos pais, a casa é do jeito que os pais querem. Mas depois que mudamos para a "nossa" casa, temos de descobrir como é o nosso jeito. Algumas decisões tomamos sem perceber, mas outras são grandes conflitos, principalmente depois de estar acostumados. Mas escolher dentre as tarefas que cada um pode realizar de forma harmônica na família não é o mais difícil. Com o tempo curto, acaba aparecendo alguém de fora para ajudar. E esse alguém nem sempre aceita o "seu" jeito. Conseguir uma faxineira, principalmente caprichosa não está fácil. Acabo passando alguns períodos sem ninguém. Por enquanto, ainda me irrito quando chego em casa e preciso arrumar a bagunça, mas preciso manter o serviço. Sinto não conseguir deixar mais coisas para outras pessoas fazerem, sinto sempre que estou em débito com a minha casa. E o resultado por deixar outra pessoa fazer é que o jeito da pessoa lavar roupa deixava manchas de amaciante.
Eu experimentei algumas tarefas que eu pudesse deixar para outra pessoa fazer que tivesse o resultado aceitável, mas mesmo eu não sendo chata com roupa, não dava para ficar com as roupas manchadas. Tentei diluir o amaciante, pedi para colocar menos para não pingar na roupa (que é o que eu faço) mas não adiantou.
Eu não quis ofender dizendo que a pessoa faz errado, mas eu estava tendo que lavar roupa na mão e bater na máquina duas vezes o que é um baita desperdício de tempo e de água. Então preferi deixar a roupa apenas para eu lavar. É uma correria danada todos os fins de semana. Eu preciso estar com a roupa em dia para passar uma vez por semana e sempre ter roupa limpa pra usar. Claro que esta rotina me obriga a ter um pouco mais de roupa do que o estritamente necessário, mas é importante definir esta rotina para saber a quantidade de roupas de cada tipo ter para conseguir guardar no armário. Mais do que isso, preciso descartar.
Voltando para as roupas manchadas, a maioria eu mesma já havia esfregado, mas como eu não passo roupa, algumas vezes eu só descobria que a roupa estava manchada depois de sair de casa já que geralmente eu me visto com luz indireta, na penumbra ou até no escuro. Embora eu tenha preferido eu mesma lavar a roupa, inclusive o que se lava na mão e separar para tirar as manchas, passar roupa era demais. Então coloquei este item na lista para terminar de conferir as pilhas de roupas e lavar as que achasse manchada. Depois de alguns meses, percebi que praticamente todas as roupas que poderiam ter sido manchadas já haviam sido usadas novamente e não encontrei mais peças manchadas e defini que o item estava concluído.
Bem se vê que eu tenho um grande problema com roupas em casa. Mas agora, manchas não são um problema e a rotina de lavar roupas não está tão tensa. Às vezes tenho até uma ajudante para separar e colocar a roupa na máquina.
Ainda tenho muita coisa para fazer para ficar satisfeita com o meu guarda-roupa como por exemplo separar as que eu não tenho usado, costurar as que estão com pequenos ajustes pendentes e etc. Mas roupas manchadas não são uma preocupação para mim.
Um próximo passo para uma nova lista será adequar a quantidade de roupa que tenho para uma quantidade menor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.