quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A Capacidade Terminativa

Essa palavra não existe, mas foi um neologismo para contrapor à "iniciativa", palavra tão exaltada ultimamente. Eu queria trazer esta reflexão já que eu já havia discutido esse assunto antes com uma amiga mas não pensava que tinha a ver comigo. As pessoas são muito elogiadas por terem iniciativa, empregarem boas ideias e saírem fazendo as coisas que precisam ser feitas, mas muitas vezes são coisas tão extensas que não se tem noção do fim.
Eu iniciei um projeto muito importante e não tive oportunidade para concluir porque ele não estava adequado ao cronograma. Estou bem convicta que não foi erro meu, mas eu comecei a refletir se tem muita coisa que eu consegui terminar.
Esse tipo e reflexão acabou por me trazer para a minha lista de organização. Como havia comentado no mês passado, eu finalmente tenho a sensação agradável de arrumação na minha casa embora falte muita coisa para terminar. Eu tenho feito tão poucos progressos que a todo momento volta a sensação de fracasso. Estou numa expectativa gigantesca para o fim da pós como se ela fosse o impedimento de fazer outras coisas. Só que até ela acabar, ainda vou ter que fazer muito mais coisa do que já fiz até então. O maior problema é eu querer investir em muito mais coisa do que eu consigo fazer e dispersar para outras coisa ao invés de voltar para esta lista cada vez que termino algo. Mas eu volto sempre, tanto que não cancelei nada. O que acontece que algumas das metas penso para deixar ainda para depois. Só os 1001 dias não vai ser suficiente.
De tudo o que listei, ainda terminei mais uma série e mais um livro em inglês. Creio que serão os primeiros itens de leituras que eu vou concluir. Outro item de leitura que avançou um pouco foram as revistas, mas infelizmente ainda falta bastante. E me leva tempo. Não sei porque simplesmente não jogo tudo fora, mas psicologicamente preciso da sensação que eu realizei e terminei. É insano, eu sei.
Consegui separar algumas roupas e estou com uma sensação positiva. Quase sinto que meu guarda-roupas está arrumado. Separei mais roupas para costurar.
Comecei a arrumar a gaveta de itens de papelaria, encontrei itens repetidos, mas principalmente coloquei alguns objetos em uso. Gostaria de ter terminado, mas ainda não cabe tudo no espaço que eu tenho. E ainda não sei direito o que vou fazer.
Eu esperava viajar para algum dos destinos listados nesta parcela de férias que tirei no início de agosto, mas não deu certo. Infelizmente está muito corrido e não consegui me programar.
Os produtos de beleza continuam sendo consumidos de pouco em pouco. Confesso ter comprado dois esmaltes que não havia necessidade, mas ao menos não comprei perfumes, cremes, shampoos, sabonetes e etc.
Apesar de não contar outras ações como iniciadas, elas estão no meu radar, por assim dizer. Voltei a procurar opções de quebra-cabeças para a mesa de centro, mas também estamos considerando retirar a mesa de centro. É uma mesa antiga e que está rabiscada. Outro dia, ao esbarrar nela esta desencaixou. Removemos o vidro para limpar e tal. mas depois montamos de volta.
Apesar de não ser exatamente um avanço, assistimos mais dois filmes que temos em casa. De acordo com a minha lista imprecisa ainda tem mais 7.
Sobre as leituras, estou com expectativa de concluir um primeiro item no próximo mês. Estou com 3 leituras em inglês em andamento. As três tem mais de 50%. Como não iria conseguir terminar as três neste mês, priorizei as outras e vou tentar terminar uma delas por mês nos próximos três meses. Também estou mais perto de terminar o item relacionado a séries.
Também não conta como avanço, mas depois que comprei um livro de receitas para fazer com crianças e forminhas de biscoitos coloridas estou me programando para fazer biscoitos. O problema é que tenho ficado muito cansada para encarar esta tarefa. Depois de fazer uma primeira vez creio ser mais fácil repetir. Agora que tenho todos os ingredientes em casa está bem provável.
Fico chateada de comparar a forma como reduzi a importância das ações. Nos primeiros balanços conseguia contar sobre os itens que concluí e sobre os novos desafios que estava me propondo ao iniciar um item. De um tempo pra cá vinha comentando os pequenos avanços nos itens que estão iniciados. Agora começo a comentar sobre os itens que pretendo iniciar. É um pouco de enrolação para formar conteúdo. Preciso listar todos os itens que estão concluídos e não criei tópicos e voltar a atualizar.

Balanço do Projeto de Organização Pessoal
Décimo Terceiro Mês
itens concluídos: 15
itens em andamento: 36
itens pendentes: 55
itens cancelados: 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.