sábado, 8 de maio de 2021

A Limpeza Digital em 2021

Já faz tempo que eu sei que preciso fazer uma boa limpeza digital. Mas ainda são tantos papéis que eu acumulei que essa parte nunca é prioridade.

Da lista que eu publiquei ano passado, a tarefa que eu mais consegui avançar foram os cancelamentos das listas de subscrição. E ainda faço alguns de vez em quando. 
Também tenho me esforçado em passar duas horas por semana só processando e apagando as mensagens de correio eletrônico que ficaram acumuladas. Estou bem longe de terminar, tem semanas que eu não faço, mas consegui reduzir um pouco.

A tarefa de organizar a biblioteca de ebooks é uma das atividades monstruosas que eu coloquei em metas bizarras para tentar concluir, e nunca me dedico o suficiente. Mas com as trocas de computador que precisei fazer em 2020, aproveitei para tirar muita coisa. Muitos eu preciso abrir e ler para ver em que condições está. Mas estou precisando gastar um tempo organizando. Tenho 3 tarefas pendentes relacionadas a isso, organizar a Lista de Espera, atualizar a pasta de Lidos e apagar arquivos repetidos.

Dos aplicativos que eu não uso, consegui apagar do celular e de um dos computadores quase tudo, falta só o do banco. Mas acredito que consigo fazer isso em 2021.

Demais tarefas eu estou atrasada sem tentar realizar. Espero que eu consiga me dedicar mais a elas conforme for terminando uma ou outra.

1. Eliminar a subscrição de newsletters
2. Eliminar emails de notificação de redes sociais
3. Implementar uma caixa de email "zero" - ou seja, apenas com novos emails ou emails que não foram processados
4. Limpar listas de contactos
5. Reduzir as contas de email
6. Reduzir as páginas que podem aparecer no meu feed do Facebook
7. Organizar os meus documentos digitais
8. Limpar a biblioteca de ebooks
9. Apagar aplicações não utilizadas
10. Eliminar perfis, registos em páginas que não utilizo
11. Criar 2 ou 3 passwords fortes (de acordo com o tipo de acesso) e uniformizá-las.
12. Apagar conversas (gifs, fotos, vídeos e etc...)
13. Organizar fotos, apagar fotos duplicadas, salvar num formato imprimível (com montagens).
14. Atualizar os CDs, DVDs de backups.
15. Fazer novo backup no HD externo.
16. Salvar as lembranças de forma a não serem levadas com bens materiais.

Estou repetindo a lista que fiz da outra vez (que eu peguei em um blog português), para ter a expressão do tamanho da lista. Tirei apenas a lista de Bloglovin porque este foi um cadastro que eu não fiz e já limpei aqui da lista de blogs. Mas teria que começar a pensar no backup das postagens do blog sim.

O que eu pretendo terminar em 2021 é a tarefa do e-mail (3) e pelo menos começar a das fotos (13). Vou continuar trabalhando na limpeza da biblioteca, acredito que vou conseguir reduzir alguns cadastros e, quem sabe, apagar as contas de e-mail que já não uso mais. Esta deveria ser um tarefa rápida que eu nunca gasto um tempo fazendo. Enfim, as listas de ajudam a não procrastinar, mas até as listas têm que diminuir para a vida ficar mais leve. Que este ano eu consiga fazer melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.