sábado, 15 de novembro de 2014

Eu Consigo Emagrecer

Depois da experiência com "Eu Não Consigo Emagrecer", encontrei este livro com o título super parecido e que me fez confundir os dois muitas vezes.
"Eu Não Consigo Emagrecer" é de um francês, já "Eu Consigo Emagrecer" é de um americano. Talvez por conta do american way of life essa diferença mais positivista, mas são dietas muito diferentes.
Boa parte deste livro trata dos estudos que foram realizados e as pesquisas que existem a respeito dos alimentos mais propícios ao desenvolvimento do câncer utilizados nas dietas e a longevidade.
A grande preocupação não é a perda de peso, mas a satisfação alimentar. Quer dizer, parar de comer quando estiver satisfeito, com todos os nutrientes necessários ingeridos. A argumentação parte de que, uma vez que nem todos os nutrientes foram ingeridos, o corpo fica solicitando o que está faltando e a pessoa continua comendo os alimentos pobres em nutrientes que o fazem engordar. A experiência do autor com o uso desta dieta tem uma média de perda de peso por volta de 9 quilos no primeiro mês, mas principalmente afasta a possibilidade de outras doenças em decorrência da obesidade como por exemplo, diabetes, pressão alta e doenças coronarianas.
Tem vários pontos interessantes desta abordagem. O que eu mais gostei foi o fato de a dieta ser contrária à ingestão de carne. O autor apresenta uma dieta que pode eliminar completamente a ingestão de alimentos de origem animal e cardápios e receitas com opções com poucos ingredientes de origem animal. Para reforçar esta recomendação, são justificadas todas as necessidades nutricionais com relação aos alimentos alternativos que podem ser utilizados com um coeficiente maior de nutrientes.
Quando realiza as tais comparações entre os alimentos, fiquei desconfortável com a quantidade comparada já que o autor compara por caloria, então as mesmas calorias representam 29 gramas de um bife ou mais de 1 quilo de espinafre. Claro que ninguém come 1 quilo de espinafre em uma refeição, mas para ingerir a quantidades de nutrientes necessários seria preciso aumentar em muito a porção. O autor também recomenda eliminar os lanches, realizar apenas 3 refeições diárias, o que reforça a necessidade de comer em maior quantidade para chegar à quantidade de nutrientes necessários. O que ajuda a equilibrar é a contagem de calorias que acaba ocorrendo. Então veja, existe uma lista de alimentos divididos em categorias e as quantidades diárias de cada categoria. A proposta é seguir 90% da alimentação de acordo com as listas.
Uma grande crítica do livro é na pirâmide alimentar que apresenta a base de proteínas, principalmente com os produtos de origem animal e os laticínios. O autor argumenta quanto ao lobby dos produtores frente às associações e aos órgãos oficiais do Estado. E realmente, essa impressão da pirâmide alimentar, apresentada às crianças desde novas, firmam valores de que é importante o consumo de carne.
Ainda falando sobre as críticas do livro, outra preocupação é a falta de algum nutriente que o autor é totalmente contrário ao uso de comprimidos polivitamínicos. Que eles sobrecarregam os rins eu sabia, mas muitos médicos recomendam inclusive o suplemento alimentar para quem faz exercício. O autor é terminantemente contra e especifica as condições que seriam possíveis o uso com prescrição médica.
Um outro ponto que eu fiquei bastante surpresa foi comentar que a fome não se sente no estômago, mas na garganta. A sensação de mal estar, moleza e até o roncar do estômago não é de fome, mas de um desconforto pelo vício de alimentos de baixa densidade nutricional. O autor diz que estas sensações passam depois de 4 a 5 dias, como qualquer abstinência. Abstinência que claro, vai aparecer não só para os alimentos, mas o café, a gordura animal em geral, a carne, o cigarro...
Esta dieta me agradou um pouco mais, mas tem umas teorias da conspiração e umas comparações meio viajadas que me assustam. Cada autor começa sua argumentação desmentido as propriedades das outras dietas. A conclusão acaba sendo não fazer dieta nenhuma. Ainda quero conhecer outras opções e opções de exercícios antes de partir para a avaliação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.