sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Os Livros que eu Dei/Troquei 2019 - Parte 2

Com a meta atingida e mais de 7 meses pela frente, qualquer avanço seria lucro. Mas estou firme no meu propósito e este ano eu queria me dedicar mais para conseguir as trocas. E pelo menos duas ocorreram por conta da troca de mensagens e da resposta rápida. Coisa que não me descuidei mais.
Aproveitando os vazios que as trocas vinham fazendo, comecei a liberar espaço de uma prateleira minha para os livros das crianças. E nunca são só livros, muitas vezes tem também brinquedos e atividades.
Ainda em maio, voltei a receber uma solicitação por A Caminho da Luz. Eu já havia resolvido me desfazer dos livros espíritas que eu tenho e manter apenas as obras básicas. Por enquanto ainda tenho um que não li e outros 2 que eu gostaria de ler, mas não tenho. Este foi o primeiro que enviei como troca, mas os demais, assim que eu terminar de ler devo levar para doação no Centro.
Tentei atualizar a descrição de alguns livros para facilitar a troca, mas enquanto eu olhava o que estava listado, resolvi acrescentar alguns quadrinhos que não pretendo manter e a leitura é rápida. Em algumas horas já tinha 2 solicitações por Curvas Perigosas 1 e 2. Lendo rapidamente antes de enviar me dei conta que o humor é efêmero. Eu sou velha o suficiente para entender a graça, mas eu duvido que alguém 10 anos mais novo entenda. E então, não vou aproveitar em ler de novo daqui a dez anos.
E em seguida, ainda em maio, recebi mais duas solicitações para outras 2 HQs que eu tinha e não pretendia manter. Quando abri para ler, percebi que sequer tinha vontade de ler. Então enviei Sinal e Ruído e A Trágica Comédia ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch. Eu comprei como uma coleção de Neil Gaiman mas eu estava de olho nos outros livros e estas HQs não me interessaram o suficiente.
Maio foi um mês infinito. Depois desses todos, ainda recebi uma solicitação pelo livro Um Lugar para Todos, outro livro excelente e triste da Thrity Umrigar. Este eu já li e emprestei para outras 4 pessoas, mas o livro está ótimo e estou certa que não leria de novo. É uma história de um casamento, e como os moradores de um prédio vão lembrando de suas histórias, como chegaram onde estão, morando com aquela vizinhança e como a vida deles está mudando com os filhos grandes e se casando.
Ainda continuei tentando ler mais livros meus e atualizar a descrição para facilitar as trocas.
Em junho e julho não recebi nenhuma solicitação. Em agosto consegui enviar Princesa Sultana. Foi um livro que eu ganhei, não pensava em trocar, mas depois que eu li, percebi que me desinteressei do assunto e não iria ler de novo. E depois disso preferi pausar a estante até reorganizar a minha logística antes de voltar a enviar livros.
Em julho fiz duas solicitações por livros de 2 créditos, então é como se eu tivesse me desfeito de 2 livros. E também em julho, um dos livros que estava numa pilha de talvez, foi para a biblioteca da escola. Nada muito significativo perto do volume de livros que entram todo mês em casa, mas foi uma pequena redução.
Ainda em agosto usei um crédito para solicitar um livro para dar para outra criança. E o livro estava como novo, funcionou muito bem. Depois que a mais velha leu, levou para a escola. 
Animada com o avanço resolvi tirar alguns livros que eu não tenho conseguido trocar e doei para o bazar da escola. Cerca de 10 livros.
Em seguida tirei uma pilha de livros infantis que já foram lidos algumas vezes e não convém guardar para a mais nova. Alguns foram lembranças de aniversário e outros foram para doação. No total foi um pouco menos, foram 6. 

Para as minhas metas de leitura, acho que fui bem, mas comento melhor no balanço de leitura.
Esta meta de trocas eu fiquei surpresa de atingir tão rápido. Somando o ano todo foram 20 trocas, praticamente o dobro da minha meta. E isso porque deixei a estante pausada em quase todo o segundo semestre. O meu total de livros na estante não baixou tanto assim porque acabei solicitando alguns livros. Continuo tentando reduzir para 450.
E enfim, precisei fazer algumas doações de livros já que sempre que realizo uma troca, recebo um novo livro que ainda não li em substituição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.