quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Item 30: Organizar canto de livros infantis

Eu sempre achei que era exagerada em matéria de livros. Confesso que ao saber que estava grávida, comecei a escolher os livros infantis que li e gostaria que a minha filha lesse. Alguns que eu achei com preço bom, comprei e guardei para quando ela for maiorzinha. Também tinham os livros das campanhas Itaú Leia para uma Criança. Ganhei mais alguns para ela enquanto estava grávida.
Mas conforme o tempo foi passando, nos dois primeiros anos, ela ganhou tantos e tantos livros, que o espaço que eu separei na estante para os livros infantis, no baixo ao alcance dela, ficou pequeno. Arrumei outros cantinhos, mas ainda estou sem espaço para guardar.
Livros Doados para a Escola
A primeira coisa que eu fiz para organizar o canto de livros infantis foi tirar os livros meus que estavam junto ocupando espaço.
A outra coisa importante a fazer foi separar os livros por idade recomendada. Alguns, acredito que ela já passou da fase, guardei no alto ou doei. São livros que praticamente não têm texto, o principal não é nem a imagem, mas a manipulação que as crianças podem fazer com eles. A maioria foi presente e tenho certeza que foram muito aproveitados. Carregamos na bolsa de brinquedos, na sala de espera do pediatra, foi para a escola no dia de levar brinquedo. A escola ficou feliz de receber e minha filha ficou satisfeita com a ação. Num primeiro momento não queria dar, mas depois que viu os livros que ficariam, ficou mais tranquila.
Com isso, ainda não havia espaço. O canto a que me referi são estas duas prateleiras da foto. Ainda tem livros que estão no rack que tem quebra-cabeças ou os pequenas que ainda usamos na bolsa.
Principal canto de livros infantis
Fiquei bastante tempo sem saber direito o que fazer. Mas sou realista que estava longe de resolver o problema.
Então todos os anos desde então temos separado alguns livros para doação e guardamos outros para a mais nova.
Demorei muito para acertar a mão. Foram várias rodadas de separação e de doações. Mesmo quando ainda não sabia ler, já queria acompanhar a leitura da história, prestava atenção quando contam e até faz comentários. Por conta disso já não faz questão de que seja lido muitas e muitas vezes. Então era importante que os livros estivessem ao alcance da mãozinha dela. Então também separei os outros que ela só vai de fato usar quando for maior e puder ler sozinha e coloquei mais ao alto.
Estava precisando muito fazer uma grande arrumação na estante da sala. Já fazia dois anos que eu pouco comprei/ganhei livros e fui trocando e doando alguns dos que tinha sem com isso arrumar espaço livre.
Então pretendia nesta etapa livrar mais espaço para os livros infantis e organizá-los melhor. E foi o que eu fiz com algum custo. Tirei tudo das prateleiras, separei os livros infantis dos demais, e as outras coisas, procurei outros lugares na estante ou em outros cômodos da casa.
Enfim, passaram a ser 4 prateleiras do canto direito da estante. A caixa que estava em uma delas passou para a prateleira de baixo e o espaço que sobrou ficam os livros com acessórios. As outras 3 prateleiras estão com os livros separados mais ou menos por idade. Ainda estão muito entulhados, mas muito mais espaçoso do que estava antes. Novamente, alguns livros foram para doação, mas poucos. Ainda pretendo voltar a fazer as rodadas para doação de livros. Logo a mais nova também precisará levar livros para a escola e nós mandamos mais alguns. Finalmente consegui fazer algo bem melhor do que estava antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.