quinta-feira, 4 de março de 2010

A Irmandade das Calças Viajantes

Confesso que esse nome me intrigava. Mas eu sempre pensava que já passei da idade de ler livros adolescentes. Então era pra continuar intrigada e nunca saberia como é. Então vi uma notícia de um filme baseado neste livro. Caí por terra. Era melhor ler de uma vez e tirar a dúvida.
Como toda viciada em livros, preciso me impor certos limites. E o limite que impus este ano, nem é bem um limite, é dar prioridade para os livros mais antigos. Daí não adianta ficar comprando livro e baixando livro porque esse entra na fila e vai demorar pra chegar a vez dele. Não adiantou muito como meio coibitivo, mas me sinto como se estivesse mais controlada. E esses livros entraram na lista 2010. Consequentemente, eram para eu só ler lá por 2013-14. (Considerando a ordem da lista e o ritmo de leitura aproximadamente). Mas quis o destino que caísse em minha mão numa hora que eu não tinha outras opções e comecei a ler. Imediatamente tive que trocar o lugar deles na fila. Era uma urgência. Sempre acabo abrindo exceções e continuações de sequencias de obras sempre entram como exceções.
Voltando à saga, comparando com outras obras adolescentes, é perceptível que não tem a pretensão de ser um livro para todos os públicos como crepúsculo tem e nem tem uma linguagem forçadamente adolescente a ponto de qualquer não adolescente se sentir imbecil por ler. A abordagem dos temas é sempre sutil, o que é bom. Mas agrega um pouco mais de informação do que parece.
Ficou meio profundo o comentário. Mas o fato é que me fez pensar se eu tinha esses dramas nesta idade e se eu teria sido capaz de absorver as informações, que vi hoje, com a idade de 15 anos, a idade das meninas no começo da história. Em alguns momentos as meninas demonstram mais maturidade do que é de se esperar, principalmente a contida Tibby e a centrada Lena, mas é hilário pensar na típica necessidade de atenção e o comportamento egocêntrico da Carmen e da falta de limite da Bee. Nada penetra entre elas, nem as desavenças entre as famílias. Recomendo como leitura de distração. Não tem um romance envolvente ou um mistério intrigante. Mas é um obra rápida e que te prende por algumas horas.

Editado em 24/07/2014:
Na verdade são dois filmes com atores conhecidos até, o primeiro eu assisti inteiro e é bem fiel ao livro, o segundo ainda não consegui assistir inteiro. Quando eu tiver a oportunidade de assistir em sequência atualizo novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.