domingo, 4 de março de 2018

Coisas que Não nos Falam sobre a Amamentação

Estou para falar disso faz muito tempo. Vou tentar desmistificar alguns pontos, mas nada é absoluto.

Amamentar dói. Na maioria das pessoas dói mesmo, mas depois que o bebê aprende a sugar, dá pra ele mamar sem machucar. Mas será que o seu bebê vai aprender? Não sei. Alguns acham divertido chupar a pontinha e fazem questão de machucar sem saber.

Quem amamenta perde peso rapidinho. Claro que amamentar ajuda a perder o peso da gravidez, mas isso não quer dizer emagrecer. Você continua um pouco inchada e a barriga fica pelancuda, não tem jeito. Algumas recuperam mais rápido e outras não recuperam nunca. Mas durante a amamentação também precisa caprichar na alimentação. Então muitas vezes, você continua engordando.

Não dê mamadeira, tem que dar na colherzinha. Conheço gente que não deu mamadeira para os filhos e conheço gente que usava a mamadeira com o leite materno. Não tem uma resposta correta. Pode ser que a mamadeira seja usada por pouco tempo ou pode ser que a criança use até os 9 anos. Não é porque ela aprendeu a usar a mamadeira que vai parar de mamar o leite materno. Às vezes acontece. Já viu o tempo que demora e a sujeira que faz dar na colherzinha? Não acho a melhor opção.

Se a criança não suga o peito o leite não desce. Também não é verdade. Às vezes acontece e você já tem a quem culpar, mas não dá pra saber porque o leite não desceu. Vi muitas mães tirarem o leite para ser oferecido aos bebês na uti neonatal. Todos os bebês que estavam lá não estavam sugando na mãe e o leite havia descido em várias delas.

Bebê precisa de leite de verdade, não leite de fórmula. Então o leite de vaca também não é de verdade, convenhamos. Existem muitos motivos para uma mãe não amamentar e nem todos são torpes. Se precisar parar com o leite materno, o leite de fórmula é bastante recomendado pelos pediatras porque ele é mais parecido com o leite materno do que o leite de vaca. Leite de vaca com fubá que todo mundo tomava na mamadeira antigamente faz a criança ganhar peso e crescer, mas não quer dizer que ela receba os nutrientes e vitaminas que precisa. Verifique sempre com o pediatra o que pode ser feito. Ganhar peso não é tudo.

Assim como estas verdades, existem muitas outras. Depois trago outra lista de verdades para ser contestada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.