sexta-feira, 6 de julho de 2018

Otimizando o Serviço

Foi muito difícil o período em que estivemos tentando engravidar e sei que muita gente passa por isso. Mas me pego pensando no que pode ser determinante para uma gravidez. Não é fruto do amor, ou não seria possível engravidar num estupro. Não é fruto de saciedade por que muitas mulheres têm filhos antes de descobrir o que é um orgasmo.
Eu sempre falei que a gravidez é uma dádiva. Não tem como dizer de outra forma. Tantas pessoas descobrem muitos problemas clínicos e mesmo assim conseguem engravidar. Ao mesmo tempo outras não tem nenhum problema clínico e mesmo assim não acontece. 
Eu fiz tudo o que precisava ser feito e deveria esperar a minha dádiva. Posso não ser merecedora se continuar seguindo nesta linha. Mas não é este o ponto. O ponto é que parece que não se trata simplesmente da compatibilidade genética, do perfeito funcionamento dos órgãos e do ato em si. Algumas vezes não acontece por que não é a hora de acontecer. 
Meu desejo não era insano. Já tínhamos uma filha e sabíamos que temos condições de criar mais uma criança. Ainda tenho uma idade que a fertilidade não está tão baixa. Então o que me impede de ter este bebê?
Esta resposta não está disponível. Pode ser qualquer coisa. Mas não é algo que esteja em ambiente controlado. Não é algo que dependa da minha vontade ou do meu esforço. Ainda que eu faça a minha parte ainda preciso da minha parcela de sorte ou fé. 
Ainda estou estruturando tudo o que eu me pus a fazer para me preparar. Ainda estou passando pela etapa de encerrar projetos para iniciar outros. Ainda estou com variações no sono que me fazem ter picos de energia e falta de sono.
Mas estou voltando para o tempo que eu tenho e o que eu consigo fazer. Pode ser que demore mas pode ser que seja já amanhã.
Eu não sou ninguém para ensinar como engravidar. Mas considerando o tanto de dúvidas que as pessoas têm quando eu toco no assunto, resolvi perder um tempinho relatando algumas informações. Nada é garantia de sucesso, já disse isso por aqui. A principal mensagem que eu queria deixar é: use os recursos disponíveis para otimizar o serviço e reduzir a frustração.
A primeira dica é: conheça o próprio corpo. A maioria das mulheres que converso diz que tem o ciclo irregular e por isso é impossível saber quando está nos dias férteis. Isso não é bem assim. Por mais vergonhoso que seja, tente anotar exatamente quando é o primeiro dia do ciclo em alguns meses e verifique o intervalo entre estes primeiros dias. Talvez demore muito mais de 3 meses para você identificar um padrão. O importante é ter noção se o ciclo é de 28 dias ou de 35. E pode ser qualquer intervalo entre. 
Depois disso é importante tentar perceber os sinais da ovulação. Não é o fim do mundo. Parece um pequeno corrimento, semelhante à menstruação, mas incolor. O cheiro é bastante peculiar. E ocorre geralmente na metade do ciclo. Os dias férteis ocorrem até 4 dias antes da ovulação. Então observe para reconhecer e se preparar.
Outro aspecto importante é não se cobrar. Quanto mais se conhecer, mais fácil é saber o que está acontecendo e tomar a melhor decisão. Eu resolvi ouvir aquele monte de conselho que as pessoas dão e acho que quando se está tentando, não custa nada arriscar estas dicas. Pode ser que não sirva, mas pode ser que aconteça. Pode não ser de primeira ou pode nunca acontecer. Mas ter a chance de receber a sua dádiva é maravilhoso.
Depois de toda esta tensão até conseguir engravidar, passei por outro tormento no fim da gestação. E voltei a refletir no que poderia estar errado, principalmente se eu estaria disposta a me sujeitar a tudo isso de novo. E a minha resposta têm sido não. Pode ser que um dia eu mude de ideia, mas por enquanto eu revejo todo o sofrimento e a tensão e penso que não quero passar por tudo isso mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.