quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Eu Não Consigo Emagrecer

Nunca julguei que eu precisasse de dieta para emagrecer.
Quando passei dos 25 anos que o metabolismo desacelerou e o meu guarda-roupa me avisou que meu corpo não seria mais o mesmo, por conta própria passei a reduzir as quantidades ingeridas, a selecionar mais equilibradamente os alimentos e procurei uma academia.
Se for o caso, posso depois comentar sobre a minha experiência com a academia, mas agora vou contar sobre dieta.
Depois da gravidez fiquei muito decepcionada com a situação do meu corpo. Recuperei o peso de antes, mas perdi praticamente todo o guarda-roupa do mesmo jeito. Com a falta de tempo para me exercitar, resolvi buscar apoio em dietas, mas antes de sair testando qualquer coisa e confiando em nutricionista (não tive experiências positivas com esses profissionais) fui ler sobre o assunto.
Meu primeiro contato foi com "Eu Não Consigo Emagrecer" de Pierre Dukan. A dieta dele está muito popular e quis ver do que se trata.
A primeira parte do livro é um esforço por convencer que a dieta funciona e relatando os casos de sucesso. Logo em seguida, são apresentadas as quatro fases do programa já com a lista dos alimentos autorizados. Depois da conclusão da explicação do programa, ainda tem várias receitas que podem ser seguidas. Um ponto forte deste programa e que é bastante defendido no livro é o uso do portal na internet como fonte de acompanhamento, estímulo e troca de experiência, mas principalmente como orientação. Nada que dispense o acompanhamento médico. O autor explica como recorreu ao uso do site e procurou uma equipe preparada e dedicada para atuar nesta parte do programa. No que eu considero a parte final do livro, ainda tem uma série de informações de que trata da perda de peso.
Foi muito curioso acompanhar a dinâmica deste livro já que cada "parte" tem características bem diferentes.
Alguns pontos deste programa eu considero corretíssimos. Por exemplo, o autor coloca que a maneira  que encontrou para que a atividade física fosse levada a sério foi a prescrição médica, por escrito. Ainda com relação à parte dos exercícios, o "abandono dos elevadores" foi outro ponto valioso que é trabalhado é que melhora o condicionamento físico.
Sobre a dieta, eu não sou muito fã de carne e confesso que não me imagino privada de carboidratos. Também não tomo leite desde os 16 anos. Então não sei  se eu seria capaz de me adaptar à dieta. Entretanto, a divisão do programa em quatro fases e a duração estimada de cada fase é incrível. Realmente é de longo prazo o suficiente para que evite o efeito sanfona. Ao mesmo tempo, dá margem para a desistência justamente por ser muito longo.
Enfim, não escolhi esta dieta para mim.
Tem ainda um ponto que me incomodou: o peso ideal. Para o cálculo são usados vários fatores e não apenas o IMC, o que eu acho muito bom. Mas meio que a própria pessoa vai trabalhar para o seu peso ideal durante a fase de cruzeiro, podendo inclusive trabalhar com outro peso que não o que de fato representa uma condição saudável. É importante que tenha um acompanhamento médico para evitar distorções.
Depois da experiência com a leitura entrei no site e fiz a consulta gratuita que indicou que eu não estaria em condições de seguir o programa porque a minha perda de peso é insignificante. Realmente, meu problema não é o peso, mas a distorção da forma física. O que eu quero é me alimentar com saúde, se preciso ganhar peso, mas conseguir um condicionamento físico melhor.
Então veja, esta dieta, ou este programa é apenas para emagrecimento de pessoas que estão muito acima do peso. Se você for uma mulher normal do tipo que quer perder sempre 2 ou 3 quilos (que sempre voltam) não perca o seu tempo. Dieta da proteína ou método Dukan não é para você.
E eu retomo a minha busca por uma dieta. Ainda tem muitas por aí. E depois vou buscar os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.