segunda-feira, 12 de março de 2018

Decoração Chá de Bebê

Eu fiz tão pouco que nem vale o trabalho de vir escrever. Eu até estava com mais algumas ideias, mas ficou pouco tempo para tantos projetos que eu fui só simplificando. E eu precisava estar em dia com muitos deles. Eu estava entre fazer algo pequeno ou não fazer chá de bebê. Como da mais velha eu não fiz, insisti na ideia de fazer mesmo que algo bem simples.
Foram poucos convidados, só não fiz na minha casa mesmo porque estava tão entulhada de coisas que seria melhor usar outro espaço. Não teria a menos comodidade para receber pessoas com tanta coisa pela casa. Mas considerando a data prevista do parto, ainda tenho tempo para terminar a arrumação.
Apesar do salão ser grande, arrumei as mesas limitando os espaços  para parecer um pouco menor e deixei no canto a maior parte das cadeiras. Deixei um espaço grande do salão para as crianças brincarem. Havia 3 crianças só.
Usei as toalhas do salão mesmo, azuis, e montei apenas 6 mesas para os convidados. Deixei mais uma mesa com o café, uma com a comida salgada e outra para doce.
Para a decoração, coloquei fotos do berço arrumadinho e chamei as pessoas em pequenos grupos para subir e conhecer o quarto. A ideia de usar estes objetos para a decoração era mostrar tudo o que eu já tinha para não ganhar duplicado.
A mesa principal, já que não teria um bolo, decorei com os brinquedos de bebê e pendurei os móbiles. Usei o móbile da mais velha (ao fundo) e também o móbile novo que já mostrei aqui. Imaginei como elemento principal da festa este móbile que já era um projeto antigo. Não tive muito tempo para fotografar, neste dia choveu. Então acabei aproveitando uma das fotos de recordação com um borrãozinho.
Optei também por indicar apenas fralda como presente. Mas parece que ninguém acredita que eu já tenho muita coisa. E felizmente já consegui tudo o que eu precisava e vou só complementar com fralda, lenço umedecido e as outras coisas do tipo que sentir necessidade. Também já fiz uma lista com estes produtos.
E como fiz um enxoval de reaproveitamento, não tinha como estabelecer um tema. O quarto mesmo, ficou muita informação com o desenho da parede, a estampa do kit berço, o móbile  e mais um monte de coisas estampadas.
Para o chá de bebê também fui combinando objetos e elementos que eu já tinha e ficou tudo uma grande bagunça. Apenas escolhi como símbolo no convite e na entrada do salão aqueles cubos com letras formando o nome do bebê. Imprimimos as letras em sulfite e prendi no vidro da entrada junto com as fotos do quartinho.
Não conseguia pensar em nenhuma lembrancinha. Cheguei a pesquisar algumas ideias, mas não achei nada que valesse o esforço. Então fiz só uns saquinhos com as sobras de papel de presente que eu tinha guardado e não sabia o que fazer. Coloquei dois bombons dentro e prendi com fita um papelzinho.
Também improvisei os arranjos do centro de mesa. Não tinha ideia do que fazer até que resolvi usar taças de sobremesa com algodão e mais alguns dos passarinhos iguais aos que fiz para o móbile presos em palitos de dente. Foi rápido de fazer, e ficou bem simples.
A mesa é a mesma das outras festas. Como eram poucas pessoas, deixei sem muita informação mesmo: a toalha e alguns brinquedos. Suspenso nas luminárias, os móbiles. Eles são bem leves. Ainda cogitei usar o bolo de fralda, mas não sei, não pretendia servir bolo e doces... 
Desta vez, como não eram muitos convidados e o evento era como um chá mesmo, mudei a disposição da mesa. A mesa de café ficou apenas com o café, o chá e as louças no centro do salão.. Deixei uma mesa de doce ao lado com dois tipos de bolo, uma cesta de frutas  e biscoitinhos. A mesa dos salgados fizemos sanduíche na baguete, patês para comer com pão e biscoito, alguns aperitivos e pão de queijo. Bebidas eu havia definido apenas água, chá gelado e sucos. A maioria preferiu mesmo o café, mas comeram de tudo um pouco.
No lugar que geralmente coloco a mesa do café usei para colocar os presentes, no caso, as fraldas. E deu bem certo.
Mesmo sendo poucos convidados, fizemos o cardápio para ter alguma variedade e ainda contávamos com o tempo bem quente. Sabia que sobraria comida, mas até que deu bem certo. Optei por fazer boa parte em casa. Não queria comprar nada pronto, e até que deu bem certo. Infelizmente, pouca coisa poderia ser feita com antecedência, e eu quase não consegui terminar. Essa parte logística ainda precisa de ajustes.
Demorei muito para conseguir finalizar com as imagens porque não tive muito tempo mesmo. Ainda tenho muito material para finalizar e publicar.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Terminados em Fevereiro

Outro mês do quase, mas a desculpa é que este mês é curtinho. Estou mudando o formato deste balanço, mas acho que vai ficar melhor. Ainda quero trazer outras mudanças, mas vamos aos poucos.

Produtos Terminados:
De certa forma, terminamos um sabonete líquido de embalagem grande (750 ml).  Descartei a embalagem sem fotografar por falta de espaço, mas penso em começar a fotografar um a um e depois montar a imagem. Estamos usando um em barra em casa e o finzinho do líquido em frasco menor para a bolsa da natação. Já não tenho produtos reserva e devo comprar outro em breve.
Outro produto infantil que terminamos é este spray para o cabelo. Como tenho usado bastante os meus, acabei incentivando que usasse este que estava no fim. Ainda tenho mais um que está em uso e outros tantos produtos infantis próximos de acabar.

Andamento das Metas:
Eu refiz o inventário. Quer dizer, a lista de inventário e organizei nas categorias que eu mesma havia estabelecido. Corrigindo a conta, eu teria deixado a lista com 112 itens, somando miniaturas e maquiagem, e também outros itens que eu não havia contado direito e que ganhei em janeiro chegou a 233 e não 240. O que são os 7 que faltaram, não quis nem tentar saber. Provavelmente a outra conta foi aproximada. Daí já tivemos alguns avanços, 3 itens que terminaram e alguns que estavam listados mas não deveriam entrar na conta por enquanto. E a outra mudança é que estou anotando do lado os itens que compro para facilitar depois o inventário do próximo ano e ter uma conta mais atualizada do total. Simplificando, da meta de 100 itens, ainda tenho 132 a mais para acabar até o fim do ano, o que é bastante improvável, mas vamos ver como avanço nos próximos 10 meses.
Estava com muita coisa avançada, em vias de terminar, mas são avanços lentos. Temos 2 repelentes com muito pouco produto, um creme para pentear infantil, o meu creme para as mãos que eu listei em 5 para terminar em 2015 e o meu óleo parar os cabelos.
Dos produtos para a boca, desisti de usar o batom já que quase não saio de casa, mas estou usando um gloss. Com isso tenho chance de terminar os produtos até o fim do ano.
O creme para o rosto finalmente consegui perceber alguma diferença, mas vai devagar. Esse é um dos mais importantes produtos a terminar este ano já que também tenho muitos envelopes de produtos para o rosto.
E o sabonete líquido que eu havia avançado bem em janeiro, este mês não foi tão bom. De qualquer forma já passei da metade então posso terminar em abril.
Dos produtos que listei em 5 para terminar, o óleo para os cabelos deve acabar no próximo mês. Demais itens, apesar de eu ter usado algumas vezes, alguns diariamente, ainda leva tempo para terminar.

Produtos Novos:
Precisei comprar mais um sabonete líquido para recém nascido e aproveitei a ida à farmácia para escolher o spray para cabelo que iria usar em substituição ao atual. 
Ainda tive que fazer outras idas à farmácia, mas com a lista mais reduzida de produtos, não cheguei a comprar itens de higiene e beleza embora não faltasse vontade. Estou tentando me manter na linha ferrenhamente.

A minha lista do inventário ainda está enorme embora tenha conseguido cortar alguns itens. A média de produtos terminados por mês está péssima, mas só vai melhorar quando começar a usar as miniaturas. Essa recontagem e reorganização da lista me deixou mais esperançosa, mas tenho muito trabalho pela frente. Espero que este novo formato faça mais sentido embora eu ainda procure por mais ajustes. Não fiquei satisfeita.

terça-feira, 6 de março de 2018

Balanço Mensal - Fevereiro

Leituras de Fevereiro


Ainda estou de olho no que estava listado, mas tentei ler também outras coisas para as outras metas. Infelizmente acabei lendo pouco. Agatha Christie ainda falta um pouquinho.

Andamento das Metas

1) Ler 120 livros. faltam 104
2) Manter uma Lista de Espera menor que 250 livros. está em 329
3) Terminar 5 séries da lista. 0/5
4) Tenho e não lidos menor que 200. faltam 139
5) Terminar pasta Anteriores. faltam 1 + 6 + 13 + 5
6) Terminar os projetos de leitura em andamento e escolher o próximo autor/coleção. faltam 6 + 3
7) Quero ler mas não tenho menor que 100. está em 163
8) Passar de 1500 livros lidos. faltam 96
9) Completar a quantidade de livros propostos das metas de anos anteriores (120+31+57+4). faltam 189

Está longe de ter sido um bom mês, mas está tudo muito urgente depois da calmaria. Logo devo me acertar e achar um foco.

Lista de Março

E eu estou de novo organizando a minha lista como se o ano ainda não tivesse começado. Por enquanto esta lista continua a mesma, mas estou tentando focar mais nela agora que está um pouco menor.

1. Constituições Federais 3/8
2. Problemas Interessantes de Matemática e Lógica
3. Tecnologia Mecânica v. 03
4. Ensaios Mecânicos Metálicos
5. Cem Anos de Solidão
6.  Amante Libertada
7.  A Ilha Perdida
8. A Grande Rainha
9. A Hospedeira
10. A Senhora da Magia
11. O Mistério do Cinco Estrelas
12. O Prisioneiro da Árvore
13. A Bússola de Ouro
14. Autobiografia
15. Os Diários Secretos de Agatha Christie
16. Crime e Castigo

domingo, 4 de março de 2018

Coisas que Não nos Falam sobre a Amamentação

Estou para falar disso faz muito tempo. Vou tentar desmistificar alguns pontos, mas nada é absoluto.

Amamentar dói. Na maioria das pessoas dói mesmo, mas depois que o bebê aprende a sugar, dá pra ele mamar sem machucar. Mas será que o seu bebê vai aprender? Não sei. Alguns acham divertido chupar a pontinha e fazem questão de machucar sem saber.

Quem amamenta perde peso rapidinho. Claro que amamentar ajuda a perder o peso da gravidez, mas isso não quer dizer emagrecer. Você continua um pouco inchada e a barriga fica pelancuda, não tem jeito. Algumas recuperam mais rápido e outras não recuperam nunca. Mas durante a amamentação também precisa caprichar na alimentação. Então muitas vezes, você continua engordando.

Não dê mamadeira, tem que dar na colherzinha. Conheço gente que não deu mamadeira para os filhos e conheço gente que usava a mamadeira com o leite materno. Não tem uma resposta correta. Pode ser que a mamadeira seja usada por pouco tempo ou pode ser que a criança use até os 9 anos. Não é porque ela aprendeu a usar a mamadeira que vai parar de mamar o leite materno. Às vezes acontece. Já viu o tempo que demora e a sujeira que faz dar na colherzinha? Não acho a melhor opção.

Se a criança não suga o peito o leite não desce. Também não é verdade. Às vezes acontece e você já tem a quem culpar, mas não dá pra saber porque o leite não desceu. Vi muitas mães tirarem o leite para ser oferecido aos bebês na uti neonatal. Todos os bebês que estavam lá não estavam sugando na mãe e o leite havia descido em várias delas.

Bebê precisa de leite de verdade, não leite de fórmula. Então o leite de vaca também não é de verdade, convenhamos. Existem muitos motivos para uma mãe não amamentar e nem todos são torpes. Se precisar parar com o leite materno, o leite de fórmula é bastante recomendado pelos pediatras porque ele é mais parecido com o leite materno do que o leite de vaca. Leite de vaca com fubá que todo mundo tomava na mamadeira antigamente faz a criança ganhar peso e crescer, mas não quer dizer que ela receba os nutrientes e vitaminas que precisa. Verifique sempre com o pediatra o que pode ser feito. Ganhar peso não é tudo.

Assim como estas verdades, existem muitas outras. Depois trago outra lista de verdades para ser contestada.

sábado, 3 de março de 2018

Sobre o Dia que eu Abandonei o Livro Viajante

Em 2010 e 2011 li muito, muito mesmo. E também comprei muitos livros. Muito disso é mérito do grupo Livro Viajante que eu vinha participando. Como comentei várias vezes por aqui e estou retirando a barra lateral que eu deixei listados os livros que eu esperava receber, achei justo explicar sobre mais este rompimento. Estou numa fase da minha vida que procuro por menos trabalho, menos dor de cabeça e menos preocupação. Felizmente, ainda tenho muita coisa para ler em casa e tenho encontrado formas fáceis de acessar algumas obras que tenho interesse em ler, então nem sinto tanta falta.
Em 2010 eu finalmente achei um grupo de pessoas que lia com os mesmos gostos que eu. Neste grupo, além dos livros que estavam sendo disponibilizados para empréstimo haviam tópicos de conversa, o DDP e eu passei bastante tempo lá conhecendo outras pessoas que se tornaram amigos que ainda tenho contato pelas redes sociais e gosto de saber deles. Mas conforme o grupo foi crescendo foram aparecendo os problemas. Muitos se conheceram virtualmente e ficavam conversando como verdadeiros amigos mas sequer participavam dos viajantes ou disponibilizavam livros. Do grupo no Skoob foram aparecendo outros grupos no próprio skoob e em outras redes sociais que faziam muito mais sentido, e muitos se afastaram sem de fato sair do grupo Livro Viajante. Então os problemas que eram eventuais de livros que se perdiam passaram a ser mais frequentes e por isso colocaram novos moderadores para poder estar mais presente e tentar coibir este tipo de ação. Foram tentadas várias formas de controle com cadastro para tentar reduzir a perda dos livros para zero, mas não teve muito resultado. Até que um cidadão teve a ideia brilhante de fechar o grupo e só aceitar o ingresso da pessoa mediante cadastro. Eu sinceramente achei um absurdo. Não o cadastro, mas a pessoa poder ingressar pelo cadastro sem ter o menor interesse em emprestar ou pegar livros emprestados. Fora que o cadastro não dá a menor garantia de caráter. Não sei como estão os problemas ou se o grupo ainda existe, mas eu deixei o período expirar, não fiz o cadastro e fui excluída do grupo. É claro que eu não sou tão louca e só fiz desta forma porque todos os meus livros que estavam viajando já haviam voltado para casa. Um deles estava com lista de espera mas eu pedi para voltar ao invés de continuar.
Passei a dar outros usos para os meus livros disponibilizando para troca e doando alguns. Também empresto para pessoas conhecidas e aceito livros emprestados de conhecidos. Amo todas as amizades sinceras que fiz no grupo mas só converso com estas pessoas individualmente. Nunca mais voltei a publicar de forma mais ampla nos demais grupos. Ainda fico triste quando olho para trás, mas não me arrependo da decisão. Era muito tempo que eu gastava consultando a lista de livros disponíveis, respondendo interesse e cadastrando os dados, depois enviando email. Ainda tinha que entrar diariamente para conferir como estava o andamento dos livros, se o livro que eu enviei já chegou, se recebi alguma mensagem sobre um livro, quando a pessoa não respondia eu tinha que passar para o próximo e depois conferir se a pessoa respondeu e quem estava na frente... Em alguns momentos eu me sentia sufocada com tanta preocupação. Sempre enviei os livros o mais rápido possível, dentro do prazo. Sempre fui cuidadosa com os livros e nunca enviei errado. Se eu não me engano foram mais de 100 livros lidos pelo livro viajante. Mas prefiro pensar que esta etapa da minha vida passou. A proposta não se alinha aos meus objetivos de leitura.

sexta-feira, 2 de março de 2018

As metas de Fevereiro

Desta vez a lista já não estava tão grande mas continua difícil de diminuir pela quantidade das tarefas repetitivas. Das 24 consegui terminar 3, mas a melhor parte foi saber que a lista continua diminuindo e reforçar meu sentimento de avanço nas minhas metas.

Organização: Ainda estou devagar com estas metas. Quero começar os descartes de produtos logo. Só aumentam as sacolas de coisas pela casa. Comecei a anunciar alguns produtos para venda, embora não tenha tido retorno. E voltei a pegar as roupas para identificar embora não tenha listado como tarefa na lista.

Leituras: O avanço foi muito bom nas leituras que consegui terminar a edição da Virgínia Woolf que eu vinha lendo e já me desfiz da coleção.
Novamente eu consegui ler as duas edições da revista que tinha listado e quase terminei mais uma.
Estou lendo e me deliciando com estas últimas histórias que faltam da Agatha Christie e do Sidney Sheldon. Li pouco, ainda tenho bastante coisa pendente mas devo terminar nos próximos meses.
Consegui terminar de ler um dos volumes no kindle que geralmente são negligenciados porque quero apagar todos os que estão na memória do celular. Mais uns meses e eu termino.
Preciso muito organizar a minha estante de livros, então comecei e não terminei de ler A Mágica da Arrumação. São tantos livros não lidos que eu acabo me distraindo com os livros ao invés de organizar e descartar.

Produtos: Gostaria de ter terminado mais produtos. Muitos estou bem perto e termino logo no começo do próximo mês. Já precisei pensar bem na escolha dos itens para acrescentar.
Tentei usar o esmalte que está separado, mas não fez muita diferença no conteúdo do frasco.
Estou bem perto de terminar com a caneta que eu coloquei. Pretendo em breve fazer nova organização das canetas que não param de se multiplicar em casa.
A borracha eu tive um grande avanço. Não sei se consigo terminar, mas vou insistir mais um pouco.
Também diminuí muito as balas, jujubas e pirulitos. Controlei para não comer demais. Ainda achei outras no armário, mas falta pouco.
A loção hidratante que eu vinha usando está nos finalmente. Tinha esperança de terminar em fevereiro mas fiquei também no quase. O mesmo par o óleo Garnier.

Receitas: Ainda sem muita motivação para cozinhar, deixei as receitas sem fazer. 

Outros: Novamente consegui assistir os filmes a que me propus e tentei não avançar muito além disso para ter tempo para as outras metas, principalmente ter volume na leitura.
As roupas da Marina já estão lavadas, mas só ainda não criei coragem para começar a identificar porque quero acabar com as da mais velha primeiro. Ainda demoro muito para terminar.
Os livros de atividades, que temos muitos, não adianta fazer forçado, tem que ser prazeroso. Então temos vários iniciados e não terminados. Temos feito atividades todas as semanas, mas chegamos perto de terminar apenas um. Os outros estão esquecidos por enquanto.

Então foi isso, em março quero terminar muita coisa que não volte mais para a lista e quero tentar terminar outras tarefas grandes. Curiosamente tem sido mais fácil realizar algumas tarefas que estavam listadas para meses posteriores, então não tenho muito para acrescentar além do que já está listado.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Primeiro Projeto de 2018 - Tapa-olho

Ano passado eu demorei para engrenar nos meus projetos, mas este ano, além da grande faxina de férias, estou tentando realizar os meus projetos.
E o primeiro que eu fiz em 2018 sequer estava listado e foi bem pensado. Foi um projeto de impulso. Ano passado compramos uma fantasia de pirata e não tinha um tapa-olho por isso fiquei de fazer em algum momento da minha vida.
Numa das vezes que precisei tirar as coisas do maleiro achei uma bolsa que guardava alguns retalhos que eu pretendia transformar em alguma coisa. Usei como molde para o gorro de papai noel dos minions e deixei a bolsa por cima. Eu quero lavar e colocar num local adequado, mas por enquanto está morando na minha mesa. Então lembrei de usar o tecido preto para fazer o tapa-olho. São partes de uma camiseta que eu pensei em reformar mas faltava o elástico. Depois o tamanho ficou pequeno e depois esquecido no fundo de alguma gaveta. Acabei usando um pedaço para fazer um molde e o resto não tinha o que fazer. Não usei tudo. Medi em mim um tamanho que coubesse num adulto e numa criança e cortei para fazer o tapa-olho. Nem fiz molde, marquei e cortei direto no tecido. Como ainda tinha tecido, cortei e emendei duas tiras para fazer a corda para amarrar atrás. Essa parte da tira que deu mais trabalho. Tanto costurar quanto virar do direito.
Como disse. foi um impulso. Só lembrei de começar a fazer na semana do carnaval. Apesar de simples, não consegui fazer de um dia para o outro e não consegui terminar a tempo de usar no baile de carnaval da escola, mas está junto da fantasia para usar na próxima oportunidade. Terminei uns dois dias depois. Eu mostrei, medimos e colocamos um pouco só para sentir como ficou.
Ainda não sei quais projetos realizar em 2018, tudo está caminhando lentamente, mas quero fazer muitas das coisas que estavam planejadas. Em geral, acho que estou indo bem. Também tenho muito para contar dos projetos de 2017.