segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Item 51: Redecorar o quarto da Ágata

Quis a vida que eu precisasse fazer isso para a chegada de mais uma criança, mas veja que já era um projeto antigo. O grande defeito deste quarto é a disposição dos móveis e interna do guarda roupa. Por N vezes tentei mudar as coisas de lugar para fazer caber e nunca consegui.
Mesmo depois de desenhar o quarto e os móveis, com todas as medidas corretas, ainda estava difícil fazer caber naquele espaço, ainda que tão grande. Uma parede tem a porta e o guarda roupa e outra a janela, mas eu não conseguia colocar duas camas de forma confortável nas paredes restantes. Estive trabalhando com a ideia de um treliche, mas senti que traria um desconforto a mais para os ocupantes do quarto. 
A solução que achamos mais viável foi mandar fazer um guarda roupas com nichos para os brinquedos na parede que tem atrás da porta. E colocamos as duas camas com a cabeceira na parede da janela. Está longe de ser a ideal, mas ficaria muito melhor do que atualmente.
Neste processo de reforma, também estamos acrescentando 3 nichos e uma prateleira alta para guardar algumas caixas com coisas das crianças. O quarto ficará mais preenchido, mas não dá pra fazer mágica.
Como o guarda roupa será outro, escolhi uma configuração interna que melhor me agradasse e ainda permitisse incorporar mudanças conforme as crianças forem crescendo. Espero com isso também melhorar a organização dos brinquedos.
E apesar de estas serem as mudanças nos móveis, ainda aproveitamos muita coisa que tinha no quarto.
Bom, eu chamei de reforma, porque começamos com a mudança de um dos móveis que completamos com mais estes espaços, mas tivemos que remover o roupeiro antigo, refazer uma parte do piso e corrigir a pintura. Nesta, mudamos a cor do quarto. E para completar, trocamos a cortina. Então algo que parecia pequeno, tomou maiores proporções e virou uma reforma. 
Um dos objetivos que eu tinha com isso era fazer caber tudo no quarto sem precisar ficar usando outros espaços da casa. 
E isso foi um incentivo para eu terminar com a organização das roupas. Já faz dois anos que eu estou trabalhando para reduzir as coisas que tenho, e finalmente comecei a ver a possibilidade de reduzir a quantidade de roupa da minha filha. Antes eu não conseguia evitar comprar porque muitas vezes ficava sem opção de roupa para vestir e não dava conta de lavar e passar no ritmo que sujava se não tivesse muita roupa. Aos poucos está sujando menos e principalmente crescendo mais devagar. Com isso estou podendo comprar menos ainda sem contar com as roupas que recebo das outras crianças da família. Essas roupas que eu recebo ainda não sei bem como lidar, mas estou tentando aprender.
Outra coisa que pretendia reduzir eram os brinquedos. Ficar uma temporada sem acesso a alguns deles, assim como a falta de espaço e um pouco mais de maturidade na criança permitiram que diminuíssemos um pouco da quantidade de brinquedos. Principalmente aqueles que são mais legais de fazer e que depois de um tempo cansa. Sim, as atividades da escola. Incentivei que fotografasse alguns para lembrar se parecia que sentiria tanta falta apesar de não ter mais motivação para brincar. E assim, retiramos muitos que foram para diversos fins. Estes de lembranças da escola, muitos foram para o lixo mesmo, mas outros consegui levar para doação. Também separamos algumas pelúcias que eram minhas e mais alguns brinquedos que estavam esquecidos. Estou certa que poderia ter reduzido ainda mais, mas só de tirar um pouco do excesso, já achei o resultado positivo.
Por fim, também sobraram alguns móveis e objetos que ofereci para alguns familiares e depois comecei a me desfazer. E esta é a próxima preocupação, separar em todos os cômodos os objetos que não pretendo manter e colocar para venda.
Mas voltando ao quarto, depois de trabalhar no piso e na pintura, recebemos os móveis e só depois de tudo montado começamos a voltar os objetos para o quarto. Nesta volta fizemos uma nova triagem para não trazer a bagunça. Mas no anseio de esvaziar o ambiente, muitas coisas ficaram escondidas, então tivemos que procurar para devolver aos seus locais de origem e depois propagar toda a arrumação aos outros cômodos até consegui fazer o desfazimento. 
Aproveitei para trocar os cabides e joguei outros tantos fora. Consegui fazer caber bem mais coisas no quarto, mas gostaria de ter guardado tudo. Por enquanto ainda tenho alguns espaços da sala com brinquedos, mas pretendo deixar assim por mais um tempo por conveniência.
Com um bebê em casa, não posso evitar deixar alguns espaços para ele. Muitas coisas minhas que estavam no quarto das crianças, passou a ser armazenado nos espaços vazios do meu quarto. Os os armários suspensos do quarto, estão mais vazios do que jamais estiveram.
Ainda fiquei um bom tempo pensando se faltava alguma coisa para poder dar por terminado esta reforma do quarto. Não quis dar como data a entrega dos móveis porque depois ainda teve muita coisa. Também não saberia dizer quando terminei. Os brinquedos, as roupas e as coisas da mais nova ainda precisei de algumas semanas para terminar. Então por volta do Natal finalmente coloquei tudo no guarda-roupa e tenho feito apenas a manutenção. Achei que fosse mudar muitas coisas de lugar, mas felizmente não precisei mexer em muita coisa. Coloco então como data de término este início de fevereiro, quando parei de procurar defeitos do quarto.
Parecia que a lista estava esquecida, mas como imaginado, muita coisa que eu não terminei no tempo, ainda estava nos meus planos. Tem mais alguns itens que tenho me dedicado e devo terminar nos próximos meses. Então não assustem que logo já tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.