quinta-feira, 13 de maio de 2021

Resumo da Décima Sexta Semana 2021

 Da minha meta para abril gostaria de terminar pelo menos mais dois livros, mas também quero ler mais dos meus livros. E aproveitei o momento para isso mesmo e me dividi nos dois objetivos. Infelizmente uma das leituras não está rendendo, então não foi muito o que eu consegui terminar entre 16 e 22 de abril.

O Garoto do Cachecol Vermelho. Vi este livro numa live de divulgação da editora e fiquei encantada com a capa. São dois livros, aparentemente fáceis de ler, de uma autora brasileira, como tantos livros que eu leio. E gostei. Daniel é o garoto do Cachecol Vermelho e Mel é quase a vilã da história de tanto que ela é egoísta. Ela tem toda uma problemática com a mãe que trabalha demais para dar tudo para ela menos o que ela mais precisa. Mas a convivência de Mel e Dani é muito positiva para ambos. Terminei de ler dia 16 de abril e avaliei com 3 estrelas.

A Garota das Sapatilhas Brancas. Era pra ser uma continuação ou outro ponto de vista para o Garoto do Cachecol Vermelho, mas não é só outro ponto de vista, tem também capítulos extras e depois do que termina a história anterior. Eu gostei, mas é diferente do que eu imaginava. E é diferente ler uma história que você já sabe o que vai acontecer e encaixar os capítulos na linha do tempo que já foi traçada. Foi uma leitura rápida. Terminei no dia 19 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Não foram muitas leituras, mas como disse antes, fiquei travada com a leitura de Crime e Castigo que não está rendendo. Eu pretendo terminar, mas estou tentando ler outras coisas para a leitura render melhor. E ainda tenho muita coisa para fazer concorrendo com as leituras porque não quero exagerar como foi em fevereiro e ficar só em função de ler. 

terça-feira, 11 de maio de 2021

A Ordem na Casa 2021 - Parte 4

De forma geral, eu diria que dei outra empacada. Avancei um pouquinho aqui ou ali e só. A prioridades tem sido esvaziar a mesa, então não me esforcei muito em mais nada.

Mesa da Sala. No ponto que estou, para tirar coisas da mesa preciso de espaço na estante. Então estou tentando ler mais os livros que pretendo colocar para troca e trocar de lugar os livros para abrir espaço para o que está na mesa. Mas não consegui avançar o suficiente. E preciso dividir espaço para reduzir as revistas. Apesar disso, estou satisfeita com a quantidade de livros que tirei em doação e trocas.
E os livros de colorir também são importantes para tirar mais pilhas de papéis. E conseguimos tirar uma pilha pequena de papéis e avançamos em mais dois livros que eu espero poder tirar da mesa este ano.

Balcão da Cozinha. Estou empolgando em fazer mingau e outras comidas batidas. Mas não foi suficiente para terminar nada. Fiz chá algumas vezes.
Dos temperos, ainda não terminei mas estou perto com o ajinomoto e o vinagre balsâmico.
Na páscoa as meninas ganharam bastante chocolate, mas conseguimos controlar a quantidade consumida no dia a dia e eles duraram pouco sobre a bancada. E até os doces eu consegui diminuir.
Mas eis que apareceram baratas em casa e para exterminá-las esvaziamos todos os armários da cozinha. E nessa saíram alguns potes de armazenamento, um saleiro e uma garrafa plástica. Ainda nessa levada tirei mais dois copos com válvula e uma vasilha de alimentação para bebês, em busca de receptadores de itens usados.
Parece bobagem, mas discutimos a substituição de uma frigideira que estava quebrando e mais uns utensílios de cozinhar e servir. Depois de uma semana pensando achamos um deles em promoção e compramos. Quando fomos lavar para substituir os velhos, o cabo da frigideira a ser substituída se soltou. Foi o momento perfeito. E foi para o lixo a frigideira quebrada e mas 10 talheres para cozinhar. E entraram duas frigideiras novas e 5 talheres. Ainda tenho coisas que não uso, mas estas que descartei estavam muito gastos ou tentei usar muitas vezes e não gostei. Gostaria de conseguir tirar mais coisas, mas pelo menos na arrumação da gaveta foi uma vitória.

Escritório. Recebi outra sacola de roupas e não estou avançando muito nas sacolas. E também tirei bastante coisa do armário das meninas. Mas avancei com os uniformes que chegaram e estou quase terminando. 
Dos papéis consegui usar algumas embalagens de presentes, cartões e fitas. Fui procurar as bexigas que recebi e um dos pacotes as bexigas estavam completamente meladas e rasgaram. Além das que enchi e usamos, mais um pacote com mais da metade foi descartado sem conseguir usar porque estragou. Não fiquem comprando coisas demais sem precisar que vai perder sem usar.
Descartei uma massinha que ressecou, dei para uma sobrinha uma tela e uma caixinha de tinta guache.

Estou desistindo de me dedicar às roupas para poder terminar antes com os papéis da mesa da sala. E estou passando bastante tempo lendo ou fazendo as atividades de colorir com as meninas. Mas espero conseguir terminar durante este ano para poder retomar as outras frentes (e voltar para as minhas roupas e os brinquedos, por exemplo).

sábado, 8 de maio de 2021

A Limpeza Digital em 2021

Já faz tempo que eu sei que preciso fazer uma boa limpeza digital. Mas ainda são tantos papéis que eu acumulei que essa parte nunca é prioridade.

Da lista que eu publiquei ano passado, a tarefa que eu mais consegui avançar foram os cancelamentos das listas de subscrição. E ainda faço alguns de vez em quando. 
Também tenho me esforçado em passar duas horas por semana só processando e apagando as mensagens de correio eletrônico que ficaram acumuladas. Estou bem longe de terminar, tem semanas que eu não faço, mas consegui reduzir um pouco.

A tarefa de organizar a biblioteca de ebooks é uma das atividades monstruosas que eu coloquei em metas bizarras para tentar concluir, e nunca me dedico o suficiente. Mas com as trocas de computador que precisei fazer em 2020, aproveitei para tirar muita coisa. Muitos eu preciso abrir e ler para ver em que condições está. Mas estou precisando gastar um tempo organizando. Tenho 3 tarefas pendentes relacionadas a isso, organizar a Lista de Espera, atualizar a pasta de Lidos e apagar arquivos repetidos.

Dos aplicativos que eu não uso, consegui apagar do celular e de um dos computadores quase tudo, falta só o do banco. Mas acredito que consigo fazer isso em 2021.

Demais tarefas eu estou atrasada sem tentar realizar. Espero que eu consiga me dedicar mais a elas conforme for terminando uma ou outra.

1. Eliminar a subscrição de newsletters
2. Eliminar emails de notificação de redes sociais
3. Implementar uma caixa de email "zero" - ou seja, apenas com novos emails ou emails que não foram processados
4. Limpar listas de contactos
5. Reduzir as contas de email
6. Reduzir as páginas que podem aparecer no meu feed do Facebook
7. Organizar os meus documentos digitais
8. Limpar a biblioteca de ebooks
9. Apagar aplicações não utilizadas
10. Eliminar perfis, registos em páginas que não utilizo
11. Criar 2 ou 3 passwords fortes (de acordo com o tipo de acesso) e uniformizá-las.
12. Apagar conversas (gifs, fotos, vídeos e etc...)
13. Organizar fotos, apagar fotos duplicadas, salvar num formato imprimível (com montagens).
14. Atualizar os CDs, DVDs de backups.
15. Fazer novo backup no HD externo.
16. Salvar as lembranças de forma a não serem levadas com bens materiais.

Estou repetindo a lista que fiz da outra vez (que eu peguei em um blog português), para ter a expressão do tamanho da lista. Tirei apenas a lista de Bloglovin porque este foi um cadastro que eu não fiz e já limpei aqui da lista de blogs. Mas teria que começar a pensar no backup das postagens do blog sim.

O que eu pretendo terminar em 2021 é a tarefa do e-mail (3) e pelo menos começar a das fotos (13). Vou continuar trabalhando na limpeza da biblioteca, acredito que vou conseguir reduzir alguns cadastros e, quem sabe, apagar as contas de e-mail que já não uso mais. Esta deveria ser um tarefa rápida que eu nunca gasto um tempo fazendo. Enfim, as listas de ajudam a não procrastinar, mas até as listas têm que diminuir para a vida ficar mais leve. Que este ano eu consiga fazer melhor.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Balanço Mensal - Abril

 

Leituras de Abril



Lidos 1811; Quero Ler 503; Tenho 505; Meta 97.
A quantidade foi a mesma do mês passado, o que não foi nem tão bom nem tão ruim. 
A meta era ousada, mas consegui terminar com uma das duas leituras da lista de espera e consegui terminar uma das séries que estavam iniciadas. De quebra também terminei outra série que vinha lendo desde o ano passado.
Das edições kindle, em um fim de semana offline consegui ler um conto e um livro. 
Dos meus livros, animei com as leituras que tinha em andamento e terminei bastante coisa, foram 4 livros.

Andamento das Metas

1) Ler 100 livros. 52/100
2) Trocar 20 livros. 12/20
3) Terminar 5 séries da lista. 3/5
4) Diminuir 50 livros da Lista de Espera. 8/50
5) Chegar a 50% lido entre tenho. 148/505 = 29%
6)  Atualizar metas dos anos anteriores até concluir todas elas. 45/65

Avancei como sempre nas metas 1 e 2. A meta 3 eu esperava ter avançado mais. Avancei um pouquinho na 4, mas preciso me esforçar mais.
A meta 5 piorou um pouco porque doei vários livros e realizei algumas trocas. E a meta 6 não se alterou.

Lista de Próximas Leituras

Das leituras pendentes da TBR continuo atrasada nos volumes anteriores e ainda não cheguei no volume 4: O Príncipe das Trevas. Mas achei que era o momento de fazer mais um sorteio que, se não fosse livro de série eu poderia ler entre um e outro volume. O sorteado da vez foi A Revolta do Atlas, que também são 2 livros. Agora meu foco foi para a lista de espera principal que achei 3 livros repetidos e acrescentei como próximas leituras.

1. Constituições Federais 3/8
2. Tecnologia Mecânica v. 03
3.  A Claridade Lá Fora
4. Nietzche no Paraguai
5. Crime e Castigo 47%
6. Sepulcro
7. Crepúsculo da Águia 2%
8. Easy
9. Soul Love
10. Precisamos Falar sobre o Kevin
11. O Coração do Leão

Entradas e Saídas


Saídas:
 Este foi um mês de leitura de livros meus, então só li e apaguei 2 livros. Enviei 3 livros para trocas e doei 5 livros (uhuuuu)!

Entradas:
 Fomos na banca uma vez mas compramos apenas quadrinhos, 2 revistas (não fotografei). Acabei comprando 2 livros que estavam na lista de desejados (não chegou ainda). Apesar de estar com várias solicitações de trocas pendentes de envio, recebi 4 livros, sendo 3 deles infanto-juvenis. Também recebemos de volta 6 livros que estavam emprestados (e eu já tinha esquecido...). Baixei 4 livros dos quais um eu já li e os outros 3 eu pretendo ler no próximo mês.



Essa segurada nas compras não foi suficiente para conter o tamanho das minhas pilhas porque continuo fazendo trocas. Também estou me esforçando em diminuir os arquivos e apagar as pastas mais antigas, mas meio que travei em Crime e Castigo e li muito pouco desde então. A pilha de livros ainda está com 21 livros e a pasta está com 45 arquivos. Estou com metas menos ambiciosas nos próximos meses, então espero conseguir focar nestas pilhas.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Resumo da Décima Quinta Semana 2021

Continuo lendo pouco, mas foram boas leituras. E estava mesmo precisando focar em outras leituras desde então para chegar nas metas do mês. E entre 9 e 15 de abril, consegui ler alguns livros meus.

Um Desafio para Cross. Quando James Patterson começou a fazer vários lançamentos de séries novas procurei alguns livros antigos dele para ler e encontrei estes do investigador Cross. Nesse livro, mostra dois momentos da carreira do policial, ainda nos primeiros anos de profissão com a esposa grávida e dois filhos pequenos, mas a esposa é assassinada e o crime pode ter relação com os casos que está investigando. O segundo momento já é anos depois com Cross saindo da força policial e ainda assombrado pelo crime não resolvido do assassinato da sua esposa. Não me surpreendeu, não é instigante como os livros do Sidney Sheldon, mas foi um bom passatempo. Terminei de ler em 11 de abril e avaliei com 3 estrelas.

Caçador de Fantasmas (Crônicas das Trevas Antigas #6). Enfim o último livro das Crônicas das Trevas Antigas e Torak tem a chance de acabar com a Maga Bufo-Real que se esconde na Montanha dos Fantasmas e trás o frio e tempestades para os clãs da floresta um pouco antes da hora. Ela também coloca os clãs em guerra uns com os outros. E o poder da ilusão confunde Torak com as lembranças de seu pai e outras pessoas queridas. Até Lobo e os filhotes são ameaçados e todas as profecias vão contra Torak. Mas o final da série é bem condizente. Umas das melhores séries que li nos últimos anos. Terminei de ler em 13 de abril e avaliei com 4 estrelas.

Continuo com muitos livros na meta esperando para serem lidos, mas feliz com o que estou conseguindo avançar. Por enquanto estou indo muito bem e os próximos meses terei as opções mais em aberto. E o bom foi ter terminado outra série. A partir de agora ficarei mais presa em livros grandes e não sei se conseguirei terminar algo para fazer resumo de leitura. Até agora estou indo bem.

domingo, 2 de maio de 2021

As Metas de Abril

Não tem sido fácil diminuir esta lista. Continuo com 14 metas listadas e realizei 3. Desta vez avancei um pouco mais em algumas metas, mas ainda não estou satisfeita com o resultado.

Organização
Estou longe de ter domado todas as pilhas de roupas, mas conforme a reforma muda de cômodo eu passo a dar atenção a um projeto diferente. E neste mês foi a vez das roupas. Tirei uma pilha de roupas para doação e terminei de costurar uma sacola de uniformes.
A pilha da mesa está diminuindo lentamente. Consegui tirar algumas folhas de desenho e alguns livros. E voltei a fazer algumas trocas que me fizeram trocar livros de lugar e liberar espaço para livros infantis em mais uma prateleira. Por outro lado também recebi algumas trocas e a devolução de livros que estavam emprestados.
Dos meus papéis, gastei mais um tempo pondo em ordem a minha papelada. Consegui tirar dois livros da pilha e mais uma apostila. Separei papéis de embrulho e outros artigos para festa que ajudou a desentulhar mais um pouco dos materiais que tenho guardado no escritório. 

Leituras
Não consegui cumprir as minhas metas de leituras e não avancei com as revistas. Mas consegui ler e organizar alguns arquivos do kindle.
Como todas são metas bizarras de tão grandes, acabo não terminando nenhuma. Mas terminar com as revistas parece mais rápido do que terminar com as apostilas, os livros do kindle ou as minhas pilhas de leituras. Então tentarei manter uma revista por mês mesmo que só termine no ano que vem.

Produtos
Ainda estou precisando me esforçar com as amostras mas consegui terminar mais de duas. No calor é difícil usar muitos produtos, que logo me sinto melada. Então usei só a amostra de shampoo e uma de creme para o corpo. Mas estou feliz com o meu avanço, tanto que comecei a usar o shampoo que eu tinha de reserva e é o único em estoque. Agora vou acabar com as amostras de condicionador e continuar com as de creme para o corpo.
Andei comprando alguns produtos para experimentar e estou evitando acumular por muito tempo por conta de baratas. Infelizmente não acabei com nada do que pretendia, mas terminei com o leite condensado. 
E dos produtos de escritório, terminei com um toquinho de borracha. Tem um corretivo quase acabando e um grifa-texto.

Receitas
A receita da vez foram os docinhos de festa. Eu queria ter feito mais, mas o que eu posso fazer quando tenho tempo livre é terminar com uma das minhas listas. E não tenho uma lista de receitas para terminar por enquanto. 
E uma coisa que cabe mencionar, é que não tem sido fácil cozinhar o que dá vontade, ou seguir um cardápio. Em geral, não temos falta de produtos, ou supermercados desabastecidos. Mas a quantidade e a variedade de produtos e de marcas diminuiu. Então tenho que adaptar e mudar de planos, muitas vezes, para fazer as refeições em casa e as crianças felizes. Por isso, volto a ter estoque de alguns produtos e tenho dificuldade de gastar os ingredientes que tenho em casa.

Outros
Dos livros de atividades, terminou mais um este mês, um de Tabuada. Mas estou tendo menos livros em andamento ao mesmo tempo para tentar terminar o que tem e começar ou retomar os outros. A prioridade são os que estão iniciados e os que estão por cima da mesa. E com isso retomamos mais um que estava esquecido das Princesas com Caligrafia. 
E eu ainda preciso abrir espaço para os livros da mais nova.
Não tenho conseguido assistir filmes, mas consegui um bom avanço nos vídeos que eu vinha assistindo e terminei mais um canal. No último dia assistimos uma animação: Os Mitchell e a Revolta das Máquinas.
Mais algum avanço nas apostilas. Elas não cabem no espaço que tenho no meu cantinho e a pilha sobre a mesa está me deixando com dor nas costas. Então, estou dando prioridade para terminar com ela. Mas é um trabalho monstruoso e não estou nem perto de ficar satisfeita. Espero que neste ano eu tenha avanço suficiente para tirar este item da lista. 

Continuo tendo um pequeno avanço nas leituras e nos produtos e nas demais, apenas avanço nas metas longas. Não vejo a hora de terminar com uma delas e poder me dedicar às outras metas. Só assim esta lista será mais realista. É um longo caminho. Quando vejo o que eu já consegui não me dou conta do tempo que gastei com cada uma delas.