domingo, 28 de junho de 2020

Os Livros que eu Dei/Troquei em 2020 - Parte 1

Este ano estou mais devagar com as trocas e deixei a estante pausada bastante tempo. Mas não quer dizer que não tenha retirado livros da estante. 

Em janeiro finalmente tirei os livros espíritas que eu tinha interesse em doar. Restaram 2 que eu vou ler e doar em seguida. 
Também dei um de presente para uma amiga. Tenho certeza que ela vai aproveitar.
Num impulso, liberei a estante para tentar realizar alguma troca. E ciente que posso ter que desistir de alguma troca em algum momento por não conseguir enviar.
Em janeiro recebi de uma abençoada pessoa duas solicitações por dois livros que eu tenho repetidos. São livros que estavam no plástico, nunca lidos. Esses eu precisava trocar mesmo e já enviei tão logo foi possível. E comecei a acreditar que conseguiria cumprir a meta de trocar 12 livros. Os livros que enviei foram: "Depois de Ser Princesa", mais uma versão biográfica bem interessante, e "A Cruz de Cinza", que foi uma indicação de uma amiga do Livro Viajante que eu perdi contato.
Aproveitei para cadastrar para troca alguns livros que não são exatamente livros e atualizar a estante com as alterações mais recentes. Algumas edições cadastradas estavam erradas.
E então recebi outra solicitação por um livro-Oráculo chamado "Jardim Interior". Digamos que nós ganhamos. Havia uma dedicatória, mas não é o tipo de material que realmente me interessa ler. Depois que recebi a solicitação até folheei para ver o que achava, mas a maioria das plantas sequer reage bem se plantada no Brasil. Não me apetece tentar sequer. Enviei mesmo sem ler e acredito que quem solicitou vai fazer um uso bem melhor.
E ainda em janeiro, quando foi pedido o envio de livros infantis para a escola, enviei 5 ao invés de 2. Eu ia enviar só 2, mas ano passado os que eu enviei voltaram. Então preferi enviar logo mais.
Em fevereiro enviei mais um livro: "O Tamanho do Céu". É o último dos livros da Thrity Umrigar que eu tinha para trocas. Ainda tenho 2, mas que eu não li. Este livro não é tão bom quanto outros da autora que eu li, mas é uma história triste e bem característica da Índia, com as diferenças, a violência e um amor familiar muito grande.
Depois recebi uma solicitação para "O Menino que Colecionava Sonhos". Cheguei a ter 2 exemplares deste livro, doei um para uma campanha de biblioteca solidária e depois fiquei com o segundo autografado. Eu gostei da história, agradeço imensamente ao autor por ter me oferecido um exemplar autografado com dedicatória, mas a melhor forma de divulgar o trabalho dele é permitir que mais pessoas leiam e queiram ler. Eu cheguei a fazer resenha, apesar de ter lido várias resenhas negativas, mas a história é fofinha. Cheguei a considerar guardar um exemplar para a minha filha ler, mas é uma coisa que posso ter em minhas mãos no futuro de novo. Então enviei assim que possível.
Este começo de ano foi bem agitado. Enquanto estava terminando de ler as últimas páginas de um livro, fui editando a descrição para disponibilizar para troca e, assim que salvei e atualizei a página já estava com a solicitação do livro. Já havia acontecido de receber a solicitação por um livro que eu ainda estava lendo, mas este foi o livro que ficou menos tempo listado para troca. Em cerca de 2 minutos "O Elogio da Madrasta" já estava com destino certo. Eu gosto bastante do autor, e gostei da construção desta história apesar de que provavelmente eu deveria ter lido outro livro dos mesmos personagens antes. Mas é um tipo de leitura que eu dificilmente repetiria, por isso preferi trocar.
No final de fevereiro, recebi mais duas solicitações que só fui enviar em março. A primeira foi para "A Sensitiva", segundo volume da série Wherlocke. Já havia recebido uma solicitação pelo primeiro volume, que foi cancelada. A série não é ruim, mas é um estilo de livro que eu gosto de ler mas sei que não leria de novo. Foi uma compra por impulso, por conta de uma recomendação.
A segunda solicitação foi por "Ame o Que É Seu", da Emily Giffin. Este livro foi bastante criticado, acho que a maioria das resenhas que encontrei eram negativas, mas quando eu comecei a ler, me identifiquei bastante com a personagem e o dilema que ela estava lidando. Demorei para ler porque queria aproveitar cuidadosamente cada pedacinho da história. Quando terminei, senti que valeu a pena ler, mas eu teria como acessar e ler de outras formas sem precisar manter a edição física em casa. Por isso também estava para troca.
Ainda no começo de março, atualizando a estante e cadastrando informações nos livros para troca, recebi solicitação para mais um livro da série Wherlocke, desta vez o terceiro "A Intuitiva". Dos 3 primeiros, este foi um dos que eu mais gostei, mas já que eu pretendia me desfazer dos livros, este também estava disponível.
Em seguida, recebi solicitação para o primeiro livro: "A Vidente". Eu imaginei que esta série teria saída fácil, mas não achei que aconteceria tão rápido. Se ao menos eu tivesse conseguido enviar os 3 de uma vez seria melhor ainda. Acho que este era o volume mais fraco dos 3. Como os outros dois já haviam sido enviados, este foi em seguida.
E novamente recebi uma solicitação por "Seminário dos Ratos", que é o último volume que eu tinha da Lygia Fagundes Telles. Gosto muito dos livros dela, mas tenho certeza que não leria de novo as edições que adquiri. 
Então novamente a escola solicitou doação de livros e jogos para a arrecadação da Gincana e separamos mais uma pilha com 6 livros infantis.
Depois de março as coisas ficaram um pouco tensas e preferi pausar a estante. Só voltei a liberar na segunda metade de junho. E quase imediatamente já  recebi mais uma solicitação, a 12a. O livro da vez foi Lugar Nenhum, uma leitura recente que fiz mesmo durante a quarentena. Definitivamente não sou fã do Neil Gaiman e não vou manter nenhum dos livros dele. É estranho porque eu geralmente gosto de livros de fantasia, mas por algum motivo não consigo empolgar na leitura dos livros dele e acabo arrastando para terminar. A história de Lugar Nenhum tem vários pontos que eu gostei, o personagem principal é um romântico e quer sempre salvar os mais fracos. Também tem toda a situação de coexistir com a Londres de Cima. Os personagens nunca são bons mesmo quando têm bom comportamento. Mas foi muito difícil de ler.

Apesar de começar o ano desacreditada nas trocas, atingi a meta de trocar 12 livros em junho mesmo tendo deixado a estante parada desde março. Estive tocando outras metas e voltei a ler livros meus bem mais devagar. Não estou com muita pressa de trocar mais livros em 2020. Apenas se acontecer, eu envio. 
E o balanço médio foi muito positivo, tirei mais de 20 livros de casa. Não estou com muitos créditos disponíveis, fui fazendo solicitações para completar coleções. 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Resumo da Décima Primeira Semana 2020

Nesta semana de 11 a 17 de março estive tentando terminar as tarefas mais longas que estão me ocupando e nem todas elas são compatíveis com as minhas leituras. Apesar disto, e de continuar com tarefas que nunca acabam, consegui ler um pouco e priorizei terminar ao menos uma das leituras que estava em andamento.

A Colheita (Deixados para Trás 4). Não era uma prioridade nas minhas leituras, mas não queria demorar muito para retomar esta série Deixados para Trás por que ela é bem longa. No volume anterior, Nicolae, inicia-se a Terceira Guerra Mundial e termina com um terremoto de proporções mundiais. Em a Colheita, o desafio é restaurar a infraestrutura, localizar sobrevivente e se preparar para as Sete Trombetas (acompanhadas por novas tragédias). A figura do anticristo está cada vez mais caricata. Apesar da dificuldade em prosseguir na leitura, acabei gostando e estou ansiosa para completar esta série. Terminei em 12 de março e avaliei com 4 estrelas.

Os Escândalos de Half Moon Street (Pitt 20). E continuando a saga para ler pelo menos um volume por mês até terminar esta coleção, o volume de março foi o vigésimo que concluí em 14 de março. Neste volume Charlotte está viajando, mas sua mãe Caroline e seus contatos com atores e artistas colaboram neste trama que envolve algumas discussões sobre os direitos privados das mulheres. É incrível a quantidade de tramas diferentes pensada pela autora. Apesar de ter concluído a lista, estou tentando terminar todos os livros que achei da coleção que agora falta pouco.

Foi grande o esforço para avançar nas leituras em andamento. Continuo me dedicando a Paixão, Lugar Nenhum e pretendo dar mais atenção aos livros do kindle na próxima semana. Por enquanto estou bem na minha meta do mês.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Resumo da Décima Semana 2020

E mais uma semana se passou rapidamente. Acabei optando por priorizar a leitura da revista para voltar a diminuir a pilha de revistas que tenho em casa. Em geral, posso dizer que li muito pouco na semana entre 4 e 10 de março, mas consegui terminar alguma coisa. Estou fazendo um esquema de ler dois livros ao mesmo tempo alternando capítulos. Demoro muito mais tempo para terminar um livro, mas por outro lado, disperso um pouco menos.

Tormenta (Fallen 2). Eu demorei bastante para encarar esta continuação. Acabei lendo uma edição de contos antes que na verdade acontece depois e fiquei bem perdida com a história e os personagens. Neste volume, Luce é afastada de Sword & Cross e vai para uma escola interna na Califórnia, Shoreline, onde conhece Miles e Shelby. Lá tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre todo o universo de nephilim e anjos, mas persiste na sua necessidade de reconhecer quem é bom de quem é ruim, coisa simples. Não me empolgou muito, mas espero terminar com a série em breve, de preferência neste mês ainda. Concluí em 05 de março e avaliei com 3 estrelas.

Não estou muito perto de terminar mais nada, continuei lendo A Colheita e Os Escândalos de Half Moon Street. Quando terminei Tormenta comecei a ler Paixão, mas em todos, consegui avançar poucas páginas. 

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Resumo da Nona Semana 2020

Depois de altos e baixos, passei alguns dias sem nada ler e tentei recuperar o tempo perdido lendo tanto quanto possível. Entre 26 de fevereiro e 3 de março estive bem melhor. O feriado de carnaval ajudou, mas não foi só ele, foi também a cobrança para atingir as metas mensais de fevereiro. Quero ver se consigo atingir as metas antecipadamente em março.

As Altas Montanhas de Portugal. Este livro eu recebi em uma troca e gostaria de oferecer para outra pessoa. Então passei a frente de outras leituras e terminei no dia 26 de fevereiro. Esperava terminar um dia antes e entregar para a outra pessoa, mas paciência, vai ficar em casa mais algumas semanas. É um livro diferente, do mesmo autor de As Aventuras de Pi, mistura história de vida comum com acontecimentos fantásticos. Neste livro, a história é dividida em 3 partes, com personagens diferentes tendo por pano de fundo As Altas Montanhas de Portugal, uma região ao norte do país. Avaliei com 4 estrelas.

Sem Tempo a Perder. Foi mais um dos livros que havia baixado grátis no kindle e esperava ler em algum momento da vida e acabei priorizando por conta de uma das minhas metas bizarras. É uma leitura rápida, o autor tentou fazer no estilo de A Meta mas não achei que foi o mesmo resultado. A parte positiva desta leitura é que os assuntos me interessam e o autor propôs uma série de materiais e assuntos que eu deveria estudar para conjugar com o que eu já estudei e aprimorar as atividades que realizo profissionalmente. Terminei no dia 29 de fevereiro, parece uma data mentirosa. E avaliei com 4 estrelas. Acredito que em algum momento eu volte a ler este e outros livros do autor, Bruno Palvarini.

Aprendiz da Luz #3. É uma edição de quadrinhos, que lembra o estilo RPG, nas batalhas ele indica os poderes e a energia gasta de cada personagem. Enfim, interessante para quem curte este universo quadrinhos/jogos. Eu havia baixado gratuitamente no kindle, li os 2 primeiros volumes e acabei largando este sem terminar. Consegui terminar de ler também no dia 29 e avaliei com 3 estrelas. A saga não termina neste terceiro volume, mas com tantas leituras no kindle, não tenho intenção de procurar a continuação. 

Bem se vê que as leituras que eu terminei foram escolhidas a dedo. Até me surpreendi com o resultado. Além destes que terminei estou lendo e avançando bem em mais um volume da série Pitt (Os Escândalos de Half Moon Street), Tormenta e A Colheita. Todos devem aparecer no próximo resumo. E a lista de leituras de março ainda está cheia de coisas por terminar.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Recomeçando a Faxina - Parte 5

Além da faxina normal da casa, estou começando a fazer uma faxina digital.

Área de Serviço:
Estava com receio de avançar na lavação de roupa por conta do frio, que demora mais para secar. Mas surpreendentemente consegui me dedicar para algumas tarefas que estavam paradas faz tempo.
Finalmente tirei as manchas de um vestido, tirei a toalha da mesa de jantar que estava encardida e lavei as fantasias que estavam esperando há quase um ano.
Derrubei o pote que ficam os prendedores de roupa e estava imundo de pó. Tiramos todos e limpamos. Coisa boba né? Mas que foi ficando para um momento qualquer.

Bancada da Cozinha:
Não tenho conseguido um grande avanço. A maior parte dos itens que estão por cima e uso pouco, continuo usando pouco. Os temperos que eu tenho tentado terminar são principalmente o vinagre balsâmico, o glutamato monossódico e o lemon pepper. Os três ainda demoram para terminar.
Da despensa, gastamos muitos biscoitos, mas ainda tenho muitos.
Diminuímos um pouco dos doces, mas ainda não consigo trazer meus chás para a sala.

Mesa da Sala:
Voltamos com as atividades da escola e diminuíram as atividades "livres" com as meninas. Tivemos poucas oportunidades de colorir. Comprei um livro novo para a mais nova e retomamos um dos livros que estava parado.
Um pacote de massinha que estava aberto ressecou e tive que descartar, mas temos mais.
Também usamos alguns papéis para fazer recortes e voltei a organizar meus blocos de anotações. Atualmente foram 3 para uso e não devem durar muito mais.
Passei algumas listas a limpo e descartei mais alguns papéis de rascunho.

Banheiros:
Terminei com mais um sabonete e um creme hidratante. Coloquei em uso outro creme para o cabelo e estou usando um batom que está perto de terminar.

Escritório:
Voltei a trabalhar nas sacolas e consegui arquivar mais uma. Não é muito, mas é o que estou conseguindo fazer.
Finalmente movi as bolsas para uma das gavetas da cama. E neste processo achei algumas coisas que eu nem lembrava que tinha. Boa parte delas foi direto para o lixo, mas sobraram duas canetas e um protetor labial.
Com o espaço que foi aberto, mais tranqueiras que estavam na mesa da sala vieram para o escritório, o que me aborrece. Estou tentando não pensar muito nisso e continuar avançando dentro do possível.
Coloquei em uso mais uma massinha e uma borracha.

Quarto das Meninas:
Tiramos tanta roupa do armário das meninas em abril que eu comecei a entrar em desespero achando que ia faltar roupa para elas. Acabei chegando à conclusão que só precisaria comprar calças. E estou me virando com isso.
Dos brinquedos, estamos conseguindo aproveitar o que tem. Não compramos nada, mesmo no aniversário e tiramos uma pelúcia.

Meio que voltei ao ritmo normal, pouco acelerado de fazer alguma coisa aos fins de semana e mais nada. Avanço um pouco com a roupa e com a papelada e o resto é pura sorte.

sábado, 6 de junho de 2020

Balanço Mensal - Maio

Leituras de Maio



Lidos 1666; Quero Ler 498; Tenho 462; Meta 95.
Desanimei bastante com as minhas metas e tive um mês mais aleatório. Dos infantis, também li muito os mesmos que já estão cadastrados, por isso ainda têm mais alguns por aqui. A parte boa é ter voltado a ler edições kindle. Ainda não avancei como devia, mas consegui mais do que no mês anterior.
Deixei de lado a Lista de Espera e as séries que estão listadas e ataquei a pasta download. Queria deixar com menos de 40 e consegui pouca coisa a mais.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. faltam 27
2) Manter uma Lista de Espera menor que 200 livros. está em 258
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Tenho e não lidos menor que 300. faltam 43
5) Terminar pasta download. faltam 38
6) Trocar 12 livros. 11/12
7) Quero ler menor que tenho. faltam 36
8) Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 0/7

De novo, avancei nas metas 1 e 5. Por enquanto ainda é bem provável que eu consiga atingir boa parte das metas já que todas estão diminuindo na contagem. Algumas estão bem no limite do aceitável.

Lista de Próximas Leituras

Ainda estou desanimada com as leituras escolhidas e por isso avanço muito pouco. Estou naquela expectativa de tirar algumas metas mais realistas do caminho para depois voltar a me dedicar nas mais longas e sei que com isso posso não alcançar nada. Continuo na intenção de ler estes livros este ano, mas provavelmente vou deixar a lista parada com eles listados alguns bons meses.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3. Cem Anos de Solidão
4. Miss Bronte
5. O Possuído

quarta-feira, 3 de junho de 2020

As Metas de Maio

Desde janeiro quero mudar, mas estou sem ideia. Da lista antiga, os itens que sobraram e eu deixei listados estão 16 itens. E novamente consegui riscar 2 itens repetitivos. Vou colocar itens que eu deveria ter listado e não listei e que executei.

Organização
Finalmente voltei a avançar nas pilhas de roupas. O que mais me atrasou foi a pilha vir crescendo com o que eu precisei retirar do armário das meninas. Parece ser um atraso, mas consegui levar uma sacola para o maleiro e separei mais uma para entregar quando for possível.
Com isso, dedicando menos tempo para as roupas, posso fazer outras coisas, e com isso, separei alguns materiais que eu tinha no trabalho, joguei canetas fora e levei alguns blocos de anotações para uso. Confesso que tenho muitos materiais e estes que eu falo nem entravam na minha conta, mas fico feliz de ter feito alguma coisa.

Leituras
Não poder trocar me desanima em ler os meus livros, ao mesmo tempo que me força a tentar ler os livros que eu tenho no computador já que estou passando mais tempo em casa.
Com isso, acabo optando pelos livros que estão na minha lista de leitura e pouco avanço nas outras metas. Desta vez foquei em terminar uma das listas e não me esforcei nas demais.
Também precisei fazer algumas mudanças no meu espaço de trabalho e mexer em alguns papeis sobre a mesa. Também não estou conseguindo avançar nestes, por isso passei a concentrar nos ebooks para, quem sabe poder acabar com algumas pastas e algumas listas.

Produtos
Continuo focando nas amostras de creme de tratamento para os cabelos. Consegui usar duas este mês.
Voltei a usar outros produtos que estavam parados mas não terminei mais nenhum listado.
Também terminei com um creme hidratante, que não estava listado.

Receitas
Já está faltando criatividade em fazer a lista de supermercado e acabamos preparando sempre os mesmos pratos. Os produtos que eu estou tentando terminar neste momento são temperos: o vinagre balsâmico, o glutamato monossódico e a lemon pepper.

Outros
Estamos avançando nos livros de colorir. Não terminamos nenhum, mas temos dois relativamente perto de atingir a meta estipulada por ela. Também avançamos em outros dois que não estavam listados e podemos terminar em breve. O que é um consolo saber que podemos terminar bastante coisa este ano, com tudo o que vem acontecendo.
De novo, assisti filmes infantis nesta cota. Primeiro foi Os Irmãos Willoughby e depois assistimos Megamente. Só as metas repetitiva que tive êxito.
Voltei a pegar a apostila, nenhum avanço expressivo, mas marca uma retomada.

Ainda estou resistente em abandonar as metas que eu não atingi, apesar de não demonstrar esforço para elas. Mesmo a lista em papel, um pouco maior que eu carrego, tenho cortado alguns itens mas sem avanço significativo. Vou tentar focar em terminar três por mês e aos poucos refazer a lista.