segunda-feira, 14 de março de 2011

Asterix

Faz quase 6 meses que estou morando na França em função do meu trabalho. Mais precisamente, estou em Aix en Provence, que fica no sul do país e próximo de Marselha.
Nos finais de semana, o ritmo de vida é bem diferente da rotina de segunda a sexta. A partir de sábado à tarde a maioria das lojas e supermercados fecham. O jeito é aproveitar para passear, procurar alguma apresentação cultural, ver as feiras nas praças, ler um livro ou ficar à toa tomando um café em uma mesa de um bistrô qualquer só para ver o vai e vem de pessoas e carros.
Em um domingo de manhã, acabei encontrando uma feira de livros usados. Várias pessoas estavam oferecendo seus livros de todos os tipos e épocas. Despretenciosamente comecei a procurar algo para me distrair e acabei encontrando os quadrinhos do Asterix. Quando o vi, lembrei dos desenhos animados que tantas vezes assisti em minha infância e resolvi que esse Band Dessiné (quadrinho em francês) seria uma ótima forma para me distrair e praticar o meu francês.
O quadrinho conta as aventuras de Asterix, seu inseparável amigo Obelix e seu cãozinho Ideiafix durante a época do império Romano. Esses irredutíveis gauleses são conhecidos por terem uma força sobre-humana graças ao efeito da poção mágica feita pelo druida Panoramix. Essas histórias representam de uma forma tipicamente francesa os seus conflitos com os romanos e as diversas aventuras dos guerreiros gauleses em lugares distantes e culturas diferentes.
Sem perceber, essa é uma leitura rica em história, geografia e em informação cultural dos povos que Asterix visita. Para dar uma ideia, eles participam dos Jogos Olímpicos em Atenas, viajam para a Índia, Grã-Bretanha, Egito, Roma, encontram piratas e mercadores... enfim, a cada edição temos novas descobertas e aventuras. Como são 34 edições ainda terei bastante para ler...
Algo muito interessante é o paralelo com os costumes do povo francês: a culinária diversificada, cheia de temperos, ervas, carnes diversas (javali, lebre, pato, cavalo, boi, cordeiro, escargot...) e as refeições ao ar livre. Outro ponto é o interesse (do francês) por outras culturas e a vontade de viajar pelo mundo.
A leitura é leve e divertida, mas não sei se têm todas as edições em português. Enfim, para quem quiser aprender ou estiver aprendendo o francês esse quadrinho serve de motivação.

-----------------------------------------------------------
Asterix, texto de R.Goscinny e desenhos de A.Uderzo
Para quem quiser se informar mais, segue o site oficial.
E para mais quem gosta de mais emoções, próximo a Paris, existe um parque de diversões do Asterix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.