sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Item 5: Levar a Ágata ao Dentista

Com o nascimento dos primeiros dentinhos surge a preocupação dos pais com os cuidados. Parece bobagem, mas o nascimento dos dentes muda bastante a fisionomia da criança. 
Para alguns pais, os dentes são muito esperados já que os alimentos podem ser menos triturados depois que os dentes aparecem. Por outro lado, é um momento em que a amamentação fica prejudicada.
Eu tive a sorte de cada dente vir com uma febre de três dia. Coisa fácil. Não reclamava de dor na gengiva, não roeu a casa inteira,  mas também não comia direito. Passava os dias só no leite.
Por mais que o pediatra diz que não é nada e todo mundo saiba que não é nada demais, ficou a preocupação se está tudo certo.
Muitos pais têm dúvida sobre a época correta de nascerem os dentinhos e já levam no dentista. A minha proposta era levar ela ao dentista ao fim da dentição de leite, mas eu não havia me dado conta que alguns dentes permanentes já estão vindo e os cuidados já devem começar. 
Apesar da trabalheira que era conviver com a febre e o nascimento de um dente de cada vez, não precisei me preocupar com nada, apenas o bem estar da criança. 
Quando procurei passar no dentista para cumprir outro item da lista, perguntei da possibilidade de uma primeira visita para a Ágata. A proposta era mais saber como estavam os dentinhos e trocar informações sobre cuidados e escovação.
O fato é que tenho realmente muita sorte. A natureza da minha filha, embora um tanto temperamental em alguns momentos, é muito tranquila. Não tenho muito trabalho para nenhuma das obrigações de rotina que as crianças devem ter. E escovar os dentes é algo muito tranquilo. É claro que eu preciso usar de algumas brincadeiras como escovar os dentes de alguns brinquedos, lavar a boca junto, brincar de fazer careta no espelho e coisas assim para contornar as situações em que está mais resistente. Mas isso não é um problema. Alguns movimentos ela faz sozinha e inclusive corrige quando fazemos diferente. Tem uma preguicinha na hora de dormir, mas a escovação acaba acontecendo.
A minha preocupação era por conta de umas manchinhas e a pasta de dente já que ela ainda não sabia cuspir.
A ida ao dentista foi muito tranquila. Temos por hábito falar com antecedência que vamos fazer algo diferente, mas sem explicar. No dia, eu fui explicando como ia ser, que era uma moça, que vai olhar os dentinhos, que nem o George e a Peppa e o George estava com medo mas deu tudo certo. Colocamos o vídeo no celular do episódio do George no dentista enquanto eu estava sendo atendida. Ela assistiu o episódio, viu o meu atendimento e depois sentou na cadeira e pronto. Nada demais e uma "aventura" para contar.
Como disse não costumo ter esse tipo de problema. Até exame de sangue e radiografia ela fez de primeira, só pediu para ficar de mão dada.
E concluí o item com a tranquilidade de que não preciso me preocupar com a saúde bucal. Estamos cuidando bem e trazendo um hábito saudável (sem sofrimento) para a criança.
Aos poucos consegui realizar mais algumas mudanças que eram esperadas, mas ainda preciso preparar para a independência. Escovar os dentes ainda requer vigilância e ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.