sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Perfumaria e Beleza

O setor que acredito tenha mais supérfluos é perfumaria e beleza. Não me levem a mal, eu não sou de usar muita coisa e tenho muito mais do que uso. Compro mais pelos olhos do que por necessidade. E tudo é tão bonito que eu sempre penso que vou me acostumar e mudar. Cada vez mais tenho convicção de que não é bem assim.
Estou com algumas tentativas de mudanças de hábito na minha lista de 101 coisas e já estou trabalhando em novas metas para equilibrar esta balança tão torta. Aqui tem algumas dicas para escolher os produtos e as quantidades. Depois venho contar sobre redução.

Acostumei a guardar todos os kits de higiene que vêm nos hotéis e nas revistas. E também não sabia comprar, acabava comprando e testando produtos que eu não conhecia e não sabia usar que depois eu largava. Então coloquei a preocupação de me livrar dos muitos produtos que eu tenho em casa e não usava com frequência.
A principal dica é conhecer o seu gosto e o seu uso

Pele: Eu tentei utilizar sabonete com hidratante mas eu sentia a pele melecada como se não tivesse tomado banho. Então optei por usar um sabonete glicerinado e creme hidratante.
Maquiagem: Também não me acostumei com maquiagem, passo alguma coisa na pele e nos olhos, mas na boca é só gloss.
Cabelo: Para o cabelo o drama é um pouco maior, preciso pintar, usar shampoo e condicionador para tratamento e creme para pentear sempre. Descobri mais alguns produtos práticos para o dia-a-dia que ajudam a ajeitar o cabelo e estou sempre testando produtos novos.
E por fim, o top chatice foi para o desodorante em creme que têm pouquíssimas opções no mercado.

Não vou discutir sobre as linhas de produtos e as marcas porque isso é de cada um. Mas tente encontrar o equilíbrio entre o que você usa e o preço. Se não está funcionando, troque. Se você gosta e funciona, tenha sempre. Se for muito caro, considere a possibilidade de uma alternativa ou encontre outras formas de adquirir para ter descontos
O principal para mim foi reconhecer que desses brindes todos, nenhum vai ter um bom resultado como o do produto que eu escolhi usar.
Outra coisa que aprendi a fazer é só comprar quando preciso. Porque sempre ganho perfume, creme ou sabonete em aniversário ou natal. E não se engane com promoção do tipo comprar um que o segundo sai pela metade do preço ou de comprar um e ganhar amostra dos itens tais e tais. 
E mais uma lição foi padronizar os lugares para guardar os produtos, separar por tipos e saber sempre o que tem.
Quando eu tirei tudo o que eu tinha do armário do banheiro, descobri que eu tenho sabonete para dois anos de uso. Para facilitar saber tudo o que eu tenho, joguei fora os potes vazios que podem ser reaproveitados se eu não pretendo comprar o produto novamente. A maioria das empresas de cosméticos estão fazendo embalagens com refil ou retornável. As embalagens que estavam no armário ocupavam espaço e não permitia ter noção do que de fato havia.
Outra coisa é deixar os produtos de uso contínuo à vista. Um dos motivos de eu não usar é por esquecimento. Se a bancada começar a ficar muito cheia, é melhor reorganizar e distribuir nos locais de uso.
Pode variar de pessoa para pessoa, mas alguns produtos têm o uso mais indicado para determinadas condições climáticas (clima quente, clima frio, tempo chuvoso...). Mude a disposição de acordo com as estações do ano se for o caso.
A não ser que você faça natação duas vezes na semana, não deixe uma necessaire pronta para viagem eventual mesmo que você viaje com frequência. Eu viajava (por isso tinha tanta coisa de hotel). Tenha a mão os produtos de uso diário e uma necessaire grande para por tudo dentro. Uma das piores coisas é chegar no hotel (ou na casa de alguém) e descobrir que esqueceu a escova de dentes. Então prefira usar a escova da vez do que confiar que a escova está dentro da necessaire e pode já estar estragada. Se for o caso, deixe várias cópias da sua lista de itens necessários a mão para conferir na hora de fazer a mala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.