terça-feira, 8 de maio de 2018

Item 90: Ler todos os disponíveis da Agatha Christie

Eu comecei a ler Agatha Christie, pela ordem, depois que vi no finado Happybatatinha. Mas como a minha filha chama Ágata, queria explorar mais as obras da Agatha Christie para dar uma referência a ela. Eu havia lido apenas A Testemunha Ocular do Crime, mas tinha muitas indicações. Conforme fui procurando os títulos, descobri que muitos têm mais de um título, a Agatha expandiu conto e republicou na forma de romance e também adaptou peças de teatro de seus contos. O que quis dizer é que nesta empreitada, li algumas histórias duas ou três vezes com pequenas variações ou não e sob títulos diferentes.
Apesar de ter o item por concluído, estou deixando alguns títulos para trás porque não achei edições brasileiras ou em língua portuguesa. Provavelmente o que eu não li não é completamente inédito. Tem uma lista que eu encontrei no Amazon para kindle com todas as obras da Agatha Christie, na ordem de publicação, associadas por personagens. Como são muitas as coletâneas de contos, inclusive lista os contos que estão em cada edição. Mas é um arquivo em inglês, e aqui volto a ter a dificuldade com os nomes que usaram para batizar as obras em português que variam muito entre editoras. No fim eu segui um pouco de uma lista, um pouco de outra, a lista do wikipedia e montei a minha própria lista.
Eu já havia lido A Testemunha Ocular do Crime em 2006, mas comecei a me dedicar a ler todos da Agatha a partir de 2010, com o Misterioso Caso de Styles. Depois, só em 2014 voltei a ler O Inimigo Secreto e então fui tentando ler pelo menos 1 por mês. Demorei um pouco para engrenar, lia 3 em um mês e depois demorava 3 meses para ler 1. Em 2014 li 9 livros da Agatha, em 2015 foram 27, em 2016 foram 20, em 2017 foram 26 e, então finalmente, em 2018 foram mais 16 para limpar a minha lista. O último volume não é de autoria da Agatha, foi Os Diários Secretos da Agatha Christie. E este livro faz uma "análise" de toda a obra da autora e sua leitura só faz sentido para quem de fato já leu toda a obra da autora. Mas esta leitura não foi difícil. O conjunto das obras da autora é enriquecedor.
Não foi fácil. Alguns livros enrosquei e não conseguia sair do lugar. Mas posso dizer que conheço um tanto razoável das obras da Agatha. Alguns livros são geniais e outros parecem ser mais do mesmo, mas não existe um padrão muito claro de enredo, tanto que eu dificilmente acertava o autor dos crimes. Confesso que os que eu mais gostei acabaram sendo os livros biográficos dela: Desenterrando o Passado e Autobiografia. Foram leituras que eu não queria parar.
Estou dando por concluído em 8 de maio que é a data que terminei de ler Os Diários Secretos de Agatha Christie. Ainda tenho a lista dos volumes que faltaram, mas já não espero ler. Se quiser conhecer outras pessoas que se aventuraram a ler toda a bibliografia da Agatha veja o blog da Tábata.
Também ressalvo que poderia ter terminado dentro do período do projeto, mas acabei não conseguindo focar em todas as leituras que pretendia. Apesar de ter terminado um item da lista com bastante atraso, ainda tenho outras metas de leituras pendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, sugestões e críticas são bem vindas desde que feitos com educação. Obrigada por deixar seu comentário.