sexta-feira, 26 de julho de 2019

Experiência de Leituras: "Roteiros Semelhantes"

Você já começou a ler um livro e ficou procurando qual outra leitura era parecida? Isso me acontece com uma frequência razoável, principalmente quando é alguma obra que eu pretendo analisar. Mas isso não é importante. Geralmente, até chegar no final eu já tenho certeza do que é semelhante e o que é diferente. Algumas vezes é só o estilo da escrita. Em outras é o mesmo roteiro. Eu gosto muito quando eu começo a ler um livro com um estilo de escrita diferente. É estimulante.
Uma leitura que eu fiz e que achei com um estilo próprio e marcante foi "Ensaio sobre a Cegueira". E qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler "A Peste", que é um livro publicado quase 50 anos antes mas que tem um roteiro muito parecido apesar de nunca ter sido avaliado como tendo um estilo semelhante.
Talvez seja apenas coisa da minha cabeça, mas quanto mais avanço na leitura de A Peste, mais volto a lembrar de Ensaio sobre a Cegueira. Todo o processo de começar uma epidemia nova, a avaliação de um médico especialista em Ensaio sobre a Cegueira; me faz pensar no doutor Rieux de A Peste que começa a ver como a Peste de dissemina e as autoridades são obrigadas a se envolver. De resto, não há nenhuma conexão exata entre as obras, mas a mim pareceu que uma parece com a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.