quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

item 56: Fazer backup dos arquivos do trabalho

Eu sempre tive por filosofia confiar nos backups institucionais.
Considerando as fragilidades que podem acontecer e que acontecem, eu sempre deixei os arquivos mais importantes nos diretórios comuns que poderiam ser acessados com senha de qualquer computador.
Apesar da insegurança de ouvir inúmeras vezes: "Você confia nos Backups de rede?" eu nunca havia feito backup dos arquivos do trabalho. Também por que, eu entendo que a propriedade daqueles arquivos não é minha.
Antes que me perguntem, eu não tenho nada comigo.
O fato é que a maioria faz as suas cópias de segurança mas eu não.
É que a minha visão de armazenamento de informações é bastante clean. Quer dizer, a gente acaba gerando um certo lixo, mas na medida do possível, tento deixar tudo de fácil acesso.
Eu coloquei isso como um item da lista porque estava pensando em ter a informação de forma fácil para ser capaz de trabalhar em outros itens tipo: preparar um histórico descritivo dos processo de revisão que trabalhei, bem como para poder fazer a medição e o mapeamento de processos que será tão necessário em breve.
Diante da incerteza da mudança de prédio, os computadores seriam transportados e instalados durante um fim de semana, fiquei receosa de que houvesse algum acidente e a memória ficasse comprometida. Pedi para que toda a equipe verificasse a possibilidade de deixar uma cópia na rede e depois fizesse uma cópia em disco. Na verdade, nem a rede era seguro já que seria transferido o servidor.
E fiz o mesmo: organizei os arquivos que estavam duplicados, apaguei tudo aquilo que eu tinha certeza que seria inútil. Muita coisa pode ser encontrada na internet e não tem necessidade de manter uma cópia no computador. Só deixo os que o acesso é mais frequente para agilizar já que tantas vezes ficamos sem rede.
Depois fiz um backup das pastas e levei comigo no fim de semana. Depois de instalada no prédio novo e verificar que estava tudo como deveria, descartei a cópia.
Bom, eu tenho como acessar um backup com tudo que eu desenvolvi no trabalho e o item está concluído. Não creio que será necessário fazer isso com frequência. Daqui a alguns anos, muito provavelmente, mas espero não acabar deixando para a próxima mudança de prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.