sexta-feira, 18 de março de 2011

O Guia do Toco

A maioria dos livros nacionais que tenho lido têm vindo pelo Livro Viajante. Muitos talvez eu sequer tivesse curiosidade em ler. Mas pretendo falar mais sobre isso futuramente.
"O Guia do Toco" fala sobre aquilo que todos nós passamos para dominar a arte da conquista. Afinal o lado bom dos erros é que aprendemos com eles.
As autoras fazem uma coletânea bem humorada e com exemplo dos "tocos" tomados. Aqui em São Paulo, falamos de forma mais genérica "levar um fora" quando termina um namoro ou relacionamento e "tomar um toco" quando a cortada já é na primeira investida, digamos que na cantada. O "Toco" utilizado no livro engloba os dois conceitos. Parecia muito mais com o "Fora". Nunca havia perdido tempo pensando na definição e nem sei se o que eu entendo é um consenso. Mas demorei algumas páginas para acostumar. Apenas umas poucas, porque o livro é fininho e com algumas ilustrações que seguem a mesma linha da capa.
A ideia do Guia é preparar, principalmente a mulher para o Toco, como identificá-lo e se defender (fuja, ou dê um toco antes, que o toco é certo). Mas também é um guia de como aplicar, não sei se intencionalmente. Não tem muita diferença homem/mulher nas situações narradas a ponto de ser um livro de mulherzinha.  Afinal, a sociedade mudou muito em termos de Guerras dos Sexos. Garanto que a leitura agrada igualmente homens e mulheres pela forma como são variadas as situações.
Nenhuma delas é novidade, mas os nomes dos tocos são bem criativos.
Esse foi o Nono Livro que eu recebi pelo grupo Livro Viajante e foi cortesia da Janaína. Obrigada e espero poder retribuir.

2 comentários:

  1. Oi querida!!!
    Eu já tinha visto esse livro no programa da Ana Maria e rí pra caramba com as autoras, mas ainda não consegui ler.
    E que bom que gostou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. OI Clara!! estou seguindo seu blog e adorando suas resenhas, to louca pra receber esse livrinho, to mesmo precisando dar umas boas risadas. bjinhos. Dana http://food4spirit.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.