sábado, 3 de março de 2018

Sobre o Dia que eu Abandonei o Livro Viajante

Em 2010 e 2011 li muito, muito mesmo. E também comprei muitos livros. Muito disso é mérito do grupo Livro Viajante que eu vinha participando. Como comentei várias vezes por aqui e estou retirando a barra lateral que eu deixei listados os livros que eu esperava receber, achei justo explicar sobre mais este rompimento. Estou numa fase da minha vida que procuro por menos trabalho, menos dor de cabeça e menos preocupação. Felizmente, ainda tenho muita coisa para ler em casa e tenho encontrado formas fáceis de acessar algumas obras que tenho interesse em ler, então nem sinto tanta falta.
Em 2010 eu finalmente achei um grupo de pessoas que lia com os mesmos gostos que eu. Neste grupo, além dos livros que estavam sendo disponibilizados para empréstimo haviam tópicos de conversa, o DDP e eu passei bastante tempo lá conhecendo outras pessoas que se tornaram amigos que ainda tenho contato pelas redes sociais e gosto de saber deles. Mas conforme o grupo foi crescendo foram aparecendo os problemas. Muitos se conheceram virtualmente e ficavam conversando como verdadeiros amigos mas sequer participavam dos viajantes ou disponibilizavam livros. Do grupo no Skoob foram aparecendo outros grupos no próprio skoob e em outras redes sociais que faziam muito mais sentido, e muitos se afastaram sem de fato sair do grupo Livro Viajante. Então os problemas que eram eventuais de livros que se perdiam passaram a ser mais frequentes e por isso colocaram novos moderadores para poder estar mais presente e tentar coibir este tipo de ação. Foram tentadas várias formas de controle com cadastro para tentar reduzir a perda dos livros para zero, mas não teve muito resultado. Até que um cidadão teve a ideia brilhante de fechar o grupo e só aceitar o ingresso da pessoa mediante cadastro. Eu sinceramente achei um absurdo. Não o cadastro, mas a pessoa poder ingressar pelo cadastro sem ter o menor interesse em emprestar ou pegar livros emprestados. Fora que o cadastro não dá a menor garantia de caráter. Não sei como estão os problemas ou se o grupo ainda existe, mas eu deixei o período expirar, não fiz o cadastro e fui excluída do grupo. É claro que eu não sou tão louca e só fiz desta forma porque todos os meus livros que estavam viajando já haviam voltado para casa. Um deles estava com lista de espera mas eu pedi para voltar ao invés de continuar.
Passei a dar outros usos para os meus livros disponibilizando para troca e doando alguns. Também empresto para pessoas conhecidas e aceito livros emprestados de conhecidos. Amo todas as amizades sinceras que fiz no grupo mas só converso com estas pessoas individualmente. Nunca mais voltei a publicar de forma mais ampla nos demais grupos. Ainda fico triste quando olho para trás, mas não me arrependo da decisão. Era muito tempo que eu gastava consultando a lista de livros disponíveis, respondendo interesse e cadastrando os dados, depois enviando email. Ainda tinha que entrar diariamente para conferir como estava o andamento dos livros, se o livro que eu enviei já chegou, se recebi alguma mensagem sobre um livro, quando a pessoa não respondia eu tinha que passar para o próximo e depois conferir se a pessoa respondeu e quem estava na frente... Em alguns momentos eu me sentia sufocada com tanta preocupação. Sempre enviei os livros o mais rápido possível, dentro do prazo. Sempre fui cuidadosa com os livros e nunca enviei errado. Se eu não me engano foram mais de 100 livros lidos pelo livro viajante. Mas prefiro pensar que esta etapa da minha vida passou. A proposta não se alinha aos meus objetivos de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.