sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Desafio 100 Resumo da Quinta Semana

Por incrível que pareça consegui acelerar no fim do mês e concluí muitas leituras. Na semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, consegui intercalar leituras rápidas com leituras mais demoradas e aos poucos estou diminuindo a lista de espera dos livros emprestados para ler mais livros meus. Também estou economizando nas leituras do kindle que costumam ser minhas leituras mais rápidas.

Feliz Ano Velho é uma leitura curta, autobiográfica, de um período conturbado logo após o acidente de Marcelo Rubens Paiva. Em alguns momentos contextualiza a situação acessando suas memórias, mas a narrativa se concentra nos aproximados 2 anos em seguida ao acidente que o deixou tetraplégico. Comecei a leitura dia 29 e concluí no dia 30/01. Estava na minha lista de leitura já há muito tempo. Avaliei com 4 estrelas por que sei como é complicada esta vida de hospital, cirurgia, remédio, tratamento e o autor conseguiu expressar de uma forma muito positiva. Outras histórias de não-ficção, por ter um caráter inspirador, acabam sendo um estilo "lição de moral" que me incomoda bastante.

O Misterioso Sr. Quin é outro livro da Agatha Christie que eu já vinha lendo desde 19/01 mas por conta de tantos começa e pára, demorei muito para terminar só no dia 31/01. O livro é composto por vários contos em que o Mr. Satterthwaite se vê envolvido em um drama e sempre aparece o misterioso Sr. Quin que o ajuda a interpretar os fatos com o raciocínio perspicaz. Da mesma forma misteriosa com que aparece, Sr. Quin também desaparece. Dificilmente um livro de Agatha Christie não seria avaliado por mim com 4 estrelas. E esse não foge a regra apesar de eu ter demorado demais para concluir a leitura.

O Noivo da Minha Melhor Amiga também foi uma leitura rápida que comecei dia 01/02 e concluí em 02/02. Acho que esse foi um dos primeiros livros da Emily Giffin embora eu já tenha lido outros livros dela e começado a ler outros. É bem o estilo dos livros da autora, embora tenha todo o drama em cima da traição e tal é leve e bem humorado. A Rachel sai com o noivo da Darcy embora ela seja sua madrinha de casamento e amiga de desde sempre. Por fim, a Rachel acaba revendo seus valores e suas amizades por conta do ocorrido e na maior parte do tempo sem meter os pés pelas mãos. Agora tem a continuação Presente da Vida que pretendo ler em breve. Avaliei com 4 estrelas por que também não consegui parar de ler até terminar.

O Tamanho do Céu está longe de ser o melhor livro da Thrity Umrigar. Comecei a ler logo que cheguei em casa dia 10/01 mas só terminei em 04/02. É uma história triste de um casal que perdeu um filho e se mudou para a Índia na esperança de conseguir se recuperar do trauma da perda. Mas apesar de todos os esforços, parece não estar sendo possível. A relação do casal está desgastada. Todas as histórias da Umrigar tem o contexto na Índia e é bem impressionante o choque cultural, a diferença das classes (ou castas) a pobreza e o sofrimento. Mas nesta história foi um pouco diferente por que trata do contato de estrangeiros (ocidentais) na Índia. Eu só consegui avaliar com 3 estrelas porque conheço outras obras da autora que foram muito mais significativas para mim.

Eu tentei iniciar várias leituras nesta semana mas muito pouco eu avancei. Creio que vou passar algum tempo concluindo apenas uma ou duas leituras. Até agora são 12 livros o que é bem pouco para se chegar aos 150, mas sinceramente acredito que ainda posso conseguir. Ainda teremos carnaval e alguns feriados. E as tarefas do ano aos poucos vão diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.